Autor Tópico: A grande síntese: um grande besteirol  (Lida 3637 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
A grande síntese: um grande besteirol
« Online: 09 de Fevereiro de 2008, 21:04:24 »
Foi uma pena que os moderadores trancaram o tópico aberto pelo Vitor Moura sobre o "novo" livro de reencarnação. Não pelo tópico, obviamente, que este segue o mesmo padrão dos similares, mas pela ótima intervenção do Apodman sobre o famoso livro de Pietro Ubaldi, "A Grande Síntese". Eu li este livro há pelo menos uns 30 anos atrás, e me influenciou muito na medida em que eu era completamente ignorante sobre ciência (alguns acham que ainda sou, mas essa é outra estória...:>))) O fato é que, com o tempo, fui vendo que esse livro é um dos maiores estelionatos culturais do século XX. Em poucas palavras, Ubaldi foi um místico italiano (depois radicado no Brasil) que, sob a suposta influência de "sua voz", escreveu uma porção de livros absurdos. A Grande Síntese foi o primeiro e o mais ambicioso de todos. Ele propunha reestruturar ciência, filosofia e religião dentro de um movimento meio panteísta que ele denominou "monismo". Embora seja um livro cheio de absurdos (alguns apontados pelo Apodman) tornou-se muito popular graças ao Papa Pio XII, que o colocou no index de livros proibidos (pra quem não sabe, resquícios do famoso tribunal da inquisição). Mais curioso ainda que o Espiritismo brasileiro tomou gosto pelo livro e, à revelia do próprio Ubaldi, que se conservou um carolão até morrer no Brasil, tornou-se livro "espírita", como mostram os comentários favoráveis de Emmanuel (Chico) e outros. Também curioso que até hoje essa obra é venerada por uma tal fundação Pietro Ubaldi . Para os curiosos e masoquistas há uma grande quantidade de sites sobre Ubaldi e o monismo em http://www.guia.heu.nom.br/pietro_ubaldi.htm. Divirtam-se.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
Re: A grande síntese: um grande besteirol
« Resposta #1 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 12:16:30 »
Concordo com o título do tópico.
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

APODman

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 17:46:29 »
Concordo com o título do tópico.

Douglas, qual obra espírita de cunho "científico" não é um besteirol ?

Poderia me indicar alguma ?  Qual o critério que utiliza para seleciona-las ?

[ ]´s

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:01:35 »
Cara, como eu odeio livro espírita, todos, absolutamente todos falam a mesma baboseira no resumo da contra capa, e não raro termina a droga do resumo escrevendo o nome da obra, nossa como é detestável.

Finalmente, torna-se imprescindível publicar a transcendente opinião de  Emmanuel, através da psicografia elevada de Francisco Cândido Xavier:  "Quando todos os valores da civilização do Ocidente desfalecem numa decadência dolorosa, é justo que saudemos uma luz como esta, que se desprende da grande voz silenciosa de A GRANDE SÍNTESE.

E que mania nojenta esse povo tem de atribuir frases a cientistas como se eles realmente tivessem dito algo tão pobre igual nesse site aí do Pietro Ubaldi.

É Admirável a força da linguagem  e a vastidão dos assuntos tratados em  A GRANDE SÍNTESE. -  Albert Einstein

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Fevereiro de 2008, 21:36:14 »
Um dos pontos centrais da Grande Síntese é a "composição" do Universo em tríades (ops, lá vem a santíssima trindade no inconsciente do carola Pietro Ubaldi...), uma das quais ele chamou de alfa, beta e gama: espírito, energia e matéria. Depois que aprendi que energia e matéria são essencialmente a mesma coisa ficou difícil justificar a existência do espírito....
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 00:38:13 »
escrever livros espíritas é uma boa, né não? acho que boa parte das pessoas aqui poderia ser capaz de escrever um 'bom'.
e aí, alguém a fim de dinheiro fácil?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 01:48:53 »
Eu não.  Não dessa forma. 
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 02:19:16 »
escrever livros espíritas é uma boa, né não? acho que boa parte das pessoas aqui poderia ser capaz de escrever um 'bom'.
e aí, alguém a fim de dinheiro fácil?

Eu , mas com a condição de revelarmos a verdade após um ano.
.
.
.
.
mas o dinheiro eu não revelo onde depositei.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

APODman

• Visitante
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:38:44 »
É Admirável a força da linguagem  e a vastidão dos assuntos tratados em  A GRANDE SÍNTESE. -  Albert Einstein

Esta citação descontextualizada é apenas um peuqeno lembrete do quanto as fontes espiritas e espiritistas são desonestas.

