Autor Tópico: minhas cartas aos jornais contra o cristianismo no Estado  (Lida 2008 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
minhas cartas aos jornais contra o cristianismo no Estado
« Online: 14 de Junho de 2005, 10:50:22 »
essa foi publicada ontem na Folha de Pernambuco

Estado e cristianismo

Às vezes, me pergunto se o Estado brasileiro é realmente laico ou é essencialmente cristão. Diz o artigo 19, inciso I, que "é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios manter com os cultos religiosos ou seus representantes relações de dependência ou aliança". No entanto, o que mais se vê são indicativos evidentes de vínculo dessas entidades governantes com o cristianismo. As cédulas de real possuem um louvor religioso, o "Deus seja louvado", vemos Jesus crucificados em quase todos os prédios públicos, santos são "vereadores honorários", como é o caso de Abreu e Lima, e até a mesmíssima Constituição Federal que veda a aliança do Estado com entidades religiosas evoca "a proteção de Deus" sobre a promulgação constitucional!
Robson Fernando B. M. de Souza
hrrr_@hotmail.com
Recife - PE

http://www.folhape.com.br/materia.asp?mat=17460

e essa saiu hoje no Diario de Pernambuco

Estado e Cristianismo

Às vezes me pergunto se o Estado brasileiro é realmente laico ou, no fundo, é cristão. Diz a Constituição no artigo 19, inciso I, que "é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios manter com os cultos religiosos ou seus representantes relações de dependência ou aliança". No entanto, o que mais se vê são mostras de uma pomposa simpatia dos Três Poderes municipais, estaduais e federais para com o Cristianismo, a despeito das minorias não-cristãs: a própria Constituição, mesmo se dizendo laica, evoca a "proteção de Deus", as cédulas de real clamam "Deus seja louvado!", Cristos crucificados enfeitam quase todos os prédios públicos, e partidários cristãos, esbanjando ideologia religiosa, estão ganhando mais espaço na política. Robson Fernando B. M. de Souza - Recife

http://www.pernambuco.com/diario/2005/06/14/Cartas.asp
(pra poder ler essa do Diario, vc precisa salvar a pagina em disco e, com o Notepad, editar o codigo-fonte HTML removendo a primeira tag <body>, a primeira tag </body> e tudo o que tem entre estas duas tags. Se nao conseguir fazer o Internet Explorer ler esses .asp, renomeie - pelo Prompt do DOS ou pelo cmd.exe - pra .htm
ou entao, quem tem Norton Internet Security com bloqueio de anuncios, pode ver as paginas sem ter que salva-las: basta adicionar "http://www.pernambuco.com/assinantes/index.asp" à lista de bloqueio de anuncios)

sao cartas sobre algo obvio: o cristianismo que se infiltrou no Estado que deveria ser laico
so num te dou outra pq

Poindexter

• Visitante
Re: minhas cartas aos jornais contra o cristianismo no Estad
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2005, 10:52:19 »
Citação de: Hrrr
sao cartas sobre algo obvio: o cristianismo que se infiltrou no Estado que deveria ser laico

São sobre o cristianismo que não foi retirado do Estado após este ter sido proclamado laico.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2005, 18:50:43 »
Citação de: Poindexter

São sobre o cristianismo que não foi retirado do Estado após este ter sido proclamado laico.

posso dizer que sao as duas coisas ao mesmo tempo

nao me lembro de ter visto na Historia do Brasil um passado republicano com partidos cristaos
so num te dou outra pq

Poindexter

• Visitante
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2005, 19:28:13 »

nao me lembro de ter visto na Historia do Brasil um passado republicano com partidos cristaos

O Império Brasileiro tinha como religião OFICIAL o catolicismo apostólico romano.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2005, 19:42:56 »
Citação de: Poindexter

O Império Brasileiro tinha como religião OFICIAL o catolicismo apostólico romano.

vide negrito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Poindexter

• Visitante
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2005, 20:36:33 »
Citação de: bruno

vide negrito.

Acontece que o Brasil não começou como República e o catolicismo apostólico romano já estava presente no Estado em 1889.

rizk

• Visitante
Re.: minhas cartas aos jornais contra o cristianismo no Esta
« Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2005, 00:14:20 »
Estado laico não tem nada a ver com partidos cristãos.
E tanto faz ter "cristão" no nome, você sabe... a maior nação cristã do mundo e etc.

Rhyan

• Visitante
Re: Re.: minhas cartas aos jornais contra o cristianismo no
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2005, 00:41:04 »
Citação de: rizk
E tanto faz ter "cristão" no nome, você sabe... a maior nação cristã do mundo e etc.

:?:

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2005, 01:28:41 »
up
so num te dou outra pq

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2005, 01:29:39 »
Citação de: rizk

o partido de direita no chile tem cristão no nome, mas parece ser laico. acho que também na alemanha ou na frança tem um grande de direita com cristão...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2005, 19:20:59 »
Alemanha tem aquele partido que vai lançar uma mulher para presidência, editando, é o CDU.

Mas aqui no Brasil o partido do Eimael é tosco,hein...

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2005, 00:15:22 »
ces deviam ter visto a propaganda eleitoral (do horario politico) do Irmao Araujo, do PSC, que foi candidato a prefeito daqui do recife no ano passado

o cabo eleitoral dele fazendo uma baita pregaçao na propaganda... falando de "cristo jesus" morrendo na cruz e bla bla bla

praticamente um fundamentalista
so num te dou outra pq

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2005, 07:27:04 »
essa foi publicada ontem na Folha de Pernambuco

Estado e cristianismo
As cédulas de real possuem um louvor religioso, o "Deus seja louvado",
Robson Fernando B. M. de Souza
hrrr_@hotmail.com
Recife - PE

:twisted: Solução: Ateus livrem-se do dinheiro! Ele apenas pertence a nós, cristãos!

:wink: Mas deixando a brincadeira de lado, de fato este tipo de coisa é um desrespeito. Assim como figuras religiosas em establecimentos publicos (que não tem nada a ver com religião) e principalmente os governamentais. Ué... Na constituição não tem nada sobre respeito a todas as crenças (por tabela, descrenças)? Além do que... como teísta, eu duvido que Deus goste de vil metal para ter seu nome veiclado a ele.
E o papo de dizer o nome de Deus em vão? Ah... quanta contradição!

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
« Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2005, 11:46:50 »
Nos EUA nao conseguiram tirar o 'In God we trust' do dolar.

A justificativa para agradar ateus e crentes era que a frase jah tinha perdido forca pela repeticao.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2005, 16:26:07 »
Citação de: Luis Brudna
Nos EUA nao conseguiram tirar o 'In God we trust' do dolar.

A justificativa para agradar ateus e crentes era que a frase jah tinha perdido forca pela repeticao.
se não tem mais força, pq não tiram logo?
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2005, 17:08:30 »
Citação de: Unbedeutend Organisch
Alemanha tem aquele partido que vai lançar uma mulher para presidência, editando, é o CDU.

Mas aqui no Brasil o partido do Eimael é tosco,hein...

Para Chanceler . :roll:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!