Autor Tópico: Atenção: Novo aviso sobre o Fórum STR!!!  (Lida 8110 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Atenção: Novo aviso sobre o Fórum STR!!!
« Online: 14 de Junho de 2005, 14:48:38 »
O Fórum foi trancado de novo pelo admin. Pessoas que não mudaram a senha não podem trocá-la até que o fórum esteja aberto outra vez.

Se isso foi feito pela STR, eles são mais panacas do que eu pensava. Se for um hacker, o que é provável, vai se ver comigo... Vou dar um tempo e eu colocar o fórum aberto de novo.

Se a STR tiver o bom senso e reparar no risco que está expondo seus usuários, ela vai abrir de novo o fórum. A não ser que não seja ela a culpada e/ou se o Vines não tem acesso ao admin.

Se a STR quiser que eu não acesse o fórum ainda hoje, ela deve entrar em contato comigo por um de seus editores pelo meu MSN/e-mail: alexandre@alenonimo.com.br e vai ter que dar um BOM motivo...

Essa brecha de segurança é muito séria. Para provar, tenho em mãos a cópia do banco de dados e posso usá-lo para até mesmo tirar o defacement. Posso até tirar o mojibake das postagens! (Mas vai trampo, hein... :P ). Tenho a cópia a pedido de alguns foristas que me pediram para recuperar alguns textos. O arquivo do banco de dados é enorme e eu não ouso colocá-lo num novo host... Nem tenho Speedy mais pra isso...

Bom, vamos ver o  que vai acontecer até o entardecer. Se nada for dito, pretendo abrir o fórum de novo e já adianto que se ele fechar novamente, vou apagar os usuários para preservar seus dados.

Se quiserem me processar depois, podem vir. Sei bem a gravidade do problema lá e acho mais importante preservar os foristas do que o banco de dados...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Re.: Atenção: Novo aviso sobre o Fórum STR!!!
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2005, 14:57:06 »
:shock:  putz o negócio é sério.

não é melhor publicar isto na lista da STR para ver se alguém acorda?
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Skorpios

• Visitante
Re: Re.: Atenção: Novo aviso sobre o Fórum STR!!!
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2005, 15:00:50 »
Citação de: café-com-leite
:shock:  putz o negócio é sério.

não é melhor publicar isto na lista da STR para ver se alguém acorda?

Também acho.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2005, 15:06:29 »
Me diz como se estou banido... :roll:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2005, 15:13:17 »
Citação de: Alenônimo
Me diz como se estou banido... :roll:

O Wilfredo não tem acesso ? Pede para ele postar lá . O Fredy  e o Luiz acho que também tem acesso . Acho que eles não se negariam a postar algo lá.

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2005, 16:32:54 »
tu mandou a senha pro vines? (ou pelo menos ele resolveu mudar a senha dele pra não invadirem de novo com facilidade...
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2005, 16:34:51 »
Nem sei qual é a senha do Vines. Nem preciso saber para acessar o fórum da STR...

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2005, 17:03:30 »
Ale postei o texto na lista da STR vamos ver se alguém toma alguma providência.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2005, 17:06:23 »
Valeu. Vamos ver se o povo acorda. Ou se quem trancou o fórum foi algum hacker...

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2005, 17:08:42 »
Citação de: Alenônimo
Nem sei qual é a senha do Vines. Nem preciso saber para acessar o fórum da STR...

então a falha é muito grave mesmo... e não deve ter sido o vines trancando não, pq ele reclamava que não podia fazer nada no fórum por não ter a senha (o admin colocou uma senha e depois sumiu do infidels, sem falar a senha que tinha colocado, bom, pelo menos foi essa a desculpa que ele deu)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2005, 17:58:38 »
Acho que essa senha é a do admin do FTP... A do fórum ele deve ter ainda...

vazio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2005, 18:33:46 »
Alê, há o risco de o Vines e/ou os outros responsáveis pela STR se irritarem mais com você hackeando o fórum do que com o risco iminente de alguém roubar as senhas de todos os usuários.

O problema maior de alguém roubar as senhas é que é comum as pessoas usarem a mesma senha em vários lugares. Certamente devem haver idiotas que usam a mesma senha até pra conta do banco. Uma vez roubadas as senhas, quem tiver elas em mão terá acesso a inúmeras contas de outros fórums, e-mail, ICQ, MSN, IRC, FTP, netbanking, cartões de crédito e o que mais tiver pela frente.

Porém, talvez não haja muita chance de que os responsáveis pela STR se importem com isto. Aparentemente, de acordo com as últimas declarações que li a respeito (não foram muitas), para eles o fórum sempre foi apenas uma parte supérflua do site, e depois de eles ficarem ouvindo tanta gente reclamando durante tanto tempo sobre a falta de moderadores e sobre os problemas técnicos do fórum, não seria nenhuma surpresa se eles tiverem pego aversão ao fórum a ponto de terem se arrependido de ter aberto ele.

