Autor Tópico: Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida  (Lida 1330 vezes)

Suyndara

• Visitante
Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida
« Online: 18 de Fevereiro de 2008, 12:25:02 »
Planetas rochosos e provavelmente com condições adequadas para o surgimento de vida são mais comuns em nossa galáxia do que se crê atualmente, afirmaram pesquisadores americanos durante um congresso científico nos Estados Unidos.

O astrônomo Michael Meyer, professor associado da Universidade do Arizona, afirmou que entre 20% e 60% das estrelas semelhantes ao Sol na Via Láctea têm em sua órbita planetas com estruturas rochosas semelhantes à da Terra.

"Nossas observações encontraram evidência de formação de planetas rochosos, não diferentes dos processos que levaram ao planeta Terra", ele afirmou no encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), que se realiza até esta segunda-feira em Boston, Massachussetts.

Meyer citou um estudo de sua autoria publicado na edição de fevereiro da revista científica The Astrophysics Journal com conclusões baseadas em observações dos telescópios Hubble e Spitzer.

Nelas, os investigadores detectaram discos de poeira cósmica em torno de estrelas, supostamente resultantes de grandes rochas que se chocaram entre si antes de formar planetas.

"Nossa antiga visão de que o sistema solar tem nove planetas será suplantada por uma de que existem centenas, se não milhares de planetas no nosso sistema solar", afirmou Meyer à BBC.

Condições

Em sua intervenção no evento, a pesquisadora Débora Fischer, da San Francisco State University, disse que é mais provável encontrar vida extraterrestre em planetas de determinada massa e a certa distância de uma estrela.

Dadas essas condições, ela afirmou, é possível que um planeta possa suportar vida a partir de carbono - ou seja, orgânica -, pois o clima "não será muito quente nem frio, e poderia haver acúmulo de água".

Já o pesquisador da agência espacial americana (Nasa) Alan Stern ressalvou que vasculhar o espaço em busca de vida em outros planetas é como "procurar uma agulha em um palheiro".

"É como se quiséssemos explorar a América do Norte estando na costa leste e conhecendo apenas os cem quilômetros iniciais", ele afirmou. "Não sabemos realmente o que vamos encontrar."

Os pesquisadores concordaram que a nova geração de telescópios, que serão empregados em missões espaciais futuras, trará mais informações para aumentar o conhecimento da humanidade sobre o sistema planetário.

Fonte: BBC News

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Via Láctea pode conter 'centenas de planetas' propícios à vida
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2008, 13:34:19 »
Seria fantástico um dia conseguirmos captar sinais de rádio extraterrestres.

Já algo sobre uma teoria que nós humanos somos a primeira leva de vida inteligente no universo e por isso a nossa dificuldade em encontrar alguma evidência de vida extra terrestre.
Vou ver se acho algo a respeito e posto aqui no tópico.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 09:38:21 »
Seria fantástico um dia conseguirmos captar sinais de rádio extraterrestres.

Já algo sobre uma teoria que nós humanos somos a primeira leva de vida inteligente no universo e por isso a nossa dificuldade em encontrar alguma evidência de vida extra terrestre.
Vou ver se acho algo a respeito e posto aqui no tópico.

E de onde tiraram as evidencias para corroborar essa teoria?

Para mim ela é no minimo, ridicula.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:12:50 »
Pois é... não achei onde li isso, por isso não posso dar detalhes maiores.

Eu não achei ridídula... até achei q é plausível.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:19:33 »
Pois é... não achei onde li isso, por isso não posso dar detalhes maiores.

Eu não achei ridídula... até achei q é plausível.

Eu não acho plausivel, o ser humano não explorou nem o sistema solar direito ainda, quem dirá falar algo sobre a existência de outros seres no Universo inteiro.

É muita pretenção.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2008, 10:21:56 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:42:19 »
É apenas uma idéia ao fato de nunca termos conseguido uma prova concreta de vida ET.
Quando digo prova não é no sentido de contatos imediatos... mas em transmissões de rádio... ausência de vida nos planetas do sistema solar.

