Autor Tópico: Em carta, Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência  (Lida 3700 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Em carta, Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência
« Online: 19 de Fevereiro de 2008, 05:51:55 »

Da Redação *
Em São Paulo

O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a ocupar a presidência do país. A renúncia foi divulgada por meio de uma carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma".

"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.

"Desempenhei o honroso cargo de Presidente ao longo de muitos anos. (...) Sempre dispus das prerrogativas necessárias para levar adiante a obra revolucionária com o apoio da maioria do povo", continua o texto publicado nesta terça.

Fidel fala ainda das limitações que os problemas de saúde trouxeram, ressaltando que "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer." E acrescenta: "Falo isso sem drama."

Na carta, ele lembra que "o adversário a ser derrotado é muito forte" e encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".

As reflexões citadas por Fidel, são publicadas no "Granma", o jornal do Partido Comunista Cubano. Servem como um meio de comunicação com a população do país e, consequentemente, divulgam as idéias do líder cubano para o mundo.

Desde julho de 2006, o comando do país está interinamente nas mãos do irmão de Fidel Castro, Raúl. O afastamento ocorreu por causa de problemas de saúde. Depois de submeter-se a uma cirurgia no intestino, Fidel passou o poder para as mãos do irmão.

Aos 81 anos de idade, Fidel ocupava o poder desde a revolução comunista de 1959. Em dezembro do ano passado, ele indicou que poderia se afastar para dar espaço para uma nova geração política.

No ultimo dia 20 de janeiro, Cuba realizou eleições para renovar a Assembléia Nacional. Na ocasião, ficou acertado que no dia 24 de fevereiro seria designado o presidente do Conselho de Estado, órgão do governo presidido por Fidel Castro.

* Com CNN e BBC
http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/02/19/ult23u1196.jhtm
___________________________________________________________ _____________

:olheira: O inferno deve estar ótimo pra esquiar...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Em carta, Fidel Castro anuncia renúncia à Presidência
« Resposta #1 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 08:35:22 »
Dia histórico...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 08:40:21 »

O líder cubano Fidel Castro anunciou nesta terça-feira que não voltará a ocupar a presidência do país. A renúncia foi divulgada por meio de uma carta publicada no jornal oficial do país, o "Granma".

"A meus caros compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger, recentemente, como membro do Parlamento (...) comunico que não desejarei nem aceitarei - repito - não desejarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante Chefe", diz a carta.

"Desempenhei o honroso cargo de Presidente ao longo de muitos anos. (...) Sempre dispus das prerrogativas necessárias para levar adiante a obra revolucionária com o apoio da maioria do povo", continua o texto publicado nesta terça.

Fidel fala ainda das limitações que os problemas de saúde trouxeram, ressaltando que "trairia sua consciência assumir uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total, o que não estou em condições físicas de oferecer." E acrescenta: "Falo isso sem drama."

Na carta, ele lembra que "o adversário a ser derrotado é muito forte" e encerra com uma mensagem para o povo cubano: "Não me despeço de vocês. Desejo apenas combater como um soldado das idéias. Continuarei escrevendo sob o título "Reflexões do companheiro Fidel". Será uma arma a mais no arsenal com a qual se poderá contar. Talvez minha voz seja ouvida. Serei cuidadoso".

As reflexões citadas por Fidel são publicadas no "Granma", o jornal do Partido Comunista Cubano. Os textos falam de política doméstica e internacional, servindo como um meio de comunicação com a população do país e, conseqüentemente, divulgando as idéias de Fidel para o mundo todo.

Desde julho de 2006, o comando do país está interinamente nas mãos do irmão de Fidel Castro, Raúl. O afastamento ocorreu por causa de problemas de saúde. Depois de submeter-se a uma cirurgia no intestino, Fidel passou o poder para as mãos do irmão.

Aos 81 anos de idade, Fidel ocupava o poder desde a revolução comunista de 1959. Em dezembro do ano passado, ele indicou que poderia se afastar para dar espaço para uma nova geração política.

No ultimo dia 20 de janeiro, Cuba realizou eleições para renovar a Assembléia Nacional. Na ocasião, ficou acertado que no dia 24 de fevereiro seria designado o presidente do Conselho de Estado, órgão do governo presidido por Fidel Castro.

Encontro com Lula
No dia 14 de janeiro deste ano, o presidente Lula teve um encontro com Fidel Castro em Havana. Os dois conversaram durante aproximadamente duas horas e meia e, ao final da reunião, Lula afirmou aos jornalistas que a saúde de Fidel estava "impecável" e que o líder cubano estaria "pronto para assumir o seu papel político".

Convidado a visitar o Brasil, Fidel disse que o faria "pelo menos com o pensamento", em texto publicado no diário comunista no dia 1º de fevereiro.

Na carta desta terça, o líder cubano cita outro brasileiro, o arquiteto Oscar Niemeyer. Ao reproduzir trechos de cartas enviadas a Randy Alonso, diretor do programa "Mesa Redonda" da Televisão Nacional e amigo pessoal de Fidel, ele sublinha: "Penso como Niemeyer que é preciso ser conseqüente até o final."