Já me jogaram na cara o apoio de Einstein ao livro de Ubaldi exatamente através desta citação. É patente esta citação serve como argumento de autoridade.

Mas o que Einstein realmente disse a Ubaldi em sua carta  ? Em seu livro "Comentários", Ubaldi expõe toda a correspondência:

The Institute for Advanced Study
Princeton, New Jersey – May 2nd, 1951
School of Mathematics
Prof. Dr. Pietro Ubaldi
Gubbio, Italy
Caro Professor Ubaldi,

O senhor Lauck foi muito gentil trazendo-me seu livro e sua carta. Estudei parte dele e admirei a força da linguagem e a vastidão dos assuntos ali tratados. Inicialmente, achei uma espécie de pessimismo em relação à filosofia de Herbert Spencer e uma ênfase bastante acentuada na evolução do homem através do esforço individual. Creio que este tipo de apresentação não faz justiça ao fato de que o homem é, predominantemente, um animal social. Com seu empenho para encontrar uma solução geral, em um nível mais abrangente, não me é fácil concordar ou discordar. O perigo de tais tentativas filosóficas está em que as palavras se tornam dissociadas do campo experimental. Toda a estrutura me impressiona mais como um trabalho de arte, independente, como uma interpretação intelectual de alguma coisa a mais.

Cordialmente, seu
(a)Albert Einstein

Segunda carta:

The Institute for Advanced Study
Princeton, New Jersey – July 2nd, 1952
School of Mathematics
Professor Dr. Pietro Ubaldi
Gubbio, Italy
Caro Professor Ubaldi,
Muito obrigado pelos dois livros que o senhor Lauck,

gentilmente, me entregou. Tentei ler seu livro sobre filosofia da vida. Para meu velho cérebro, treinado no racionalismo, tudo isto me parece estranho, porém agradável.
Com minhas recomendações,
Cordialmente seu,

(a) Albert Einstein

fonte: http://www.ubaldi.com.br/Pietro_Ubaldi_Editora/biblioteca/Comentarios/Cap10/Pag146.htm

Ou seja Einstein apenas foi polido, agradeceu os exemplares do livro ofertados a ele e traçou um breve comentário ( muito nitidamente Eisntein não se deixou impressionar pelo "Evangelho da Ciência", "segundo" Emmanuel, pelo contrário, achou-o nada científico !  ) . Sua citação não possui toda carga de validação que os espíritas desejam ao pinçarem apenas a parte que lhes interessa da mensagem em seus sites.

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 10:49:51 »
Quem poderia imaginar? :)

E depois se ofendem quando chamo essas táticas de proselitismo de desonestas...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 20:53:45 »
Ou seja Einstein apenas foi polido, agradeceu os exemplares do livro ofertados a ele e traçou um breve comentário ( muito nitidamente Eisntein não se deixou impressionar pelo "Evangelho da Ciência", "segundo" Emmanuel, pelo contrário, achou-o nada científico !  ) . Sua citação não possui toda carga de validação que os espíritas desejam ao pinçarem apenas a parte que lhes interessa da mensagem em seus sites.

Não conhecia essa citação de Einstein sobre A Grande Síntese, mas não me surpreendo pois Einstein, na década de 50, pouco antes de morrer, já era uma personagem secundária no desenvolvimento da Física Teórica, em que pese suas grandes contribuições até fins da década de 20. Quando emigrou para os Estados Unidos já era considerado carta fora do baralho, o que até seus biógrafos (como Abraham Pais, "Subtle is the Lord") confirmam. De qualquer forma, a atitude de Einstein perante correntes religiosas e filosóficas era bastante peculiar, ele ficou a vida inteira em cima do muro, nem assumiu sua religião familiar (judaismo), nem tornou-se um cético, talvez possamos classificá-lo como um teísta eclético. Eu lembro de uma citação supostamente favorável de Enrico Fermi sobre "A grande síntese", mas de cara acho suspeito, pois ambos eram italianos, "tutto buona gente", e....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 21:04:39 »
Não estou sequer convencido de que Einstein fosse teísta... possivelmente agnóstico.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 21:51:32 »
É verdade, Einstein disse uma vez que acreditava no "Deus de Spinoza", não no Deus abrâmico, implacável e vingativo. Eu, na minha ignorância profunda, não sei o que é o tal Deus de Spinoza :.)))

