Autor Tópico: Raios e aparelhos elétricos não ligados à rede elétrica  (Lida 820 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Raios e aparelhos elétricos não ligados à rede elétrica
« Online: 10 de Fevereiro de 2008, 18:28:47 »
Ouvi em algum programa de tv algo como que, mesmo que não estejam ligados à tomada, aparelhos podem ser danificados se o raio cai suficientemente perto, porque ele não flui apenas na forma de raio visível, mas também em ondas; acho que sugeriram então que seria arriscado estar ao telefone celular em tempestades elétricas, por exemplo.

Isso é verdade? Acontece essa propagação em ondas mesmo? E o fato dos aparelhos terem condutores realmente aumenta o risco, ou se estamos nessa área que o raio já se propagaria por ondas, não faz diferença?

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Raios e aparelhos elétricos não ligados à rede elétrica
« Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 11:08:19 »
O que ele quis dizer que é que o raio ao cair gera um pulso eletro-magnético que queima os circuitos internos dos aparelhos eletrônicos.
Não existe nenhum dano a seres vivos (plantas, animais), mas em aparelhos elétricos é fatal.

Já ouvi falar em protótipos de bombas que gerariam um pulso eletro-magnético e inutilizaria qualquer aparelho eletrônico num raio considerável (coisa de 1km).
Imagine um atentado terrorista deste tipo na 5ª avenida de NY ou em Wall street. Seria como a parte afetava voltar para a idade das pedras.
(só por curiosidade, bombas atômicas ao serem explodidas tb geram um PEM)

mais informações:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070914145453AAMYl5G
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070308122152AAU5YZN

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 11:22:28 »
Perfeito, Diego....Òtima explicação

Voce pode entender esse pulso como um sinal de radio muito forte, daí qualquer pedaço de metal (fio, trilhas de circuitos, etc) se comporta como uma antena e "pega" esse sinal enviando diretamente para portas de semicondutores que compõe a parte eletronica dos aparelhos. Esses CI's tem normalmente uma tensão de entrada nominal que é extrapolada naquela fração de segundo que dura o pulso, inutilizando o circuito.
Os USA pesquisam o PE (pulso Eletromagnetico) como arma, seja gerado eletronicamente (existem equipamentos desses usados para se estudar blindagem contra PE) como gerado por um dispositivo termonuclear detonado na atmosfera.

Na epoca da gerra fria, os russos pesquisaram avionicos em suas aeronaves que funcionavam com microvalvulas eletronicas (como aquelas de radios antigos, mas menores), para não usar CI's que são sensiveis a PE.

Em caso de um PE, por exemplo, somente carros com platinados e radios valvulados continuariam funcionando!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 12:08:24 »
Mas o nosso corpo também tem sua condutibilidade, funcionamos com eletricidade. Simplesmente não somos condutivos o suficiente, mesmo assim?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2008, 12:13:19 »
Mas o nosso corpo também tem sua condutibilidade, funcionamos com eletricidade. Simplesmente não somos condutivos o suficiente, mesmo assim?
Não somos bons condutores, temos uma "resistividade"...Mas se a tensão for alta o suficiente (caso dos raios) então a corrente encontrará um caminho...até o ar ou borracha(mal condutores) podem conduzir corrente se a tensão for alta o suficiente para romprer o dielétrico destes materiais... Para o ar seco, por exemplo, são necessários aproximadamente 1000V por centimetro para romper o dielétrico, então a grosso modo voce pode multiplicar o tamanho da fagulha em centimetros por mil pra ter uma ideia da tensão envolvida...
Claro que não é bem assim quanto ao raio, pois estão envolvidos outros fenomenos, como probes, etc...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!