Autor Tópico: Kosovo declara independencia  (Lida 1716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Felius

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.746
  • Sexo: Masculino
Kosovo declara independencia
« Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:20:10 »
Citar
Kosovo's parliament has unanimously endorsed a declaration of independence from Serbia, in a historic session.

Celebrations went on into the night after Prime Minister Hashim Thaci promised a democracy that respected the rights of all ethnic communities.

Serbia's PM denounced the US for helping create a "false state".

A split later emerged at the Security Council, when Russia said there was no basis for changing a 1999 resolution which handed Kosovo to the UN.

Seven Western countries said it was quite clear the situation had moved on.

Resto da noticia em:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7249034.stm
"The patient refused an autopsy."

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 22:28:02 »
Lá vem guerra por aí…
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:22:08 »
Essa gente tá se independendo cada vez mais... onde irá parar?

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:35:49 »
Sabem o que é engraçado? Kosovo é uma região sérvia que tá cheia de albaneses! Não era mais fácil entregar o território à Albânia?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 23:47:19 »
Sabem o que é engraçado? Kosovo é uma região sérvia que tá cheia de albaneses! Não era mais fácil entregar o território à Albânia?

 É possível que venha  acontecer adiante , mas o objetivo fundamental era se afastar da Sérvia. Uma anexação à Albânia geraria confronto com a minoria sérvia certamente.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 00:01:56 »
Estou dizendo que a tendência mundial é o separatismo. A 100 anos atrás o número de países era X, 50 anos depois era X+Y e atualmente é X+Y+Z.

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:15:31 »
Reportagens em português

Citar
Kosovo declara independência unilateral da Sérvia

Pristina (Sérvia) - O primeiro-ministro kosovar, Hashem Thaçi, declarou hoje em Pristina a independência unilateral do Kosovo em relação à Sérvia. A secessão foi aprovada em sessão extraordinária do Parlamento.

"A partir de agora, o Kosovo mudou de posição política. Somos agora um Estado independente, livre e soberano", declarou o presidente do Parlamento, Jakup Krasniqi, aos deputados.

Mais cedo, Thaçi havia declarado que queria "tomar a decisão permitindo que o Kosovo faça parte dos países independentes".

A decisão de convocar a sessão foi tomada após uma reunião da Presidência do Parlamento e dos líderes dos grupos parlamentares, e após uma solicitação apresentada por Thaçi e pelo presidente kosovar, Fatmir Sejdiu.

Em seguida, haverá a votação sobre os símbolos, a bandeira e o emblema escolhidos entre mais de 1.500 propostas.

Sérvia não reconhece

Logo depois da proclamação, o presidente sérvio, Boris Tadic, declarou que a Sérvia nunca reconhecerá a independência do Kosovo.

"A Sérvia nunca reconhecerá a independência do Kosovo. A Sérvia reagiu e reagirá por todos os meios pacíficos, diplomáticos e legais para anular esse ato cometido pelas instituições do Kosovo", disse Tadic.

Vários ministros e deputados sérvios irão hoje às zonas do Kosovo povoadas pela minoria sérvia - cerca de 10% da população - para expressar apoio.

Segundo o ministro sérvio para o Kosovo, Slobodan Samardzic, também transmitirão a essa população a mensagem de que a Sérvia quer intensificar o bom funcionamento nessas zonas.

Belgrado pediu aos servo-kosovares que permaneçam em suas casas no Kosovo, e prometeu que o Estado fará tudo o possível para garantir-lhes uma vida normal na província.

"Trata-se agora não só de ajuda, mas do funcionamento das instituições da Sérvia neste âmbito", disse Samardzic, que estará hoje em Mitrovica, cidade do norte do Kosovo dividida em um setor sérvio e outro albanês, e que agora é o principal foco de atenção diante de possíveis tensões entre as duas etnias.

O ministro reiterou a oposição sérvia ao posicionamento na província de uma missão civil da União Européia - a Eulex - "porque foi imposta sem normas jurídicas".

