Autor Tópico: Formação de professores é prioridade  (Lida 788 vezes)

Suyndara

• Visitante
Formação de professores é prioridade
« Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:39:50 »
O ministro Fernando Haddad assegurou nesta quinta-feira, 14, que a formação de professores para a educação básica é prioridade número um do Ministério da Educação. Haddad participou, de manhã, da solenidade de posse dos integrantes do Conselho Técnico e Científico (CTC) da Educação Básica. “As metas do Plano de Desenvolvimento da Educação só poderão ser cumpridas se tivermos professores bem formados”, disse o ministro.

O conselho foi formado para permitir à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) orientar as políticas públicas voltadas para a capacitação de professores. A missão faz parte das novas atribuições da autarquia, instituídas pela Lei nº 11.502, de 11 de julho de 2007. A intenção é que a experiência da Capes na pós-graduação brasileira possa se estender à formação de professores.

“Há 40 anos, nossa pós-graduação tinha os mesmos indicadores que a educação básica. Hoje, somos o 15º país com maior produção científica do mundo, enquanto nossa educação básica ainda está na 50ª colocação”, destacou o presidente da Capes, Jorge Guimarães, em alusão à posição que o Brasil ocupa, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Responsabilidades — As atribuições do conselho instituído nesta quinta-feira vão desde a discussão e o acompanhamento das novas políticas de formação de professores até a consultoria para descredenciamento de cursos de magistério. “Assim como a Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Medicina, este Conselho será parceiro do MEC na avaliação da qualidade dos cursos de licenciatura”, explicou o ministro.

Além disso, Haddad destacou o papel da Capes, com as novas atribuições, na correção do que classificou como erro histórico. Ou seja, a falta de integração entre educação básica e superior. “ Não podemos mais incidir nesse erro. A Capes vai atuar na formação de pessoal de nível superior, não apenas para o nível superior”, disse.

http://www.capes.gov.br/servicos/salaimprensa/noticias/noticia_0930.html

Ainda estou na expectativa do que se pretende de fato com essa nova lei, mas só o fato do ministro ter cedido (após meses de discussão) o direito de fechar cursos já é o suficiente pra saber que é sério  :P

Espero que os membros do novo conselho sejam tão bom em idéias quanto em discursos  :lol:

[]s

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Formação de professores é prioridade
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:41:45 »
Hmmmm.

Vou esperar para ver qual é antes de emitir uma opinião.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 21:54:44 »
Hmmmm.

Vou esperar para ver qual é antes de emitir uma opinião.

Eu estou esperando há 6 meses e ainda não sei...

:histeria:

Coisas do Lula: a Capes ganhou destaque internacional, tem bons índices, é a "menina dos olhos do mec", mas o problema do país é a educação básica...

Eu só espero que isso não suje o nome da Capes, sei lá, educação básica é um problemaço (histórico, inclusive).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:06:17 »
“Há 40 anos, nossa pós-graduação tinha os mesmos indicadores que a educação básica. Hoje, somos o 15º país com maior produção científica do mundo, enquanto nossa educação básica ainda está na 50ª colocação”, destacou o presidente da Capes, Jorge Guimarães, em alusão à posição que o Brasil ocupa, de acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).
também, todo o dinheiro brasileiro destinado à educação (que não é pouco) foi pro ensino superior...
toda vez que se olhar pra usp talvez convenha lembrar que ela é o que é ao custo de um ensino básico podre. tê-la entre as 200 melhores do mundo é certamente uma vitória... pirrônica.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:08:05 »
Coitada da USP... a UNICAMP também tem uma parte dessa culpa :-P

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 08:52:09 »
tê-la entre as 200 melhores do mundo é certamente uma vitória... pirrônica.
200 melhores do mundo, só se for "as 200 universidades mais descampadas do mundo".

Suyndara

• Visitante
« Resposta #6 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 09:19:06 »
Coitada da USP... a UNICAMP também tem uma parte dessa culpa :-P

Não é verdade.

Primeiro pq a Capes só avaliava pós-graduação até agora, só 8% da verba do mec vem pra gente e quase tudo vai pra pagar bolsas de mestrado/doutorado e pagar assinaturas das revistas do portal de periódicos :wink:

A pós-graduação melhorou pq a avaliação é rígida, até o IPT está em vias de ser fechado, a USP sempre tem programas cortados, não tem essa de "favoritismo".

A verba para a graduação vem do inep e do pde :ok: (aliás, muita verba!).

[]s

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 09:26:53 »
Era uma provocação boba, Suy - mas gostei muito de saber disso :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 15 de Fevereiro de 2008, 11:52:13 »
Era uma provocação boba, Suy - mas gostei muito de saber disso :ok:

Eu sei :ok:

Foi só pra informar mesmo, perto da verba que o cnpq e o inep recebe, acho que ficamos só com o farelo :histeria:

Aliás, o dinheiro do mec "some" naquela estorinha da merenda escolar...todo mundo sabe disso :wink: (entra governo, sai governo e a corrupção lá dentro continua solta. É desesperador!)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!