Autor Tópico: Idosos longe de depressão - fé pode ser uma aliada da medicina  (Lida 679 vezes)

Danieli

• Visitante
Idosos longe de depressão - fé pode ser uma aliada da medicina
« Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:20:33 »
A fé pode ser uma aliada da medicina. Uma pesquisa feita pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, mostrou que a religiosidade ajuda a melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Seu Luiz, 73 anos, e Dona Esther, 76, se conheceram em uma casa de repouso. Há um ano e meio, se casaram. Pra eles, a idade nunca fez a vida perder o sentido. "Eu não sei o que é ficar depressiva, então, pra mim, eu tenho uma vida boa, graças a Deus”, disse Esther Goldenswaig.

Dizem que a religião ajuda. Uma pesquisa com 500 idosos em São Paulo constatou que 33% deles estão com depressão e 67% não são depressivos - entre eles, a grande maioria tem alguma religião.

Segundo os médicos que fizeram a pesquisa, o mais importante não é freqüentar cultos ou missas. Pode ser que a pessoa, simplesmente, faça suas orações em casa mesmo. É a crença de cada um, a elevação do pensamento, que ajuda na qualidade de vida dos idosos.

"Estas pessoas que têm esse grau de religiosidade, aparentemente, elas têm não só o fator protetor pra depressão, isso causa um bem estar a elas, isso causa conforto, e também faz com que elas tenham uma adesão melhor a prescrição médica, uma evolução melhor das doenças, um controle melhor das doenças crônicas”, afirmou o médico geriatra Fábio Nasri, coordenador da pesquisa.

Fonte: Jornal Hoje

Eu ainda fico espantada como eles conseguem deturpar o que as pessoas falam, como se ter fé fosse fator essencial para não ter depressão na terceira idade.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Idosos longe de depressão - fé pode ser uma aliada da medicina
« Resposta #1 Online: 08 de Fevereiro de 2008, 16:27:34 »
Pois é. Como se manter hábitos intelectuais, manter vida social ativa, etc. também não fossem significativos. Ah, bem, viés de confirmação é isso...

Offline Paulo José

• Nível 13
  • *
  • Ouça Shania Twain!
    • Casa Twain
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:22:35 »
Discordo completamente da nota... estou cada vez mais espantado em ver como minha avó fica deprimida com preocupações sobre "será que o padre deixa eu comer arroz hoje por causa da promessa?" :|
Ciência da Computação!

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 15:51:47 »
...67% não são depressivos - entre eles, a grande maioria tem alguma religião.

Essa conclusão só teria validade se houver sido feita uma ponderação estatística (% religiosos x % não-religiosos do conjunto da população).

"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:16:50 »
Essa conclusão só teria validade se houver sido feita uma ponderação estatística (% religiosos x % não-religiosos do conjunto da população).
E eu não sei porque mas me soa que eles falam basicamente de cristãos, pela maneira como relata a matéria.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 16:40:00 »
E eu não sei porque mas me soa que eles falam basicamente de cristãos, pela maneira como relata a matéria.

E eu estou com a impressão de que há muitas conclusões falaciosas.

Por exemplo, dizem que idosos que convivem com outras pessoas em atividades religiosas são menos propensas à depressão.

Ora, idosos que convivem com outras pessoas em atividades esportivas (intelectuais, ou literárias, ou artísticas, ou........, e tudo mais) também.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #6 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 17:41:59 »
...67% não são depressivos - entre eles, a grande maioria tem alguma religião.

Correto! Se a proporção de religiosos for similar a da população de onde a amostra foi retirada a correlação não tem valor.
Alem disso diversos estudos mostram que a manutenção de atividade física e estimulos intelectuais é um fator para a redução do risco de depressão , demência e Mal de Alzheimer. Individuos religiosos tem maior interação social pelas atividade própias da religião a que pertencem , para dizer que a religião em si é um fator de importância para reduzir a depressão na velhice teria que haver uma comparação com indivíduos não religiosos que tem atividade física e estimulos sociais similares.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!