A mensagem já tinha sido lida no programa de TV no dia 18 de dezembro, quando Fidel pela primeira vez considerou a hipótese de abrir mão de seu posto formal de liderança no país. O que se concretizou nesta terça-feira.

No dia 29 de janeiro deste ano, uma escultura de Niemeyer foi inaugurada em Havana. A imagem de 15 metros representa a luta cubana contra o monstro imperialista, na definição do arquiteto que, por medo de avião, não compareceu à cerimônia.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/02/19/ult23u1196.jhtm

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 08:47:06 »
Vai ser preciso redobrar a atenção agora com o Raúl no comando...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 09:26:05 »
Well, well, well! Mais um pedaço do Século XX que se vai. Espero que os cubanos lidem bem com isso e que o governo da ilha finalmente perceba que liberdade de expressão não é (ou não deveria ser) incompatível com modelo econômico.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 09:27:38 »
Tópicos repetidos...

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:19:05 »
Dia histórico.

Finalmente o FDP largou o osso.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

rizk

• Visitante
« Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 10:33:56 »
Well, well, well! Mais um pedaço do Século XX que se vai.
Primeiro o Kosovo, agora isso... gentes, NUNCA que eu achei que eu ia viver pra ver essas coisas. :o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:05:57 »
ele faz questão de fazer essas coisas gradualmente pra não rolar queima de fogos. maldito.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:31:42 »
ele faz questão de fazer essas coisas gradualmente pra não rolar queima de fogos. maldito.

Claro, ele não entrar para a história como alguem que foi deposto nem um enfermo moribundo... É muito esperto...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:35:27 »
O que, curiosamente, é uma das poucas coisas boas que se pode dizer dele. Discrição, ainda que tardia, é para ser comendada.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 11:37:53 »
Isso me faz lembrar o livro "O outono do Patriarca", do Garcia-Marquez. O curioso é que a intenção do autor era criticar os ditadores
de direita da AL :).
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Danieli

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:21:50 »
Tenho um colega em Cuba, vou perguntar a ele como estão os ares na ilha nesse dia histórico. Até minha mãe que detesta política ficou chocada com a decisão.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:22:56 »

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:27:24 »
Duvido muito que o regime acabe devido a esse fato.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:30:55 »

Acabar, acabar não vai. O irmão dele (bela democracia!) vai assumir, mas que o regime deve ser um pouco flexibilizado, isso deve.

Donald Kendall

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:34:08 »

Acabar, acabar não vai. O irmão dele (bela democracia!) vai assumir, mas que o regime deve ser um pouco flexibilizado, isso deve.

Uma flexibilização mínima, creio. A população cubana não demonstra vontade de insurgir contra o regime.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 12:39:54 »

Uma flexibilização mínima, creio. A população cubana não demonstra vontade de insurgir contra o regime.

Bom, que os defensores de Fidel não leiam o que vou escrever, por menor que seja essa flexibilização, se vier a acontecer, será uma mudança bem vinda.

Donald Kendall

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 14:22:28 »
Acho que Fidel precisa morrer para que ocorra algo significativo. Ele renunciou mas está vivo. Vamos supor que Raul resolvesse abrir a economia, Fidel ficaria sentado olhando?

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 17:24:12 »
Que legal..o filho da puta está com o pé na cova ou já morreu.

Quero ver o que acontece .. se a população vai ficar quieta ou se vão partir para o tudo ou nada e encurralar  os vagabundos que apoiavam Fidel.

Já que a ilha prendeu a população, agora eles tb não teriam para onde correr... espero que o circo pegue fogo logo.

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:00:03 »
A Casa Branca anunciou que manterá o embargo econômico, ao menos por ora.
Mas se o coma andante renunciou é porque deve estar quase um zumbi mesmo. Vai tarde.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:13:40 »
<a href="http://www.youtube.com/v/MbzciUAiOxQ" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/MbzciUAiOxQ</a>

http://www.youtube.com/watch?v=MbzciUAiOxQ

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:39:39 »
A Casa Branca anunciou que manterá o embargo econômico, ao menos por ora.
Mas se o coma andante renunciou é porque deve estar quase um zumbi mesmo. Vai tarde.

Que nada.

Fidel demonstrou, mais uma vez, sua enorme habilidade política, desde a licença até agora.
Conseguiu emplacar a transição formal do poder sem maiores sobressaltos, pelo menos até agora.

Como acho que Raul Castro já está pronto para encaminhar uma transição político-econômica, penso que o plano está funcionando bem.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #23 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:55:59 »
Renunciou e por carta!!!
Ele já morreu ou esta nas ultimas.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 19 de Fevereiro de 2008, 18:59:05 »
Renunciou e por carta!!!
Ele já morreu ou esta nas ultimas.

Vai nessa.

Quantos e quantos já falaram isso...
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!