Star Wars em princípio, não é "sci-fi" na sua essência... assim como Blade Runner é um filme policial aonde o ambiente futurista é apenas pano de fundo.
Não dá para comparar Star Trek com Star Wars, a proposta é totalmente diferente.
Acho os personagens de Star Wars um tanto simplórios... ou são 100% mocinhos ou 100% bandidos. A trama é muito boa, mas mitificaram demais os personagens.
De acordo, a proposta de ambos é diferente. Mas enquanto nos filmes os personagens são simples (talvez com exceção de Vader) nos livros e quadrinhos a questão é diferente, há um desenvolvimento maior e melhor dos personagens, e a minha comparação se baseou nos universos de Star Trek e Star Wars, aliás acho o universo de Star Trek "subdesenvolvido" (calma, calma, amigo) em relação ao seu potencial, fora
das telas, em quadrinhos, livros, e jogos principalmente.
Um não substitui o outro.
2...
3. Falar em substituição ou qual é melhor é discutir sexo dos anjos, é uma questão de gosto.
Zeus ! Promete ser demais !
[ ]´s
Não tenho tantas expectativas, o produtor de Star Trek é o J.J. Abrams de Lost (que eu chamo de Bost), Cloverfield (ótima idéia, má execução), talvez seja preconceito meu, mas depois de Cloverfield fiquei com um pé atrás em relação a Star Trek.
Espero estar enganado.