Belgrado é apoiada pela Rússia, que pediu hoje uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU. A informação foi anunciada pela porta-voz da missão russa nas Nações Unidas em Nova York, Maria Zakharova, à agência oficial russa "Itar-Tass".

Os Estados Unidos e vários outros grandes países da UE expressaram nas últimas semanas a intenção de reconhecer rapidamente a independência depois de sua proclamação.

Hashim Thaçi insiste em que o processo da declaração da independência é conduzido pelos dirigentes de Kosovo "em coordenação" com os ocidentais. Ele garantiu que a segurança dos sérvios e das demais minorias será garantida no Kosovo independente.

UE substitui ONU

Em sua solicitação ao Parlamento, Thaçi pediu aos deputados que se pronunciassem sobre o plano do emissário especial da ONU Martti Ahtisaari, que prevê uma independência sob "supervisão internacional". Ele também deu as boas-vindas à missão da União Européia (UE) encarregada de "acompanhar" os primeiros passos da independência do Kosovo.

"Sabendo que as discussões sobre o estatuto estão encerradas, e reconfirmando nossa promessa de aplicar a proposta do enviado especial da ONU, e também desejando as boas-vindas à missão internacional dirigida pela UE que vai permitir o desenvolvimento democrático e a supervisão da aplicação do plano Ahtisaari, peço que convoquem o Parlamento para uma sessão extraordinária", escreveu Thaçi em sua solicitação.

A missão da UE deve substituir a Missão da ONU no Kosovo (Minuk), que administra a província desde o fim do conflito entre as forças sérvias e a guerrilha separatista albanesa, em 1999.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/17/parlamento_do_kosovo_e_convocado_para_declarar_a_independencia_1193914.html

Citar
Sérvia e Rússia condenam a declaração

Os governos da Rússia e da Sérvia afirmaram que não irão reconhecer a independência de Kosovo, proclamada pelo Parlamento neste domingo, em Prístina. O primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, condenou a declaração de independência e afirmou que Kosovo é um "estado falso".

"Kosovo é Sérvia", disse Kostunica. O ministro das relações exteriores da Rússia pediu por uma sessão de emergência no Conselho de Segurança da ONU para discutir a independência de Kosovo.

O governo russo considera a declaração ilegal e o presidente Vladimir Putin já havia afirmado que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a declaração de independência de Kosovo. As autoridades russas acreditam que o reconhecimento da independência de Kosovo abriria precedentes para disputas territoriais em outras regiões.

O governo de Kosovo aguarda o reconhecimento da comunidade internacional. Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha já afirmaram que apoiariam a decisão, assim como outros países europeus.

Declaração

Segundo o texto da declaração, Kosovo será uma sociedade democrática, secular e multi- étnica.

O governo anunciou que a constituição será feita a partir do plano de Ahtisaari, apresentado em abril pelo enviado especial da ONU, Martti Ahtisaari, que garante os direitos da minoria sérvia.

De acordo com o texto da declaração, Kosovo irá se dedicar à estabilidade na região e pretende ter boas relações com os países vizinhos. Os parlamentares continuam em sessão para aprovar um pacote de medidas que inclui a adoção dos símbolos de Estado, como a nova bandeira.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/02/17/servia_e_russia_condenam_a_declaracao_1194096.html

Citar
Entenda a independência e suas conseqüências

A província sérvia de Kosovo declarou neste domingo sua independência da Sérvia. O primeiro-ministro de Kosovo, Hashim Thaci, convocou uma sessão especial no Parlamento, em Pristina, e o Parlamento aprovou por unanimidade a declaração.

A independência da província foi um processo longo e que deve trazer conseqüências para todos os países da região dos Bálcãs. O presidente russo Vladimir Putin afirmou que seria ilegal e imoral a comunidade internacional reconhecer a independência da província.

