As sondas Voyager 1 e 2 levam um disco de ouro para sua viagem as estrelas. Neste disco estão gravadas centenas de músicas, imagens da Terra e de seus seres vivos e documentos explicativos sobre a vida neste pálido ponto azul (
***). Eventuais alienígenas, tecnologicamente avançados, que encontrarem a sonda poderão ter um vislumbre da vida na Terra.
Porém daqui a 50000 anos os alienígenas da Terra serão nossos descendentes. SE seres humanos ainda existirem possivelmente a Humanidade será algo irreconhecível para nós do sec XXI o próprio planeta pode ser um lugar completamente diferente, um outro mundo.
Para garantir que a Humanidade futura tenha um vislumbre da nossa Humanidade surgiu o projeto KEO: um satélite será colocado em órbita, ainda este ano, por durante 50000 anos. Neste satélite existirão amostras de solo, ar, água e de sangue humano. Tb serão inseridos imagens, sons e uma "biblioteca" que explicará como é o nosso planeta atualmente e como vivem seus seres vivos incluindo a Humanidade.Tb serão colocadas informações sobre nossa órbita de modo que os terráqueos do futuro possam estimar a época em que o satélite foi lançado. Algo muito próximo do que foi feito com os discos das Voyagers.
Após 50000 anos o satélite reentrará a atmosfera e gases serão liberados de modo a criar uma mini aurora boreal para chamar a atenção para o evento e indicar, aos eventuais seres vivos inteligentes, onde o satélite e sua carga cairam.
Mas o mais interessante é que a KEO tb levará textos escritos por internautas que acessarem a página do site:-
http://www.keo.org/uk/pages/message.phpEles disponibilizam um espaço de 6000 caracteres para que os internautas escrevam sua mensagem para o futuro. Estes textos não passarão por nenhum tipo de censura ou filtragem e todo serão enviados.
Acho que é um projeto interessante e que vale a pena participar, mesmo que apenas pelo seu aspecto lúdico.
***- 118 fotos, 20 delas em cores
- Saudações em 55 idiomas
- "Os sons da Terra": 19 sons diferentes
- 27 melodias, desde música tradicional de todas as partes do mundo, passando por música clássica, até Johnny B. Goode de Chuck Berry.
Tudo organizado por Ann Druyan. Ann chamou a atenção de Sagan após este trabalho, não muito tempo depois estavam casados.
Mais em:
-
http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20070906-104445.incO livro
"Murmúrios da Terra", uma copilação de todos as informações, imagens e sons enviados nos discos da Voyager:
-
http://cdcc.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/voyager-25-anos/o-disco-voyager-09282002.ppt[ ]´s