Além disto, há o fato aparente de que o Vines e os editores têm dificuldade em confiar nas pessoas, em identificar pessoas confiáveis, ou em saber quando é mais importante confiar em alguém o suficiente para delegar uma tarefa do que correr o risco de ter problemas maiores se ninguém cuidar da tarefa em questão. Por exemplo, levou anos para porem o APOD, o Elton e o Gabriel como moderadores, sendo que esses três sempre tiveram um comportamento exemplar.

É por isto que existe a chance de os responsáveis pela STR, invés de tentar resolver o problema, ficarem assustados por você ter conseguido hackear o fórum, e reagirem emocionalmente (ainda que sem admitir), atacando você.

Até onde sei, não existe legítima defesa dentro da legislação para crimes de informática. Você acessou dados privados do fórum, modificou o fórum (abrindo ele), e admitiu isto publicamente. Com base nisto, eles podem te mandar para a polícia por invasão e adulteração de sistemas de informática. Se isto acontecer, mesmo que você argumente que tinha boas intenções, você vai estar numa situação muito difícil.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2005, 18:37:52 »
Eu reabri o fórum e, pasmem, tirei o defacement! Sem precisar editar a base de dados!

Só que alguém apagou todas as mensagens e bloqueou os fóruns, então só dá mesmo para mudar as senhas ou coisa assim...

Uma pena...  :hihi:

Duvidam? http://www.str.com.br/Forum/

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Junho de 2005, 18:48:13 »
não tirou o mokibake  :?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Junho de 2005, 18:48:21 »
:shock:  :shock:  :shock:  :shock:
será que o saco encheu de vez :lol:

pior é que tiraram TODAS as mensagens mesmo, tá um belo zero lá...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 14 de Junho de 2005, 18:52:16 »
Alenônimo, e agora? Todos os debates perdidos? Tópicos?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 14 de Junho de 2005, 19:08:48 »
Pessoal, eu acho melhor ter uma opinião de pelo menos dois editores da STR antes de tomar mais alguma atitude sobre o fórum deles.  Sério.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Junho de 2005, 19:26:35 »
Eu não tô nem aí se aquilo tudo foi para o espaço.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #18 Online: 14 de Junho de 2005, 19:36:12 »
Citação de: Luis Dantas
Pessoal, eu acho melhor ter uma opinião de pelo menos dois editores da STR antes de tomar mais alguma atitude sobre o fórum deles.  Sério.

Concordo, Luis.

O negócio é evitar atritos desnecessários.

E Alê, obrigada pelo aviso. Eu mudei a senha.  :wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 14 de Junho de 2005, 19:52:37 »
Citação de: Nina

Concordo, Luis.

O negócio é evitar atritos desnecessários.

E Alê, obrigada pelo aviso. Eu mudei a senha.  :wink:

Terás que mudar também todas as senhas iguais à esta. Pessoas mal intencionadas podem ter tido acesso à ela.

E, pelo visto, a STR está cumprindo muito bem o seu papel-padrão: mantendo-se em perfeita inação. Talvez porque o trabalho esteja consumindo muito tempo e daí não se pode querer as coisas para o mesmo dia por lá.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Junho de 2005, 19:57:54 »
Tá, Poidexter. Eu não estou usando minhas terras, isso justifica a invasão de um grupo do MST as minhas terras? Não! Elas são minhas!

Poindexter

• Visitante
« Resposta #21 Online: 14 de Junho de 2005, 20:00:13 »
Citação de: Fernando
Tá, Poidexter. Eu não estou usando minhas terras, isso justifica a invasão de um grupo do MST as minhas terras? Não! Elas são minhas!

Você pode tentar me explicar o que quer que seja que você está querendo me dizer?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 14 de Junho de 2005, 20:01:25 »

O Guest andou apagando o fórum hoje de manhã e ainda trancou pra ninguém mudar a senha. Esta é a prova de que é ele quem anda fazendo as traquinagens. Garanto que ele TEM as senhas de todo mundo de lá codificadas em MD5. Mudem suas senhas URGENTE!

Ele ainda apagou TODOS os posts do Fórum hoje de manhã, de acordo com a Najma. Como eu estava no escritório a tarde e não tava com o PC preparado para invadir a STR de novo, só fiquei sabendo o que ele fez agora. Ele ainda está lá e fez alterações muito recentes, coisa de 10 minutos. Chegou a bloquear o meu usuário no fórum em vão.

Outra coisa muito suspeita é que foi impossível apagar os usuários do fórum. Creio que algum MOD mal feito seja o responsável. Ou talvez não...

O único jeito que me passa pela cabeça para resolver essa parada agora é o Vines em pessoa desatachar o domínio da str.com.br do site. Isso faz com que não se acesse o servidor e é a única maneira de proteger realmente os dados.

Fiquem espertos todo mundo!

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 14 de Junho de 2005, 20:02:29 »
Adendo: Guest é o hacker que atacou o RV duas vezes e dá a entender que seja mesmo o Wolney Fernandes. Chegou a apagar as provas antes de retomarmos o controle.

Offline Freddy Hazuki

• Nível 23
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Junho de 2005, 20:29:29 »
:shock:  :shock:

o fórum ta ainda hospedado na infidels?
“Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que não o viu.”

Elbert Hubbard

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!