O governo sérvio também anunciou que irá congelar as relações diplomáticas com os governos que reconhecerem a República do Kosovo. A BBC compilou uma série de perguntas para ajudar você a entender as principais questões envolvidas na independência.

Qual era o status de Kosovo antes da independência?

Apesar de ter sido formalmente uma Província da Sérvia, Kosovo foi administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1999, mas tinha seu próprio governo e Parlamento.

A ONU assumiu o poder depois que uma ofensiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) forçou a saída de tropas sérvias, que eram acusadas de perseguir a população albanesa, majoritária em Kosovo.

Na época, o governo sérvio alegou que suas forças estavam respondendo a um levante de separatistas albaneses armados.

Isso evitaria que Kosovo se anexasse à Albânia ou tivesse suas regiões de predominância sérvia separadas para se tornarem parte da Sérvia.

Qual a posição da Sérvia e da Rússia sobre a independência?

A Sérvia rejeita a declaração de independência afirmando que é "um ato de separação evidente e unilateral, de uma parte do território da República da Sérvia e... então sem validade". O presidente russo Vladimir Putin já deixou claro que o reconhecimento de uma declaração unilateral de independência "seria imoral e ilegal".

A Rússia é, tradicionalmente, uma aliada da Sérvia e teme uma expansão da União Européia na região dos Bálcãs. O bloco ofereceu, recentemente, um acordo interino a Belgrado, o que abriria caminho para a integração à União Européia.

Além destes, Bósnia-Herzegovina e Montenegro também não reconhecem a independência.

O que vai acontecer com a minoria sérvia?

Os sérvios são predominantes em Kosovo no norte do território, na região do Rio Ibar. Estima-se que 120 mil pessoas façam parte desta minoria.

Há o risco de os sérvios da região responderem a uma declaração de independência proclamando sua própria autonomia, erguendo barricadas nas estradas principais e criando verdadeiras fronteiras.

Antes de declarar a independência, Thaci afirmou que os direitos dos sérvios que vivem no território seriam protegidos.

"Kosovo é a pátria de todos os seus cidadãos. Kosovo está criando sua identidade democrática", afirmou o primeiro-ministro. "Vamos trabalhar pelos direitos e pela proteção de todas as propriedades e garantimos isso. Vamos intensificar a proteção das minorias", disse.

Existe o risco de violência?

Soldados da Otan, que são 16 mil na região, aumentaram o nível de alerta especialmente em áreas onde existe convívio entre as etnias. Comandantes prometem mais patrulhas.

A questão mais importante é se estes militares poderão controlar pontos como a principal cidade do norte, Mitrovica, onde vivem sérvios, ou áreas ao sul, onde vivem membros da etnia albanesa.

A aliança foi fortemente criticada em 2004, quando as tropas de paz não conseguiram reprimir ataques de kosovares albaneses a sérvios.

Até que ponto a violência poderia se espalhar?

Na pior hipótese já imaginada, os 60% de kosovares sérvios que vivem ao sul do Rio Ibar seriam retirados violentamente de suas casas, enquanto os kosovares albaneses que vivem no norte seriam expulsos.

Mas a violência pode ir além. Há grandes comunidades albanesas vivendo na Macedônia e em Montenegro, que poderiam, em teoria, pegar em armas e lutar por uma união com Kosovo.

O primeiro-ministro da Sérvia também já sugeriu que o país poderia responder anexando a parte sérvia da Bósnia a seu território.

A ONU vai sair de Kosovo?

A União Européia deve gradualmente assumir muitas das funções da ONU, mas há a expectativa de que a organização mantenha alguma presença no território no futuro próximo.

O bloco europeu pretende enviar uma missão de 1,8 mil policiais e juízes a Kosovo.

Eles também planejam ter um "escritório internacional civil" no território, cuja função seria supervisionar a implementação do plano de Ahtisaari.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/02/17/entenda_a_independencia_e_suas_consequencias_1194057.html

Citar
Entenda a crise da independência do Kosovo

SÃO PAULO -  O Kosovo, até o momento uma província sérvia cuja independência será proclamada provavelmente no domingo ou na segunda-feira, foi ao longo de sua história um território reivindicado primeiro pelos sérvios e depois pela maioria de etnia albanesa que povoa esse território.

