Enquete

Quebec, Curdistão(na Turquia,Irã e Iraque) e Euskadi(País Bascoi devem tornar-se independentes?

Votos Totais: 0

enquete encerrada: 14 de Junho de 2005, 12:42:29

Autor Tópico: Política internacional(leiam o tópico antes de responder)  (Lida 841 vezes)

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Política internacional(leiam o tópico antes de responder)
« Online: 14 de Junho de 2005, 12:42:29 »
Pode não parecer evidente mas quando se respondi Apenas 2 destes devem se tornar independente está se dizendo que um desses países não deve se tornar independente.Assim vale para Apenas 1 destes deve se tornar independente que equivale a dizer que dois países não merecem  se tornar independentes.Assim que tem uma opinião de que 2 deles não devem se tornar independentes pode responder a penúltima opção da enquete.

Unbedeutend_F_Organisch

• Visitante
Re: Re.: Política internacional(leiam o tópico antes de resp
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2005, 13:21:16 »
Citação de: Wilfredo
Depende muito da situação social e política de cada região e do que pensa a população a respeito. Não quero imitar o governo dos EUA e dizer quem 'merece' e quem 'não merece' ser um Estado independente.

E eu pensei nisso, tanto que quando coloquei merecer eu pensei: " melhor colocar outra coisa, pois nem sempre se merece algo, mesmo sendo justo"

A questão não é discutir quem merece, mas quem deve, independente ETA explodir bombas ou os curdos terem um exército-guerrilha, a não ser que entre no seu critério de quem deveria.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Política internacional(leiam o tópico antes de responder)
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2005, 15:14:49 »
Bom, se o povo desses países decidir, devem ficar independentes, apesar de ser meio idiota isso de nacionalismo bobo.

Quanto a Quebec, não vejo maiores problemas para se tornar independente se quiser, acho que até ja rolou plebicito sobre isso lá, mas acho que eles num querem.

Já no País Basco apesar de ja ter sido algo problemático, hoje é mais tranquilo, tem muita gente lá feliz com a grande autonomia que eles têm.

No curdistão que o bicho pega, lá é uma região altamente petrolífera, portanto altamente cobiçada. Mas acho que eles querem a independência mais por causa da opressão que sofriam com o Sadam e, é claro, pra ficar com a grana do petróleo de lá.

Ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre é economicamente vantajoso para um país tornar-se independente, principalmente se ele é muito dependente dos produtos fabricados em outras partes do país original, produtos estes que ficariam importados e encareceriam o custo de vida geral da população. A coisa é ainda pior para áreas industriais voltadas para produçào doméstica, o mercado posterior à independência seria muito mais caro de atingir.

De todos os países da enquete, acho que apenas o curdistão teria realmente vantagem em se tornar independente, mas não sei se este sentimneto vai permanecer se a Turquia entrar na União Européia, acho que os curdos prefeririam ser europeus que curdos... :roll:
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Política internacional(leiam o tópico antes de responde
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2005, 16:28:51 »
Quanto a Quebec, não vejo maiores problemas para se tornar independente se quiser, acho que até ja rolou plebicito sobre isso lá, mas acho que eles num querem.

suspenderam os plebiscitos, já que a cada novo plebiscito os OUI aumentavam.

o que eu acho é generalizado: qualquer pedaço de terra em que a maioria da população deseje ser livre, deverá ser. porque, ainda que o pedaço faça parte do país e tenha tantos direitos quanto as outras regiões, se desejar pela liberdade e for segurado pelo país, não conheço outra palavra melhor que dominação pra descrever o que está acontecendo.

não me importa se o canadá perderia muito sem quebec, que é a província mais rica, ou se quebec perderia muito sem o canadá. se os quebecuois fazem parte do canadá contra a a vontade deles, nada mais justo que a independência.
e que a vontade do povo seja cumprida!
claro que na prática isso não acontece, mas já que é pra falar de ideais....
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Junker

• Nível 02
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2005, 18:17:39 »
Apenas um deles.

1. Quebec: contra, não há por que fragmentar países estáveis.
2. A favor, os islãmicos tornam-se menos perigosos, para o mundo e para eles mesmos, se fragmentados.
3. Contra. Eles podem se tornar um país agressivo.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2005, 18:38:22 »
Democracia. Se a maior parte da população da região deseja independência, ela deve ser concedida.

E a tal da República Pampa, hein? Acho que o movimento separatista está cada vez mais fraco. No Brasil não há necessidade de separatismo, mais autonomia para os estados, como nos EUA já estaria muito bom.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!