Pra mim é plausível, pra vc não...
Então não vale a pena se estender a discussão que não irá levar em lugar nenhum.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 15:44:08 »
E se eles não estiverem usando transmissões de rádio para se comunicar?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:02:43 »
Até que provem a existencia deles, eles não existem e somos a primeira leva de vida inteligente no universo como disse o Diego. Não é simples assim?  :|

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:05:00 »
Questão válida... No campo das hipoteses essas supostas civilizações poderiam ser adiantadas, mas com sua tecnologia baseada em aparelhos "organicos", alto desenvolvimento biologico ou sei lá...Se bem que eu não imagino outra forma de comunicação de longa distancia sem usar radiação eletromagnetica (radio, luz, etc...)...
Mas ao que parece, até o momento não existe uma unica evidencia de contato com "eles"
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:05:59 »
Tirando coisas paranormais como telepatia, oq eles poderiam usar?? Tb não me vem outro método a cabeça...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:11:15 »
Tirando coisas paranormais como telepatia, oq eles poderiam usar?? Tb não me vem outro método a cabeça...

Fora sistemas que transmitam informação modulando radiação eletromagnética (laser, radio, etc)??? Sei lá? Pombos correio ETs, mensageiros com tentáculos ou carteiros verdes???
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:21:34 »

Fora sistemas que transmitam informação modulando radiação eletromagnética (laser, radio, etc)??? Sei lá? Pombos correio ETs, mensageiros com tentáculos ou carteiros verdes???

Neutrinos, partículas supersimétricas, ondas gravitacionais...
A vantagem dos neutrinos é que eles atravessam qualquer coisa. Só que isso torna sua detecção meio complicada...

Não sei se vocês sabem, mas o problema do SETI é que em princípio os radiotelescópios não conseguiriam detectar uma
transmissão alienígena acidental. Ou seja, não só precisamos supor que eles usem rádio, mas também que eles esteja ativamente
tentando nos contatar.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:29:55 »
Voce está certo...
Pulsos de neutrinos poderiam ser usados, se bem que os detectores seriam enormes...
Ondas gravitacionais seriam interessantes tambem...

E novamente certo quanto ao SETI...
Sou leigo, mas imagino que tem "muito lugar" para se vasculhar no espaço, principalmente se não sabemos onde procurar...

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:33:04 »
Não sei se vocês sabem, mas o problema do SETI é que em princípio os radiotelescópios não conseguiriam detectar uma
transmissão alienígena acidental. Ou seja, não só precisamos supor que eles usem rádio, mas também que eles esteja ativamente
tentando nos contatar.

Milhões gastos na esperança de que eles queiram se comunicar e de que eles resolvam usar para isso justamente o método de transmissão que queremos.

Me parece otimismo demais.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 16:34:04 »
tentando nos contatar.

Milhões gastos na esperança de que eles queiram se comunicar e de que eles resolvam usar para isso justamente o método de transmissão que queremos.

Me parece otimismo demais.

Pelo menos é um começo né ...
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:57:24 »
sei lá, acho que não somos a primeira leva, acho que nos mudamos de planetas conforme a necessidade (ou vão dizer que nunca ouviram falar da teoria de que nos mudamos e mudamos a milhões de anos, mas na ultima "viagem" tivemos um grande acidente e sobrou poucos de nós, além de termos de começar denovo quase do zero, e agora que nos recuperamos... bem a tempo de já ter acabado com a maioria dos recursos naturais desse planeta... já pensamos em nos mudar denovo (porque tanto interesse dos cientistas em Marte????????????????????????????) .), sei lá, mas a primeira leva não somos. nao to com saco pra escreve aqui todos os argumentos, mas já li uma teoria beeeeeeem plausível sobre isso.
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 20:07:44 »
Acho mais provável encontrar vida microscópica no sistema solar.

Offline Artefacts.of.Chaos

• Nível 10
  • *
  • O mundo real é uma exceção!
« Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 20:18:38 »
é que vida microscópica é tão provável que dá pra se dizer que já é uma verdade, basta encontrar onde estão.
Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!