A iminente independência de Kosovo pode provocar os mais diversos cenários, passando por uma onda de violência, uma fuga gigantesca dos sérvios ou um incidente que poderá espalhar o caos na região.

O conflito e a tensão separatista no Kosovo não começou agora. Veja abaixo a cronologia de guerras e principais fatos que aconteceram na região e que podem culminar com a independência kosovar.

- 1398 - Derrota dos sérvios para o Império Otomano na batalha de Kosovo Polje. Tem início a dominação turca, que durará vários séculos e que altera o equilíbrio étnico em benefício dos muçulmanos e albaneses na região.

- 1913 - A Sérvia retoma o controle do Kosovo após as guerras balcânicas.

- 1946 - O Kosovo passa a integrar a Federação Iugoslava liderada pelo marechal comunista Josef Broz Tito. Após a reintegração na Iugoslávia tornou-se região autônoma, mas integrada à república da Sérvia.

- 1987 - Slobodan Milosevic, presidente da Sérvia, revisa a Constituição sérvia, reduzindo a autonomia do Kosovo.

- 1997 - É criado o Exército de Libertação do Kosovo (UCK), que inicia atividades de guerrilha contra as forças sérvias.

- 1998 - As forças de Milosevic reprimem o UCK e seus partidários, causando a morte de mais de 10.000 albaneses do Kosovo.

- 1999 - Frente aos bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Belgrado retira suas forças do Kosovo, colocado sob tutela da Missão da ONU em Kosovo (MINUK) e da Aliança Atlântica.

- 2005 - o Parlamento kosovar adota em novembro uma resolução sobre a criação de um Estado independente.

- 2007 - Em 26 de janeiro, Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia, apresenta um plano para a independência do Kosovo sob vigilância internacional. No dia 26 de março, no Conselho de Segurança da ONU, americanos e europeus apóiam esse plano. A Rússia, que apóia a Sérvia, rejeita.

2008 - Em 17 ou 18 de fevereiro, o Parlamento do Kosovo deve proclamar a independência.

A Sérvia e os líderes sérvios de Kosovo já disseram que não vão reconhecer a independência dessa província com população de etnia de maioria albanesa, administrada pela ONU desde 1999.

Divisão étnica

Radicalmente contrária à independência de Kosovo, sua parte norte, de maioria sérvia, pode acabar optando pela secessão e conseqüente violências entre as comunidades sérvia e albanesa. "Os sérvios do norte vão reagir negativamente à declaração de independência. Para eles, o norte não faz parte de um Kosovo independente, e sim pertence à Sérvia", explica o analista albano-kosovar Ilir Dugolli. "Eles vão preservar seus laços com a Sérvia e teremos uma nova divisão de Kosovo", acrescenta.

A eventual divisão de Kosovo entre sérvios e albaneses foi descartada desde o início das discussões sobre o estatuto da província sérvia que a ONU passou a administrar a partir do conflito de 1998-1999 entre as forças sérvias e os separatistas albaneses. Mas diz respeito a uma realidade. Depois da guerra do Kosovo, o norte, ligado à Sérvia e onde vivem cerca de 40.000 sérvios (num total de 100.000), se mantém estreitamente unido a Belgrado.

"Kosovo já está dividido. A divisão entre o norte e o sul tem nove anos de existência", enfatiza Oliver Ivanovic, um dos líderes dos sérvio-kosovares. "Os sérvios do norte de Kosovo não vão reconhecer a independência, não vão reconhecer a nova administração e vão continuar se considerando parte integrante da Sérvia".

