Autor Tópico: O egoísmo aprendido  (Lida 928 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
O egoísmo aprendido
« Online: 12 de Fevereiro de 2008, 16:06:29 »
“Pesquisas de Robert Frank, da Universidade de Cornell, e seus colegas mostraram que a porcentagem de alunos que escolhem opções antiéticas em um teste de honestidade aumentou assustadoramente entre os estudantes que freqüentam cursos de microeconomia, mas não entre os que assistem às aulas de astronomia.”

A verdade dos fatos, Sutton e Pfeffer

Fiquei curioso com este resultado e procurei algo na net, achei o artigo em inglês:

Does Studying Economics Inhibit Cooperation?
http://www.gnu.org/philosophy/economics_frank/frank.html
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: O egoísmo aprendido
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:12:10 »
Ou talvez alunos anti-éticos tenham tendência a estudar economia.

Danieli

• Visitante
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:20:54 »
Porque será que não me impressiona?
Será porque muitos dos alunos que freqüentam este tipo de curso com a mente minada pela corrupção?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:23:31 »
Ou talvez alunos anti-éticos tenham tendência a estudar economia.

...admnistração, contabilidade, ehehe
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 18:55:21 »
...admnistração, contabilidade, ehehe

Eu devo ser a pior aluna de administração que existe, sempre falo que acho uma imensa dificuldade deixar o meu armário organizado, quem dirá uma empresa :lol:

Mas que eu já percebi gente mal intencionada com o conhecimento que julga ter já vi sim, pior quando é peixe pequeno e pensa que sabe fazer alguma coisa, principalmente na contabilidade e pagamento de tributos....

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2008, 21:36:19 »
Queria ver o resultado para cursos de Direito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline fernaoorphao

• Nível 02
  • *
  • The gods offer no reward for intellect
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 02:06:17 »
 Hum. Não sei não hein.

Economia é um campo muito vasto, que desperta interesses variados.

E além disso, alguém que acredite piamente no funcionamento da "mão invisivel" do liberalismo verá, no seu egoísmo ou de seu bem-estar pessoal, uma forma de atingir o bem comum.  :D

Enfim....
"The first principle is that you must not fool yourself - and you are the easiest person to fool"
Richard Feynman

rizk

• Visitante
« Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:53:24 »
Gentes, vocês não estão pegando o espírito da coisa. É claro que o pessoal que estuda microeconomia tem menos "ética" que o resto das pessoas. Economia é um troço muito pragmático: o que interessa são os resultados e não se faz juízo valorativo sobre os meios (MUITÍSSIMO diferente de Direito, não, Dantas). As pessoas são despidas das suas vestes de civilidade e polidez e expostas como os seres interesseiros que realmente são. :D

Puxa vida, tem até aquele livro da moda, o "Freakonomics". Foi um BAFAFÁ aquele artigo sobre o aborto e a criminalidade.

Nenhuma surpresa, até o momento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:58:22 »
Como costumam dizer, Rizk: esse pragmatismo é um fato que explica mas não justifica.  Assim como outras tendências criadas pela atividade (por exemplo, uso de drogas da parte de médicos) ela pode ser compreendida mas não deve necessariamente ser aceita.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 02 de Março de 2008, 16:43:18 »
Como costumam dizer, Rizk: esse pragmatismo é um fato que explica mas não justifica.  Assim como outras tendências criadas pela atividade (por exemplo, uso de drogas da parte de médicos) ela pode ser compreendida mas não deve necessariamente ser aceita.
Não disse isso, mas também não me parece que seja meramente "occupational hazard"...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!