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 23:31:27 »
É verdade, Einstein disse uma vez que acreditava no "Deus de Spinoza", não no Deus abrâmico, implacável e vingativo. Eu, na minha ignorância profunda, não sei o que é o tal Deus de Spinoza :.)))
Ele acreditava em um tipo de panteísmo.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #14 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:00:06 »
Pra quem quiser se divertir com o besteirol da Grande Síntese, alguém disponibilizou toda a obra na internet, no endereço: http://porland.vilabol.uol.com.br/indice1.html

Um exemplo do tipo de bobagens eu tirei aleatoriamente do capítulo 38, denominado presunçosamente de "Génese da Gravitação". É de rachar de dar risada. Parece coisa de um doidão que andou fumando coisas esquisitas... Confiram vocês mesmos:

--------------------------------------------------------------------------------------
A primeira gênese de b, a gravitação, aparece, portanto, como forma originária de energia, matriz da qual nascerão, como filhas, todas as outras formas, por meio de distinção e diferenciação no processo evolutivo. Particularizemos. Entendo aqui, como gravitação, não a pequena gravitação de Newton, caso particular ao vosso planeta; mas uma gravitação de sentido mais amplo, que resulta do equilíbrio das forças inversas de atração e repulsão, opostas e complementares (lei de dualidade, que veremos agora); uma gravitação filha direta do movimento, isto é, energia gravífica, filha da energia cinética. Eis como ocorre a transformação: o movimento, primeiro produto da evolução físico-dinâmica, é força centrífuga e, por isso, tende à difusão, à expansão, à desagregação da matéria. Expansão em todas as dimensões é, com efeito, a direção da evolução. Mas, repentinamente, essa direção inverte-se, por lei de equilíbrio, numa direção centrípeta, contra-impulso involutivo, e as forças de expansão completam-se com as de atração. Assim, a primeira explosão cinética encontra seu ritmo e o princípio da Lei reorganiza a desordem, tão logo ela se manifesta, para nova ordem; equilibra-se o movimento num par de forças antagônicas. Dessa forma, a gravitação vos aparece como energia cinética da matéria e, como nasceu antes, está tão inerente e estreitamente ligada a ela, que não vos é possível isolá-la. Assim, a matéria atrái a matéria, e o universo, constituído de massas lançadas em todas as direções e separadas por espaços imensos, está, não obstante, todo "ligado" numa unidade indissolúvel. Permanece unido e, no entanto, ao mesmo tempo, move-se por uma força que provoca seu movimento e sua respiração física. Com o surgimento, pois, da forma protodinâmica, o universo se move pela primeira vez; são gerados os movimentos siderais; a gravitação inicia seu papel de guia (a Lei onipotente, instantaneamente, disciplina todas as suas manifestações) de acordo com o binário atração-repulsão, que são o binômio (+ e -, positivo e negativo) constitutivo de toda a força e de toda manifestação do ser. Em nova fase, a Substância adquire a forma de consciência linear do devenir fenomênico, a primeira dimensão do sistema trino que sucede ao espacial. Nasce o tempo. Propaga-se a protoforma de b. Com o movimento nasce a direção, a corrente, a vibração, o ritmo, a onda. Nasce o tempo, que mede a velocidade de transmissão. O universo fica todo invadido por nova palpitação e mais intenso e mais rápido devenir. Quando recondensada por concentração das correntes dinâmicas, a matéria reinicia seu ciclo ascensional, é toda tomada por um vórtice dinâmico que a guia e a plasma na gênese estelar, numa evolução diferente e superior à maturação íntima estequiogenética precedente; maturação de que nascerão não apenas miríades de novas criaturas mais ágeis e ativas como a eletricidade, a luz, o calor, o som, assim por diante, toda a série das individuações dinâmicas que se destilarão, por fim, na criação superior da vida.

A individualidade desses novos seres "radiantes", tão rápidos e dinâmicos diante das individuações de
g, é definida pelo ritmo, pela onda. A unidade de medida das formas de b é a velocidade de vibração na dimensão desta fase, o tempo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 21:02:03 »
Se Einstein leu e gostou do trecho acima, então deu razão aos que achavam que ele estava caduco nessa época.

APODman

• Visitante
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 10:59:46 »
Se Einstein leu e gostou do trecho acima, então deu razão aos que achavam que ele estava caduco nessa época.

Por todas estas afirmativas absurdas sobre física é que acredito que Einstein sequer leu o livro. Para mim ( e devido aos vagos comentários de Einstein sobre o livro ) acredito que Einstein passou os olhos no livro e foi educado com Ubaldi o qual já havia conhecido em sua visita ao Brasil.

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!