A principal cidade do norte do Kosovo, Kosovska Mitrovica, repartida entre 40.000 sérvios aos norte do rio Ibar e 80.000 albaneses ao sul, simboliza a divisão étnica e a impossível reconciliação entre as duas comunidades, que continuam se opondo, às vezes, de forma violenta.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/15/entenda_a_crise_da_independencia_do_kosovo_1192023.html

Citar
Kosovo: Independência aumenta abismo entre Rússia e Ocidente
 
O abismo diplomático que existe entre a Rússia e vários governos ocidentais está sendo agravado pela declaração de independência de Kosovo.

O que é considerado como um resultado inevitável de guerras e da história pelos Estados Unidos e vários países europeus, é visto como "imoral e ilegal" nas palavras do presidente Vladimir Putin.

A maioria dos governos europeus, certamente o britânico, consideram a decisão como a peça final de um quebra-cabeças confuso chamado Iugoslávia.

A Rússia irá tentar bloquear a decisão no Conselho de Segurançad da ONU. Essa atitude, no entanto, irá fracassar por conta do apoio ao Kosovo de três membros permanentes com poder de veto - França, Estados Unidos e Grã-Bretanha.

Os russos já haviam bloqueado, em junho, que o Conselho de Segurança aprovasse de uma resolução outorgando independência limitada à antiga província.

Autorização

No centro da questão está a separação da província da Sérvia sem uma autorização expressa do Conselho de Segurança.

A Rússia compartilha com a opinião da Sérvia, de que a província não pode separar-se desta forma. A Sérvia já havia oferecido autonomia, não independência.

A Rússia sustenta que, de acordo com as leis internacionais, uma autorização do Conselho de Segurança precederia à declaração de independência.

Os EUA e outros países que apóiam o Kosovo afirmam que a resolução 1244, do Conselho de Segurança da ONU, autorizou uma "presença internacional" no Kosovo depois da guerra travada pela Otan em 1999 e não impede a declaração da independência.

Em última análise, o argumento do Ocidente é sobre política, e não sobre legislação.

Neste sentido, o distanciamento de Kosovo em relação à Sérvia já foi longe demais e o status não é mais aceitável.

O acontecimento deste domingo é outra questão que aumenta a lista de diferenças entre o Ocidente e a Rússia.

A reaparição da palavra Ocidente - com todas as implicações da Guerra Fria, de uma divisão quase permanente com a Rússia - é um sinal da grave deterioração nos últimos anos.

União Européia

Espera-se que muitos governos do bloco europeu, inclusive o Reino Unido, a França e Alemanha, reconheçam a forma limitada e supervisionada de independência de Kosovo recomendada pela ONU.

Esse reconhecimento deve vir depois de um encontro entre os ministros das Relações Exteriores do bloco em Bruxelas, que irá aprovar o envio de uma missão de 1,8 mil homens para ajudar a transição em Kosovo.

A União Européia irá deixar o reconhecimento de fato para cada um dos países do bloco decidir de forma individual. Fontes diplomáticas dizem que três membros - o Chipre, Romênia e Eslováquia - já adiantaram que não irão reconhecer a independência de Kosovo.

O reconhecimento pelos Estados Unidos não é posto em dúvida e deve ser formalmente anunciado nesta segunda-feira.

Caixa de Pandora

É certo que haverá discórdias.

Não se espera que a Sérvia lance alguma ofensiva militar, mas certamente fará o possível para boicotar o novo país, enquanto apoia a minoria sérvia presente no norte da província.

Por sua vez, a Rússia fará o que puder para que Kosovo não seja integrado à ONU.

As reações da Sérvia podem ter sérias implicações para as ambições do país de integrar a União Européia no futuro. Se as relações entre as duas partes se deteriorarem, tal integração poderá ficar suspensa durante anos.

Com a declaração de independência, há a possibilidade de que a população sérvia na Bósnia-Herzegovina use o exemplo de Kosovo para convocar um referendo sobre uma possível separação.

E ainda resta saber se a Rússia usará o Kosovo como predecente para que a Abkházia e a Ossétia do Sul ganhem a independência da Geórgia.

