Autor Tópico: Lógica nas escolas.  (Lida 2649 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Lógica nas escolas.
« Online: 13 de Fevereiro de 2008, 21:54:18 »
  Porque não se ensina lógica nas escolas regulares? Eu acho que a lógica deveria ser disciplina escolar. Penso assim, pois tenho notado que quase todas as pessoas acham que pensam de forma lógica, mas na verdade estão raciocinando de maneira completamente equivocada. Vou dar exemplos:
 #A algum tempo atrás, vi um programa da rede globo, sábado de manhã, apresentado pela Regina Casé. Esse programa fala sobre árvores. Naquele "episódio", a árvore tema era o "amapá". A Regina perguntou pra várias pessoas, se foi a árvore que "cedeu" o nome para o estado do Amapá, ou se foi o estado que "nomeou" a árvore. Todas as pessoas responderam o assim: "o nome da árvore foi usado pra nomear o estado, porque afinal, essas árvores existem desde muito antes do estado". Só porque uma coisa é mais antiga, não significa que ela foi nomeada antes da mais recente.
  #Um homem e sua mulher estavam à procura do filho, João, desaparecido à alguns anos. Um garoto chamado João, incrivelmente semelhante ao garoto desaparecido, se apresentou dizendo ser o João filho do casal. Fez-se um teste de DNA, e ficou provado que o João "aparecido" não era filho do casal, e por isso concluíram que esse João não era aquele João desaparecido. Essa conclusão não é 100% correta, pois o exame só prova que o "aparecido" não é filho do casal. O exame não prova que o "aparecido" não é o "desaparecido", afinal, nada garante que o João desaparecido anos antes é filho biológico do casal. Pode ter sido trocado na maternidade, sei lá.
  Por causa de erros grosseiros de raciocínio como esses eu acho que as escolas deviam dar aulas de lógica. O que vocês acham disso?

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Lógica nas escolas.
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 18:14:44 »
Totalmente a favor.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 19:12:17 »
Os colégios já tem aulas de filosofia (que poderiam ser usadas para tal), mas como venho criticando há tempos, são mal utilizadas.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:41:46 »
não adiantaria nada, a molecada cabularia aula. fora que lógica formal é uma coisa meio pesada pra se dar na escola, inda mais levando em conta o aluno médio brasileiro.
não é preciso ter aula de lógica pra pensar logicamente. eu não sei nem se esse tipo de coisa se ensina.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 23:17:29 »
Eu tive aula de Lógica O.o

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 10:38:17 »

Eu também tive aulas de lógica, embutidas em matemática, da quinta à oitava série - com a mesma professora. Acreditava que fazia parte da disciplina, mas agora, lendo o tópico, imagino que talvez tenha sido uma iniciativa própria.  :?

rizk

• Visitante
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:37:02 »
não é preciso ter aula de lógica pra pensar logicamente. eu não sei nem se esse tipo de coisa se ensina.
Bom, Lógica é um dos caminhos do Trivium, não, lógica, gramática e retórica?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:50:30 »
#Um homem e sua mulher estavam à procura do filho, João, desaparecido à alguns anos (...)

Este segundo exemplo tá mais para sofisma do que para Lógica... 

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 12:51:46 »
Uma apresentação das falácias básicas cairia bem.
O problema é que religiões são um festival de falácias e muita gente poderia não gostar de crianças espertas demais...

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #9 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:11:39 »
Como estudante de lógica, já passei muitas vezes pela experiência de tentar explicar para os outros o que eu estudo, assim como ajudar colegas com dificuldade na matéria.
Em primeiro lugar, entender lógica requer um desenvolvimento intelectual muito grande. Do ponto de vista psicológico, é pura metacognição:a capacidade de entender a estrutura dos raciocínios sem levar em conta o conteúdo, e então discriminá-los pela sua validade.
Quando o assunto e lógica simbólica então, exige-se muita capacidade cognitiva e de abstração. O aluno tem que lidar com conceitos como constantes língüísticas, variáveis, metavariáveis, variáveis metalingüísticas, vero-funções unárias e binárias... Isto sem falar de interpretar tudo isto em linguagem natural, com todas as ressalvas que existem em fazê-lo. Alguém me diga como explicar para um aluno de ensino medio como interpretar teoremas da lógica clássica, tais como ((p=>q)=>q)=>q .

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #10 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:14:19 »
Acho que deveria haver uma disciplina de Pensamento Crítico*. Com uma introdução à Lógica, descrição de falácias, Probabilidade e
uma introdução ao Método Científico.

*Não confundir com Doutrinação Marxista.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #11 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 13:41:31 »
Acho que deveria haver uma disciplina de Pensamento Crítico*. Com uma introdução à Lógica, descrição de falácias, Probabilidade e

Isso as aulas de história já fazem.

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 15:55:04 »

Thomas Kida, cético autor de "Não acredite em tudo que você pensa" dava aula de pensamento crítico baseada em metodologia cientítica e conscientização dos erros heurísticos que cometemos.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #13 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 17:06:20 »
  Eu concordo com o Fernando Silva. Eu acho que não seria preciso aprofundar muito a aulas, bastava mostrar as falácias básicas e tal, dar exemplos bobos como os meus e perguntar porque aquela conclusão está errada. Por exemplo, eu tive aulas de Filosofia no primeiro ano do ensino médio, e em nenhum momento o professor deu pelo menos uma aulinha sequer de lógica ou falou sobre falácias! Eu acho que umas aulas básicas com exercícios ao longo do ensino médio já estariam de bom tamanho.

