Bom, se o povo desses países decidir, devem ficar independentes, apesar de ser meio idiota isso de nacionalismo bobo.
Quanto a Quebec, não vejo maiores problemas para se tornar independente se quiser, acho que até ja rolou plebicito sobre isso lá, mas acho que eles num querem.
Já no País Basco apesar de ja ter sido algo problemático, hoje é mais tranquilo, tem muita gente lá feliz com a grande autonomia que eles têm.
No curdistão que o bicho pega, lá é uma região altamente petrolífera, portanto altamente cobiçada. Mas acho que eles querem a independência mais por causa da opressão que sofriam com o Sadam e, é claro, pra ficar com a grana do petróleo de lá.
Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é economicamente vantajoso para um país tornar-se independente, principalmente se ele é muito dependente dos produtos fabricados em outras partes do país original, produtos estes que ficariam importados e encareceriam o custo de vida geral da população. A coisa é ainda pior para áreas industriais voltadas para produçào doméstica, o mercado posterior à independência seria muito mais caro de atingir.
De todos os países da enquete, acho que apenas o curdistão teria realmente vantagem em se tornar independente, mas não sei se este sentimneto vai permanecer se a Turquia entrar na União Européia, acho que os curdos prefeririam ser europeus que curdos...