Numa recente conferência, o ex-ministro da Defesa russo, Sergei Ivanov, disse que Kosovo estava abrindo uma "caixa de pandora".

Atualmente há um abismo entre o Ocidente e a Rússia sobre o qual não se pode construir uma ponte.

A Rússia acredita estar sob ameaça (não apenas por causa do escudo antimíssil americano, mas também por causa das hostilidades que diz sofrer) e diante disso, tomou medidas defensivas.

Mas tais medidas (incluindo a ameaça de atacar países que apóiem a iniciativa americana) são encaradas no ocidente como agressivas.

Ocidente e Oriente permanecem divididos.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/02/080217_kosovoanalise_np.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:21:32 »

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Tarcísio

  • Visitante
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 01:24:27 »
É Cossovo não?

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 02:23:29 »
É Cossovo não?
Isso é tema de discussão. A letra 'C' é a que seria correta segundo as regras de adaptação dos nomes à língua portuguesa, porém até em Portugal tem se usado o 'K', então creio que irá permanecer por causa do uso comum, apesar de achar que o 'C' não é considerado errado. Quanto ao fato de ser usado um ou dois 's', em geral é usado um só p/ se respeitar a etmologia do nome, mas no começo do século XX era usado dois 's'.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Alenônimo

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Alenônimo.com.br
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 03:53:07 »
É Cossovo não?
Isso é tema de discussão. A letra 'C' é a que seria correta segundo as regras de adaptação dos nomes à língua portuguesa, porém até em Portugal tem se usado o 'K', então creio que irá permanecer por causa do uso comum, apesar de achar que o 'C' não é considerado errado. Quanto ao fato de ser usado um ou dois 's', em geral é usado um só p/ se respeitar a etmologia do nome, mas no começo do século XX era usado dois 's'.
Vamos começar uma guerra pra ver se devemos escrever Kosovo ou Cossovo?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 04:24:36 »
Vamos começar uma guerra pra ver se devemos escrever Kosovo ou Cossovo?
De minha parte não. Para mim, isso é assunto acadêmico e não me julgo preparado o suficiente para defender uma posição sobre esse assunto. Aliás, nem formei opinião sobre isso.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 09:17:31 »
É Cossovo não?
Isso é tema de discussão. A letra 'C' é a que seria correta segundo as regras de adaptação dos nomes à língua portuguesa, porém até em Portugal tem se usado o 'K', então creio que irá permanecer por causa do uso comum, apesar de achar que o 'C' não é considerado errado. Quanto ao fato de ser usado um ou dois 's', em geral é usado um só p/ se respeitar a etmologia do nome, mas no começo do século XX era usado dois 's'.

acho que isso pode ser repensado com as novas normas da língua portuguesa. já que as letras esquisitas (K, W e Y) vão ser incorporadas, faz sentido que se adapte kosovo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 16:58:00 »
Citar

Sérvia retira seu embaixador nos Estados Unidos

 O governo da Sérvia ordenou hoje a retirada imediata de seu embaixador em Washington, em resposta ao fato de os Estados Unidos terem reconhecido a independência do Kosovo.

 A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, na abertura da sessão em que o Parlamento do país deverá ratificar a anulação da independência declarada ontem pelos albanokosovares.

Kostunica também disse que ordenará a retirada dos embaixadores sérvios das capitais dos demais países que reconhecerem o Kosovo como país soberano.

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2461543-EI8142,00.html

Parece que a coisa ta começando a feder...

Suyndara

  • Visitante
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 17:01:19 »
Vixe.

Não era pra reconhecer?  :'(

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #15 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 17:02:49 »
Segundo a Sérvia e a Rússia, não

Offline Unknown

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 11.331
  • Sexo: Masculino
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 01:17:42 »
Citar
Parlamento sérvio "anula" a proclamação de independência do Kosovo

O Parlamento sérvio "anulou" por unanimidade a proclamação de independência do Kosovo, considerando que a decisão viola a integridade e a soberania da Sérvia.

