Autor Tópico: Ajuda em "debates"  (Lida 1448 vezes)

Offline Maguila

• Nível 01
  • *
Ajuda em "debates"
« Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:19:09 »
Olá a todos,
Sou ateu convicto, sendo que 99% dos meus amigos acreditam em algum tipo de crença. Hoje (16/02) passei por uma discussão bem áspera com um amigo bem próximo, chegando ao ponto de quase sair da mesa deixando-o falando sozinho. Contei até dez e tentei argumentar algumas idéias na esperança de voltar á uma discussão sadia, em que eu expunha uma idéia de que existe uma diferença bem grande entre evolução e criação. Em certos argumentos deixo um pouco a desejar, não consigo explanar bem minhas convicções, fico logo nervoso, com aquela sensação de eu estou certo e que a pessoa que estou discutindo não quer ou não consegue entender o que estou dizendo, e me atrapalho quando me questionam sobre, porque você acredita em Richard Dawkins e não em Alan Kardec, (ambos possuem literatura e afirmam o que escrevem é baseado em estudos), só como exemplo.
O motivo de escrever este texto é saber se alguém sabe de alguma literatura simples e objetiva para poder me auxiliar a embasar melhor meus argumentos.
Comprei o livro Deus um delírio e estou achando um pouco chato, estou na página 217 e vejo que ele utiliza alguns termos difíceis para a minha compreensão, sou uma pessoa objetiva e tanto no livro quanto em algumas discussões aqui do clube cético o assunto é levado para um campo que ao meu entender é bastante filosófico, sabe aquele termo se é que posso dizer “viajando” rodeia, rodeia e não diz nada. Talvez esse “viajando” é de minha parte, pois, não possuo uma vasta literatura sobre o assunto e estou pedindo auxilio para melhor poder entender e debater.
Obrigado
 :idea:
Não basta remendar o velho, temos que criar um novo.

Danieli

• Visitante
Re: Ajuda em "debates"
« Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:38:32 »
O primeiro livro que eu li, foi o Bilhões e Bilhões (o último capítulo foi soberano na minha vida como atéia). Depois disso devorei outros livros do Sagan, depois O Gene Egoísta, e por ai foi.

Leia blogs de outros ateus, a wikipédia, dicionários podem ajudar com os termos também. Quando queremos conhecer algo exige uma dedicação e enfim, depois você pode também ter mais convicção do que anseia e do que pratica. :)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 21:50:35 »
Cara, tem uns sites bem legais, por exemplo, www.ateusdobrasil.com.br, onde você encontra todo tipo de textos, divididos em categorias como contradições, críticas, e uma seção com a tradução do site "god is imaginary", com várias "provas" da não existência de deus. Outro site com muitos textos é www.oencosto.rv.cnt.br, com textos divididos em categorias separadas por seitas.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 22:19:38 »
Recomendo o livro do brasileiro André Díspore Cancian. Foi o melhor livro que li até agora sobre o assunto - ateísmo -, ele explica detalhadamente quase tudo para não restar dúvidas.
Sem querer dar uma de publicitário - já sendo - você pode adquiri-lo pelo próprio site pessoal www.ateus.net

abraço

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 22:27:36 »
Recomendo o livro: Anjo e Demônios de Carl Sagan.

E veja também no youtube alguns videos sobre ateísmo e ceticismo, pesquise a palavra ATEU e assista os principais videos. Depois que você assistir Sabattini, o Dr. Drauziu, o vídeo We are Monkeys, e tantos outros já vai te dar uma boa ajuda...

Eu antes tentava debater e impor meu ateísmo, mas não... prefiro ficar hoje na retaguarde, só converso com pessoas interessadas, o resto nem toco no assunto... por que não adianta, vai trazer inamizades e ficará um clima ruim.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Anansi

• Nível 00
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:52:54 »
Algumas dicas que considero bem úteis e que extraí das minhas poucas experiências com debates ao vivo:

Não fique nervoso. Isso passa a impressão às pessoas com quem você debatendo que você está "perdendo", e para muitas pessoas apelo à ignorância invalida o ponto de vista atacado (o seu). Talvez você também ache que esteja, justamente por não estar convencendo o interlocutor, então tente se controlar. Outra coisa é que estes debates não são feitos para se ganhar ou humilhar o oponente. Pelo contrário, esse tipo de atitude dificulta o diálogo e a transmissão do mensagem que você quer passar. Além disso, o debate tem que ser uma via de mão dupla, onde todos estão interessados na opinião alheia; então se você achar que o debate não leva a lugar nenhum, dê uma desculpa para encerrar o assunto e faça como o Fabulous disse: só converse com pessoas interessadas, se não não vale a pena, a menos que você já saiba o que vai encontrar e que é isso que você quer.

