Autor Tópico: Bebês bem nutridos, salários mais altos  (Lida 2597 vezes)

Suyndara

• Visitante
Bebês bem nutridos, salários mais altos
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 10:10:45 »
Cientistas dos EUA realizaram um estudo que mostra uma conexão entre a boa nutrição até os três anos com um melhor salário na idade adulta.

A pesquisa estudou a situação econômica e de trabalho de 1.500 pessoas entre 25 e 42 anos na Guatemala e comparou com informações de quando elas eram ainda bebês. O artigo foi publicado na revista de ciência The Lancet.

Os dados antigos foram fornecidos por um estudo realizado entre 1969 e 1977, quando foi analisado o efeito da ingestão de proteínas no desenvolvimento de crianças em quatro cidades do país. Em duas delas as crianças recebiam suplemento nutritivo e nas demais, um placebo.

Os pesquisadores estado-unidenses da Universidade de Emory, em Atlanta conseguiram obter dados financeiros de 60% das pessoas que haviam participado daquele estudo quando crianças.

O estudo divulgado hoje (1/2) indica que os homens que ingeriram o suplemento verdadeiro até os três anos tinham salários 46% maiores do que os do placebo.

Os pesquisadores inclusive perceberam que os homens que haviam consumido o suplemento nutritivo entre zero e dois anos ganhavam mais e trabalhavam menos.

Para que as estatísticas fossem mais precisas os pesquisadores consideraram múltiplos fatores como qualidade do ensino e localização das cidades, pois estes fatores poderiam influenciar o resultado do estudo.

Apenas homens

A melhor condição financeira não foi observada nas mulheres.

De acordo com John Hoddinott, coordenador do estudo, as razões poderiam estar na natureza do trabalho feminino, que normalmente trabalhavam na lavoura e em outros ofícios de baixa renda.

No futuro John pretende realizar mais estudos para descobrir a causa do desequilíbrio no resultado relativo a diferentes sexos.

Efeitos cerebrais

John esclarece que a boa nutrição não teria este efeito positivo devido ao crescimento físico, mas sim na melhoria do desempenho mental.

"A idade entre 0 e 3 anos é considerada como uma janela de ouro para os nutricionistas", disse John. "Nas crianças novas, a subnutrição tem efeitos sérios, pois pode retardar o crescimento e afetar o desenvolvimento do cérebro."

Ele e sua equipe entendem que a diferença na capacidade cognitiva daqueles melhor nutridos foi fundamental para os resultados.

Desenvolvimento econômico

Investir em nutrição infantil poderia ser muito compensador e favoreceria o desenvolvimento econômico de um país, entendem os cientistas.

Este estudo, segundo eles, seria o primeiro a ligar boa nutrição infantil à melhoria econômica já na vida adulta. "Os governos que estão interessados em reduzir a pobreza deveriam investir mais em nutrição antes do período escolar", afirma o cientista

Fonte: BBC Brasil

Oba! Meu filhote vai ser rico  :biglol:

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Re: Bebês bem nutridos, salários mais altos
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 11:34:54 »
Já vi alguns estudos interessantes também vinculando uma alimentação rica em omega-3 e QI.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 12:04:14 »
Já vi alguns estudos interessantes também vinculando uma alimentação rica em omega-3 e QI.

É bem provável sim.

Pelo que já li, o cérebro da criança continua se formando até os 7 anos de idade. Uma boa alimentação deve ser crucial nesse período então :wink:

Eu comi brócolis a gestação inteira, só por causa do ácido fólico :P

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:06:44 »
não basta dar papinha, tem de dar complexos vitamínicos também?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:11:56 »
Tem um tempo que eu vi naquele Jornal Hoje da Globo que a maioria das mães faziam da maneira errada a papinha das crianças e isso causava um déficit no nível de vitaminas das crianças.

Edit: Essa é a matéria Papinhas podem deixar bebês anêmicos
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2008, 16:14:04 por Danieli »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 18:17:24 »

Isto.

É bom tomar cálcio e sulfato ferroso, além de ácido fólico e vitaminas do complexo B (geralmente é um vidrão de vitamina só, e nem é caro).

Mas só os leguminhos da papinha não resolvem mesmo não.

Danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 20:56:46 »
Então pra que serve aqueles Sadol e Biotônico Fontoura? Só eu tomava aquilo? :umm:

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #7 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:20:07 »
 :P Espero que minha mãe tenha me alimentado direitinho. :P

Danieli

• Visitante
« Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:27:56 »
Agora que eu lembrei sempre fui anêmica e sempre vou ser :|
Tenho talassemia e não tem cura
Estou destinada a ter salário baixo :chorando:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:44:33 »
Agora que eu lembrei sempre fui anêmica e sempre vou ser :|
Tenho talassemia e não tem cura
Estou destinada a ter salário baixo :chorando:

Você também tem? :o
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Danieli

• Visitante
« Resposta #10 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 21:55:55 »

Talassemia Beta Minor e você?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:01:16 »

Também... você é decendente de alemães ou italianos?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Danieli

• Visitante
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:07:04 »

Descedência italiana, tenho uma tia-avó que tem Talassemia Beta Major, ela precisa fazer umas hemodiálises e é branquinha que nem leite. :|

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:15:05 »

Descedência italiana, tenho uma tia-avó que tem Talassemia Beta Major, ela precisa fazer umas hemodiálises e é branquinha que nem leite. :|
Devo ter sido trocada na maternidade...  :|

Danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:20:41 »
Conheço gente de descendência portuguesa que também tem talassemia, pelo que me parece pode ser oriunda de várias gerações, sem contar que você não me parece de uma linhagem muito distante da européia.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:23:47 »
Conheço gente de descendência portuguesa que também tem talassemia, pelo que me parece pode ser oriunda de várias gerações, sem contar que você não me parece de uma linhagem muito distante da européia.
Sou descendente de alemães, também tem poloneses... mas nunca de nenhuma parte (pai ou mãe) italianos... não sei quanto a decendencia portuguesa... já que essa é uma doença própria daquela parte do mar mediterraneo...sei lá...desisti de entender de onde veio...

Danieli

• Visitante
« Resposta #16 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 22:34:34 »
Sou descendente de alemães, também tem poloneses... mas nunca de nenhuma parte (pai ou mãe) italianos... não sei quanto a decendencia portuguesa... já que essa é uma doença própria daquela parte do mar mediterraneo...sei lá...desisti de entender de onde veio...

É desiste mesmo... :consolo:

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 07:32:51 »

Isto.

É bom tomar cálcio e sulfato ferroso, além de ácido fólico e vitaminas do complexo B (geralmente é um vidrão de vitamina só, e nem é caro).

eu não vou lembrar disso quando tiver um filho! e se ele ficar subnutrido?
você foi em nutricionista?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Suyndara

• Visitante
« Resposta #18 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:36:28 »

Isto.

eu não vou lembrar disso quando tiver um filho! e se ele ficar subnutrido?
você foi em nutricionista?

O pediatra mesmo passa :wink:

Mas eu tenho muitas amigas nutricionistas e isso ajudou.

O melhor mesmo é que a criança mame no peito até 1 ano e 6 meses pelo menos, mas vc tem que complementar com papinhas, sucos, danoninho, etc. E as vitaminhas, claro.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:37:25 »
Então pra que serve aqueles Sadol e Biotônico Fontoura? Só eu tomava aquilo? :umm:

Abre o apetite. E tem ferro também, não? Minha mãe colocava "sucupira" ainda por cima, pra gente não gripar. hehe

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:38:02 »
eu mamei até os dois ou três :)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #21 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:38:17 »

Mas é controlável, ainda bem :)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:39:12 »
eu mamei até os dois ou três :)

Eu tive que fazer uma cirurgia, e desmamei o filhote com 1 ano e 8 meses. Mas acho que já valeu :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #23 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:40:30 »
Estou aqui pensando...

Será que existe diferenças de QI entre pobres urbanos e rurais?  :hein:

Pq a dieta alimentar das crianças é bem diferente...Me lembro que minha mãe nos dava vitamina, mas comida mesmo era só arroz com feijão  :vergonha:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 09 de Fevereiro de 2008, 11:48:33 »
Em alguns animais dieta pode causar até albinismo fenotípico, pelo que sei.  Não me surpreenderia nada que haja diferenças de QI por esse motivo.

Mas em ambientes urbanos e rurais há tantas outras diferenças, inclusive na frequência e variedade de estímulos cognitivos durante a formação das crianças, que só posso imaginar que haja outros fatores mais significativos atuando.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!