Em uma sessão extraordinária, 225 deputados do Parlamento votaram a favor da declaração do governo que considera "nula e sem efeito" a independência do Kosovo.

"Isto anula os atos e ações do governo interino do Kosovo que proclamam a independência unilateral, que violam a soberania e a integridade territorial da República da Sérvia", destaca.

"Estes atos e ações representam a secessão violenta e unilateral de uma parte do território da Sérvia e, portanto, não têm efeito", afirma o texto.

A soberania sérvia sobre Kosovo e sua integridade territorial estavam "garantidas pela Constituição da Sérvia, pela Carta da ONU, pela resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU e (...) pela legislação internacional".

Segundo o documento, a Sérvia também classifica de "nulas e sem efeito todas as decisões da União Européia para o envio de uma missão a Kosovo".

"Estas decisões não têm base legal para a Sérvia e não supõem qualquer obrigação por parte da Sérvia com a União Européia".

A União Européia aprovou o envio a Kosovo de uma missão de 2.000 policiais, magistrados e agentes aduaneiros para substituir a missão da ONU que administra este território desde 1999.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/18/urgente__parlamento_servio_anula_a_proclamacao_de_independencia_do_kosovo_1195793.html

Citar
Futuro de Kosovo entre divisão, êxodo, violência ou status quo

A iminente independência de Kosovo pode provocar os mais diversos cenários, inclusive de, passando por uma onda de violência, uma fuga gigantesca dos sérvios ou um incidente que poderá espalhar o caos na região.

- A divisão: A Sérvia e os líderes sérvios de Kosovo já disseram que não vão reconhecer a independência dessa província com população de etnia de maioria albanesa, administrada pela ONU desde 1999.

"Não aceitaremos, continuaremos vivendo na Sérvia com nossas próprias instituições", advertiu Milan Ivanovic, um dos líderes mais influentes da comunidade sérvia de Kosovo.

Uma administração paralela (policia, juízes), apoiada por Belgrado, funciona de fato no norte da província, onde vivem 40.000 dos 100.000 sérvios de Kosovo, assim como em outros enclaves.

"Todos têm medo da divisão, mas na vida cotidiana isso já é uma realidade, é difícil saber quando há divisão ou se há uma declaração formal", disse uma fonte próxima da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

- Violência generalizada: Todos acreditam que pode ser evitada.

"Os políticos sérvios tentaram passar a mensagem de que não queriam resistir (por meios violentos) a uma declaração unilateral de independência" e que "sua resposta consistiria em reforçar suas estruturas paralelas", assinala Alex Anderson, da ONG internacional Crisis Group (ICG).

Os políticos e os habitantes de Kosovo, tanto sérvios como albaneses, apontam que os kosovares não terão nenhum interesse em desencadear uma onda de violência. "Vão ter que demonstrar ao mundo que sabem se comportar bem", espera Srecko Simic, sérvio de Orohovac (sudoeste de Kosovo).

- Um incidente que provoque o caos na região, por uma provocação sérvia ou albanesa. Esse é o maior temor.

"Algo mínimo pode provocar o início da violência", recorda o comandante Etienne du Fayet de la Tour, do contingente d OTAN em Kosovo (KFOR).

Um incidente nunca esclarecido desencadeou as revoltas anti-sérvias de março de 2004, que deixaram 19 mortos e 19 aldeias incendiadas.

A KFOR indicou que estava "prestando muita atenção nos extremistas" sérvios e albaneses.

O primeiro-ministro kosovar Hashim Thacia tem grande influência entre os veteranos de guerra de Pristina e Drenica (noroeste). Contudo, o oeste é grandemente influenciado pelo ex-líder da guerrilha independentista UCK, Ramush Haradinaj, julgado em Haia por crimes de guerra, e de sua Aliança pelo Futuro de Kosovo (AAK).

Os kosovares "confiam que nada acontecerá, mas dizem que não podem controlar tudo", comenta um diplomata europeu.