Quanto a melhorar sua capacidade de debater, além de ler outros sites e textos sobre o assunto, como já foi dito, é interessante você criar uma lista, mental ou escrita, dos seus argumentos e analisá-los procurando por falhas que podem ser usadas contra você. Você pode também fazer uma análise dos principais argumentos usados pelos religiosos e como refutá-los.

Offline Anansi

• Nível 00
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:55:13 »
Agora uma regra de etiqueta da Glorinha Kalil: falar de assuntos polêmicos à mesa é gafe.

Offline Anansi

• Nível 00
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2008, 23:59:33 »
...e me atrapalho quando me questionam sobre, porque você acredita em Richard Dawkins e não em Alan Kardec, (ambos possuem literatura e afirmam o que escrevem é baseado em estudos), só como exemplo.

A diferença é que os estudos de um podem ser reproduzidos por cientistas imparciais e os estudos do outro não. Adivinha quem é quem?
Saber um pouco de metodologia científica ajuda bastante.

Possuir literatura quer dizer ter escrito livros?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 09:53:58 »
Você não vai convencer crente nenhum. Ainda que você apresente argumentos perfeitamente lógicos, eles lhe dirão que Deus fez os sábios deste mundo de loucos e transformou a loucura em sabedoria.
Se eles acham que 2 + 2 = 5, não há demonstração matemática que os convença do contrário.

Na dúvida, diga apenas que você não precisa de intermediários para se entender com Deus. O que ele tiver a dizer, dirá a você pessoalmente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 14:35:00 »
Recomendo o livro: Anjo e Demônios de Carl Sagan.

E veja também no youtube alguns videos sobre ateísmo e ceticismo, pesquise a palavra ATEU e assista os principais videos. Depois que você assistir Sabattini, o Dr. Drauziu, o vídeo We are Monkeys, e tantos outros já vai te dar uma boa ajuda...

Eu antes tentava debater e impor meu ateísmo, mas não... prefiro ficar hoje na retaguarde, só converso com pessoas interessadas, o resto nem toco no assunto... por que não adianta, vai trazer inamizades e ficará um clima ruim.

O mesmo aqui. Nunca tento começar um debate com um crente. Eu estudo ateismo, argumentos, etc, simplesmente para defesa. E funcionam perfeitamente bem. A frase que eu adoro falar é "Pro bem da sua fé, não vamos começar a usar a bíblia nessa conversa".

Meu conselho é o mesmo do pessoal acima: carl sagan, um pouco de nietzsche, alguns videos no you tube, sites e foruns como este.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Maguila

• Nível 01
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 10:40:39 »
Obrigado a todos.
Todas as sugestões já estão anotadas e tentarei me atualizar.
Valeu pelas dicas
Abraços
Não basta remendar o velho, temos que criar um novo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 11:11:51 »
Convença-se do seguinte: algumas pessoas precisam de Deus, ou de crença em entidades e poderes superiores. Eu não acho que isso seja uma fraqueza moral. É apenas uma necessidade muito humana e compreensível.

O problema começa quando a crença alheia começa a interferir negativamente à sua volta. Mas se isso não acontece, não vejo muito lucro em debater por debater - as pessoas têm essa tendência estranha de levar críticas às suas crenças para o lado pessoal, o que pode gerar muitos dissabores.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 20:41:59 »
Concordo. Se a pessoa é feliz acreditando e não esta incomodando nem fazendo mal a ninguem, ela tem mais que continuar acreditando mesmo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 21:03:24 »
É por essas e outras que eu não gosto quando criticam a coerência de gente como o Collins (um dos chefes do Projeto Genoma, que é crente). Se ele não faz proselitismo, se não aborrece ninguém, se não interfere com o seu trabalho, e se não é um Criacionista doido... deixa o cara, pô :-)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!