Autor Tópico: Escolas alemãs usam HQ para explicar Holocausto  (Lida 2282 vezes)

Suyndara

• Visitante
Escolas alemãs usam HQ para explicar Holocausto
« Online: 07 de Fevereiro de 2008, 15:53:07 »
Uma história em quadrinhos vai ser utilizada em escolas alemãs para explicar a história do Holocausto nazista a alunos entre 13 e 15 anos de idade.

O livro intitulado Die Suche ("A Busca", em tradução livre) explica o Holocausto contando a estória de uma menina judia que vive na Holanda na época da ocupação nazista.

Segundo o Centro Anne Frank de Berlim, que publicou o livro, esta seria uma maneira de interessar os jovens pelo assunto e educá-los usando a linguagem dos quadrinhos.

Thomas Heppener, diretor da instituição, diz que a história é contada de maneira séria e contém todos os dados e fatos importantes sobre o extermínio judeu pelos nazistas.

Ele deixou claro em uma entrevista com a imprensa alemã que "não banalizamos a história nem a contamos de maneira divertida".

Testes

O livro do ilustrador holandês Eric Heuvel explica como Adolf Hitler chegou ao poder e como o extermínio dos judeus foi levado adiante.

A história em quadrinhos mostra cenas da deportação para campos de concentração e o terror no campo de Auschwitz.

A Busca será testada em 20 classes de escolas berlinenses nos próximos seis meses. Se aprovada pelos professores, a obra será utilizada em toda a Alemanha.

O Centro Anne Frank, que se dedica a informar e manter viva a lembrança do Holocausto, também já está testando versões do livro em polonês e em húngaro.

O projeto é financiado em parte pelo governo alemão e pela Fundação Rothschild.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080206_hqholocaustomc.shtml

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Escolas alemãs usam HQ para explicar Holocausto
« Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 16:40:41 »
Nossa, a arte é toda chupinhada do Hergé!... ou será que é uma homenagem.. estranho é que não o mencionam na notícia.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 17:08:09 »
Nossa, a arte é toda chupinhada do Hergé!... ou será que é uma homenagem.. estranho é que não o mencionam na notícia.
Se não me engano esse estilo já é bem utilizado na Holanda, então não chega a ser uma homenagem.

O Danniel deve falar algo de esclarecedor sobre isso.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:34:38 »
HQ é uma grande idéia para divulgação histórica ( e não só História) , mas é claro quem tem que ter uma grande interação entre o roteirista e o desenhista.
Me lembra o Maus do Art Spiegelmann  que , se eu fosse professor de História , usava em sala para discutir não só o Holocausto mas o racismo em geral ( tem uma mostra no final do livro do preconceito do pai judeu e sobrevivente contra o negros).
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:39:36 »
Sempre pensei nisso também.

Quadrinhos podem ser uma ferramenta poderosa para despertar o interesse por História, que, no colégio, costuma ser uma matéria extremamente maçante. Principalmente nas séries iniciais.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 09:57:18 »

Quadrinhos podem ser uma ferramenta poderosa para despertar o interesse por História, que, no colégio, costuma ser uma matéria extremamente maçante. Principalmente nas séries iniciais.

Sem dúvida.

É uma boa forma de fazer com que os jovens se interessem pelo assunto (história decoreba e com professoras monstras ninguém merece :lol:)

O que me chamou mesmo a atenção é que muitos alemães negam o holcausto, tratar do tema com os jovens pode ajudar muito até na própria reestruturação deles como nação soberana :ok:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 09:57:34 »

Não só história, mas geografia, química, ceticismo, ateísmo...
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 23:01:07 »
Se não me engano esse estilo já é bem utilizado na Holanda, então não chega a ser uma homenagem.

O Danniel deve falar algo de esclarecedor sobre isso.

Na verdade não sei se tenho qualquer coisa muito esclarecedora não...

Acho que é um tipo de homenagem individual, desse desenhista em particular, que parece que adotou esse estilo de modo geral.

http://lambiek.net/artists/h/heuvel.htm

Não sei exatamente quão popular é o estilo. "Linha clara" descreve tanto o estilo do Tintin quanto o do Asterix. Mas fui ver agora e realmente há outros autores que tem um estilo que é xerox do Tintin

http://en.wikipedia.org/wiki/Ligne_claire

Um detalhe é que o Hergé mesmo não era o desenhista do Tintin, mas tinha uma equipe. Acho que ele só desenhou o primeiro e menos conhecido, "Tintin na Rússia" ou algo assim.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!