- O êxodo em massa de sérvios. Seus líderes pedem que não partam e os observadores têm "esperança" de que a maioria permaneça em suas aldeias e evite maiores conflitos.

Para Belgrado, "se os sérvios não permanecerem em Kosovo, a província estaria perdida" definitivamente, indica o diplomata.

Todas as pessoas ouvidas temem que os albaneses iniciem uma "caça aos sérvios", mas a maioria afirma que permanecerão em Kosovo caso não ocorram atos violentos, assegura Ivanovic.

- O status quo: Muitos supõem que cada comunidade seguirá vivendo ignorando a outra, como ocorre atualmente.

"Provavelmente teremos um Estado dentro de um Estado. Se conseguirem trabalhar juntos, OK, não poderemos evitar", adianta uma fonte da ONU.

Contudo, os problemas de soberania poderão ocorrer rapidamente.

"Os albaneses pensam que depois da independência não haverá mais administração (sérvia) paralela, mas isso não acontecerá. Nas eleições locais da Sérvia em maio, (os sérvios) tentarão organizar a consulta em Kosovo", adverte Anderson.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/02/14/futuro_de_kosovo_entre_divisao_exodo_violencia_ou_status_quo_1190877.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 01:41:37 »
Segundo a Sérvia e a Rússia, não

Vão espernear... vão bravatear... mas não conseguirão impedir o inevitável.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 08:49:14 »
Sei não... como a Servia declarou que a independência de Kossovo violaria sua "soberania", não duvido que aconteçam retalhações militares.
Me parece que mais uma guerra está se formando na região. Lembrando que a Servia tem todo apoio da Rússia.

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 08:54:23 »
Sei não... como a Servia declarou que a independência de Kossovo violaria sua "soberania", não duvido que aconteçam retalhações militares.
Me parece que mais uma guerra está se formando na região. Lembrando que a Servia tem todo apoio da Rússia.

Tá nada. O Kosovo está ocupado por tropas internacionais. Vão ocorrer questões como ocorre com Israel. A maior parte do mundo reconhece mas alguns países árabes não.

Acho também uma grande hipocrisia e sacanagem o país Montenegro, recém independente não apoiar a independência de Kosovo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Partiti

  • Conselheiros
  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.502
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:40:30 »
É que Montenegro sempre foi a república iugoslava mais próxima dos sérvios, logo é normal isso. E quanto aos países do mundo, vários não reconheceram Kosovo de cara, e alguns ainda falaram que não vão reconhecer, como Espanha, Chipre, Eslováquia, Georgia, e outros:

http://en.wikipedia.org/wiki/International_reaction_to_the_2008_Kosovo_declaration_of_independence#States_that_have_declared_that_they_will_not_recognise_Kosovo_as_independent
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.872
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #21 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:46:35 »
hm. todos países que enfrentam problemas com separatismo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:47:53 »
O correto mesmo era anexar Kosovo a Albania e o norte do Kosovo, fazer parte da Sérvia. Parece haver uma única região no sul do Kosovo que detém parcela significativa de Sérvio. Mas são poucos e é possível remover (os que desejarem) para a Sérvia. Acho que essa seria uma solução com menos traumas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:49:28 »
hm. todos países que enfrentam problemas com separatismo.
hm. todos países que enfrentam problemas com separatismo.

E são, na maioria, países diminutos... Só Espanha não e mesmo assim, é relativamente pequena. E nosso Brasil varonil, ultra mega gigantesco, nada de separatismo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Partiti

  • Conselheiros
  • Nível 29
  • *
  • Mensagens: 1.502
  • Sexo: Masculino
Re: Kosovo declara independencia
« Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:52:11 »
Bom, diminuto por diminuto, a Rússia também está do lado da sérvia...

E quanto à anexação albanesa, aí é mais difícil ainda, porque aí do ponto de vista da sérvia não é uma província rebelde, mas sim uma invasão extrangeira do território.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!