Autor Tópico: O Espírito do ateísmo - Mais um livro  (Lida 1452 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
O Espírito do ateísmo - Mais um livro
« Online: 07 de Fevereiro de 2008, 21:23:59 »
O Espírito do ateísmo - Mais um livro
Chegou mais um livro de ateísmo às livrarias:

RESENHA

Filósofo materialista, racionalista e humanista, André Comte-Sponville aborda questões decisivas neste livro. Pode-se viver sem religião? Deus existe? Os ateus estão condenados a viver sem espiritualidade? Essas e muitas outras importantes dúvidas são respondidas com clareza pelo filósofo, distante dos ressentimentos e dos ódios cristalizados por alguns.

DADOS DO PRODUTO

TÍTULO: O ESPIRITO DO ATEISMO
TÍTULO ORIGINAL: ESPIRIT DE L'ATHEISME, L'
ISBN: 9788560156665
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 13,5 x 20 | 192 págs.
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2007
COLEÇÃO: OBRAS DE COMTE-SPONVILLE
ANO EDIÇÃO: 2007
AUTOR: Andre Comte-Sponville
TRADUTOR: Eduardo Brandao
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Suyndara

• Visitante
Re: O Espírito do ateísmo - Mais um livro
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:02:48 »
Alguém já leu? É bom?

Gostei bastante do Tratado de Ateologia :)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:33:15 »
Alguém já leu? É bom?

As páginas que folheei do Tratado de Ateologia não me agradaram muito, em geral, já não gosto mais do estilo francês de escrever filosofia. Sam Harris e Dan Dennet são filósofos que escrevem muito mais claramente e seus raciocícios ficam explícitos.
Já nutri bastante simpatia por Comte-Spomville por sua maneira cativante de escrever, mas a ênfase retórica do seus texto me fez colocá-lo em segundo plano. Comprei o livro O Espírito do Ateísmo recentemente e ainda não li, mas mesmo assim tenho certeza que é uma leitura válida.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:56:05 »
Alguém já leu? É bom?

Eu sou fa do Comte-Sponville e ele tem colocado em discussao justamente a formaçao de uma etica ateista ou "espiritualidade " ateista , uma contraposiçao interessante aos que querem justuificar a religiao como fonte da moral e da etica.
O Onfray torce o nariz porque acha que isso uma recaida na moral crista ( se bem me lembro ele cita de passagem o Comte-Sponville de forma critica no Tratado sobre este tema).De qualquer maneira o Comte- Sponville e o oposto do dogmatico e as reflexoes dele sao sempre interessantes.

A proposito Pequeno Tratado das Grandes Virtudes ( em que ele aborda topicos de uma etica ateista) esta disponivel aqui http://www.pfilosofia.xpg.com.br/03_filosofia/03_03_ptgv/ptgv.htm
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!