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:29:20 »
Também concordo, mas não acho que deveria ser ensinado na aula de filosofia. quem sabe uma aula somente para lógica, substituindo as aulas de religião (que puxavam mais pra estudos sociais) que eram completamente inúteis.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:31:46 »
 :) Olá Renato.

:hihi: Bem-vindo ao Clube Cético.

:wink: Passe lá no tópico de apresentações para que possamos conhece-lo.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:34:46 »
Também concordo, mas não acho que deveria ser ensinado na aula de filosofia. quem sabe uma aula somente para lógica, substituindo as aulas de religião (que puxavam mais pra estudos sociais) que eram completamente inúteis.
Nem todo colégio tem aula de religião, e não vejo porque não ensinar Lógica em Filosofia. Penso que uma não existe sem a outra.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Renato T

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:16:24 »
@Lela: Muito Obrigado. No momento está meio corrido, mas assim que eu tiver um tempinho eu passo lá sim.

@André: Também penso que lógica é uma parte fundamental da filosofia, mas acho que a aula de filosofia deveria ser usada para filosofia e não para uma outra disciplina. A aula de religião que citei foi um exemplo, afinal, eu tive aula de religião nos 3 anos de colegial e o assunto tratado era completamente fora de contexto. Não faria diferença alguma se ela fosse substituída. Ainda mais por uma aula mais útil.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Lógica nas escolas.
« Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2016, 14:55:01 »
Uma apresentação das falácias básicas cairia bem.
O problema é que religiões são um festival de falácias e muita gente poderia não gostar de crianças espertas demais...

Também considero que ama apresentação das falácias básicas cairia bem. Uma apresentação que deveria focar na correção da forma de pensar, e tendo um material relativamente fácil de entender e usar,  tipo uma apostila de como pensar direito.  E não deveria  focar em formalismo, e sim  no uso prático para o dia a dia. 

« Última modificação: 21 de Outubro de 2016, 16:00:02 por JJ »

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Maio de 2017, 15:02:55 »
Já tive introdução sobre Lógica Básica na escola durante o Politécnico, o qual havia até o ano passado. Apesar de ser pouco, foi algo que consideravelmente ajudou-me. Concordo que o ensino de lógica e pensamento crítico é algo essencial, até porque tal ensino (apurando senso crítico) evitaria muito o compartilhamento de informações falsas, para quem utiliza o Facebook, citando de exemplo, por vezes vê notícias que são nitidamente forjadas afim de serem clickbaits, e é algo preocupante a transmissão e compartilhamento de informações falsas tão facilmente.

Além disso, aliado com a ignorância, como afirma Umberto Eco
“As mídias sociais deram o direito à fala a legiões de imbecis que, anteriormente, falavam só no bar, depois de uma taça de vinho, sem causar dano à coletividade. Diziam imediatamente a eles para calar a boca, enquanto agora eles têm o mesmo direito à fala que um ganhador do Prêmio Nobel. O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”.

Com a Reforma do Ensino Médio, aumentou as horas de estudo e portanto seria uma oportunidade para a introdução ao estudo da lógica, apesar de pensar que algo não acontecerá, pois isso formaria cidadãos mais conscientes e um governo para continuar com seus atos de corrupção tão fortemente precisa de um povo ignorante.

Ainda que a internet possibilita acesso às informações como para o ensino da lógica: https://pt.wikibooks.org/wiki/L%C3%B3gica
Havia visto esse link na assinatura de um forista, mas não recordo-me do nick do mesmo.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Maio de 2017, 19:41:43 »
"Eleitor do Mário de Oliveira".

Agora visualizei a assinatura dele, mas penso que seja provinda de outro forista. Mesmo assim bela observação, não havia notado esse fato.
« Última modificação: 13 de Maio de 2017, 19:51:33 por Zero »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #22 Online: 13 de Maio de 2017, 19:53:09 »
Meu caro Zero, com todo respeito, não acho que ensino de Lógica seja lá grandes coisas assim de modo algum, não como essa proposta de ensino fundamental, ou mesmo médio. Considero num ensino qualitativo de Matemática nesse casos presença natural de Lógica o suficiente.

Lógica deve ser independente do currículo escolar normal, sendo no máximo, matéria facultativa. Mas lá pelas tantas de alguma faculdade específica, como por exemplo, Matemática mesmo, ou Letras, ou Filosofia, talvezmente seja mais útil.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Zero

• Nível 17
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Maio de 2017, 20:01:32 »
Compreendo seu ponto de vista.

Gostaria que fosse pelo menos abordado minimamente nas escolas para que não houvesse tanta falta de noção por algumas pessoas que veem algo e compartilham sem pensar na veracidade. Por vezes talvez seja abordado, mas minimamente ao meu ver.

Não sei como era no seu tempo de escola, mas apenas tive introdução à lógica no Politécnico e atualmente nem se toca quase nesse assunto, poucas vezes em filosofia.

Para dizer, penso que poucos alunos estudariam por vontade própria fora da escola sobre lógica, até mesmo eu que gostaria de aprender, por vezes deixo de lado por falta de interesse.

Edit: O que eu aprendi na escola sobre lógica me foi útil, se não fosse pela assinatura e o trabalho do forista "Eleitor do Mário de Oliveira", talvez eu dificilmente estudaria e me interessaria, e se não fosse pela escola talvez nem daria valor para essa área do conhecimento.
« Última modificação: 13 de Maio de 2017, 20:05:39 por Zero »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 13 de Maio de 2017, 21:04:50 »
Na época em que eu estudei, o médio de hoje era chamado "científico" na época, no Colégio Marconi. Não tinha essa proposta de ensino de Lógica como disciplina específica, apenas algumas inserções ocasionais em matemática e em sintaxe da língua portuguesa.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!