Autor Tópico: França vai fazer do Brasil uma potência militar, diz 'El País'  (Lida 1203 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
França vai fazer do Brasil uma potência militar, diz 'El País'
« Online: 13 de Fevereiro de 2008, 17:31:58 »
França vai fazer do Brasil uma potência militar, diz 'El País'

A "França vai transformar o Brasil em uma potência militar", diz o título de uma reportagem publicada nesta quarta-feira pelo diário espanhol El País, sobre o encontro do presidente Luís Inácio Lula da Silva com o presidente francês Nicolas Sarkozy em São Jorge do Oiapoque, na Guiana Francesa.

Segundo o jornal, o acordo de transferência militar discutido na terça-feira entre os dois presidentes "aumentará a posição do gigante sul-americano como potência militar regional".

"Lula tem claro uma coisa, com a transferência tecnológica proporcionada pela França, o Brasil poderá fabricar um submarino e aviões e helicópteros de combate."

O El País ainda comenta a promessa de Sarkozy de apoiar a entrada do Brasil no G-8 e no Conselho de Segurança da ONU, destacando a cooperação bilateral.

O encontro também foi destaque na mídia francesa. Os jornais ressaltaram o semblante fechado de Sarkozy, cuja popularidade está em queda na França.

O Liberátion comenta o contraste entre o presidente francês, de terno escuro, gravata negra e óculos escuros sobre o nariz, com a imagem de Lula, de camisa de linho branco, colarinho aberto e com chegada triunfante. "Na Guiana, Lula atravessa o rio, e Sarkozy, 'dificuldades'", diz o jornal, em alusão ao fato de o presidente brasileiro ter chegado ao encontro de barco.

O diário ainda comenta que o Brasil será o primeiro país da América do Sul a possuir uma frota de submarinos nucleares, graças à ajuda da França. "A cooperação francesa neste projeto militar será 'recompensada' pelos grandes contratos para a indústria francesa: venda de helicópteros pela Eurocopter, submarinos Marlin pela DCNS, etc. Ao risco de provocar uma nova proliferação nuclear...".

Segundo o diário, a capacidade de ação dos submarinos é impressionante e ele pode decidir um conflito sozinho.

O encontro também foi destaque na imprensa argentina. Segundo o jornal La Nación, "o acordo garantiria o papel do Brasil como líder regional".

O Página 12 comenta que o encontro se deu "no último resquício do imperialismo europeu na América do Sul, a Guiana Francesa".

"Não foi uma reunião tradicional. O encontro dos mandatários não se realizou nem no Palácio do Eliseu, em Paris, nem no Planalto, em Brasília. Em troca, elegeram a inóspita selva amazônica e a pouco conhecida Guiana Francesa, a última colônia que existe no subcontinente."

O jornal nota que Lula chegou com uma comissão muito maior que a de Sarkozy que "não contou com a pessoa mais esperada pela imprensa, a nova e midiática esposa do presidente, Carla Bruni".

O Página 12 ainda comenta que Sarkozy não parecia confortável. "De terno e gravata escuros, o presidente francês não pôde dissimular sua moléstia pelo calor e os mosquitos. Seu par brasileiro, por outro lado, se mostrou mais relaxado, com uma camisa branca e calças claras. Seu humor não só se refletiu em seu constante sorriso, mas também em suas piadas".

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/02/13/franca_vai_fazer_do_brasil_uma_potencia_militar_diz_el_pais_-425618995.asp

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: França vai fazer do Brasil uma potência militar, diz 'El País'
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 17:54:44 »
Interessante…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 18:12:20 »
que título exagerado.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 13 de Fevereiro de 2008, 20:27:32 »
que título exagerado.
Deve ser de algum repórter que se estrepou durante a ditadura talvez? Ou de um anti-esquerdista paranóico semelhante ao Olavo de Carvalho?

O Brasil precisa melhorar o exército. Qualquer ajuda é excelente na minha opinião. Não vamos defender a selva amazônica com aviões teco-teco nem o nosso mar com jangadas.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 17:45:52 »

Vejo com bon solhos esta aproximaçao com a França

Mas, transferencia de tecnologia ? Sei!

No maximo alguns codigos fontes

Nao existe isso de transferir qualquer tecnologia. A França nunca fez isso. Ninguem faz.

Uma coisa é comprar um equipamento.
Outra é comprar sua tecnologia de operacao, manutencao e ate fabricacao.

Esta ultima é o bem mais complicada de se adquirir.
Ninguem abre mão de anos e anos de investimentos, erros e acertos, por meras compras.

Se o Brasil quiser atingir outro patamar tecnologico, o caminho é aumentar os investimentos em ciencia e tecnologia. Ate para absorver tecnologias estrangeiras incorporadas ou licenciadas isso é vital

Eu ainda acho que os caças serao russos

Agora, que melodrama dos caras por causa de submarinos de propulsao nuclear !!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:06:25 »
Nao existe isso de transferir qualquer tecnologia. A França nunca fez isso. Ninguem faz.
como assim? e a tecnologia nuclear brasileira veio de onde, se não da alemanha?

"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:08:08 »

Acho que se refere a tecnologia atual...Minha esposa já fez estágio em Angra e disse  que a tecnologia da usina é das mais "antigas"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:23:58 »

Acho que se refere a tecnologia atual...Minha esposa já fez estágio em Angra e disse  que a tecnologia da usina é das mais "antigas"

Por que? São os computadores que são antigos?
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 02:53:07 »
Não. O tipo de reator adquirido para Angra I já era ultrapassado na época em que foi adquirido.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 09:20:38 »
Não. O tipo de reator adquirido para Angra I já era ultrapassado na época em que foi adquirido.

para os padrões alemães, provavelmente sim, não fugiria do esperado. em relação aos argentinos, que vinham desde 50 desenvolvendo tecnologia nuclear sozinhos e estavam avançadíssimos em relação a nós nem tanto, já que acabamos recuperando o atraso em 80.

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 14:19:45 »
Reator... :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!