Olá!
Uma dúvida me persegue já faz um tempo sobre o modo de se referir ao "ateísmo". Eu compreendo que é a ausência de crença na existência de qualquer deus ou deuses. Entretanto, quando dizem eu não "acredito" na existência de deus, me gera uma dúvida em decorrência de eu ter lido em algum texto por aí na internet que está errado.
A "ausência de crença" pode ser usada como o "eu não acredito"? tem correspondência ou não são sinônimos?
Ausência de crença e crença na ausência são coisas diferentes, mas este último eu não consigo compreender o erro - ao se referir sobre divindades. Eu li que não podemos acreditar em algo em que não acreditamos, mas isso está correto? não entendi esse argumento. O exemplo que eu li foi que se não torcemos para nenhum time não acreditamos em um não-time.
Eu tentando achar o erro cheguei a uma conclusão, mas não sei se está certa. Quando eu utilizo "eu não acredito na existência de deus", eu estaria afirmando uma coisa, cabendo a mim o ônus da prova. Mas eu sei que quem afirmou primeiramente é que deve explicar, então acho que está errado mesmo essa explicação.
Fica aí minha dúvida, eu sou ateu porque eu descreio em deus, ou porque não acredito na sua existência? ou dá na mesma?
Bem, como vocês podem ver meu pensamento tá meio confuso.
Gostaria de ajuda!
abraços