Autor Tópico: Afinal de contas, o que foi o dilúvio?  (Lida 956 vezes)

Tarcísio

• Visitante
Afinal de contas, o que foi o dilúvio?
« Online: 05 de Fevereiro de 2008, 12:26:53 »
The story of a Great Flood sent by a deity or deities to destroy civilization as an act of divine retribution is a widespread theme among many cultural myths. Though it is best known by the Biblical story of Noah, it is also well known in other versions, such as stories of Matsya in the Hindu Puranas, Deucalion in Greek mythology and Utnapishtim in the Epic of Gilgamesh. A large percentage of the world's cultures past and present have stories of a "great flood" that devastated an earlier civilization, which has led to theories that they correspond to an actual (pre)historical event.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Deluge_%28mythology%29

A pergunta está feita, o que vocês acham da idéia de uma majestosa civilização anterior ter sido destruída por um dilúvio?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2008, 13:08:27 por Tarcísio »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: Afinal de contas, o que foi o dilúvio?
« Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 12:36:18 »
Uma civilização majestosa eu não diria, mas parece que houve uma enorme enchente entre o Tigre e o Eufrates, onde já havia assentamentos humanos, num período imediatamente pré-sumeriano.

E a história foi registrada e passada de geração em geração, sofrendo as naturais "adaptações" da imaginação humana.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2008, 12:46:41 »
É um tema recorrente.  Eu o vejo como uma variação da idéia da "Terra Prometida", da Cocagne, dos "planetas mais evoluídos".  Em sua base, é um motivo para não se desesperar e ser mais paciente: afinal de contas, se nem os grandes e maravilhosos antigos conseguiram sequer sobreviver, o que podemos nós pedir da existência?

Por uma outra perspectiva, é também uma lembrança do cuidado que se deve ter com as forças na natureza que não estão sob nosso controle e não se importam com nossos sonhos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 01:07:14 »
A maioria das grandes culturas se desenvolveram perto de rios, e estiveram portanto sujeitas a inundações.
Todas elas têm histórias de enchentes enormes (universais em suas escalas).

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 14:24:32 »
A maioria das grandes culturas se desenvolveram perto de rios, e estiveram portanto sujeitas a inundações.
Todas elas têm histórias de enchentes enormes (universais em suas escalas).
O dilúvio do Épico de Gilgamesh, adaptado depois para a Bíblia, foi umas dessas inundações localizadas.
A teoria mais recente é a de que seria resultado do transbordamento do Mediterrãneo por sobre as montanhas que o separam da Turquia há uns 7600 anos, devido ao derretimento do gelo com o final da última era do gelo.
O Mar Negro, até então um lago de água doce, tornou-se um mar de água salgada. Foram encontrados restos de comunidades que viviam às margens do antigo lago.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!