Autor Tópico: ser rica está me arruinando  (Lida 3876 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
ser rica está me arruinando
« Online: 20 de Fevereiro de 2008, 13:51:08 »

Dear Lesley,

I am 26 and thoroughly fed up with the rut of unhappiness in which I've been stuck for a long time. I believe a lot of my troubles stem from the fact that my parents did almost nothing to prepare me for life after school.

I was pushed through a boarding school, where I was badly bullied. My father gave me no encouragement in the one thing I loved, horse-riding. I was totally unprepared for what came next - a large amount of money in a trust fund and no advice about what to do with it.

I feel very angry with my parents, particularly my father. Their inability to talk about money was a major factor in their divorce.

His unspoken view is that it is desperately vulgar to discuss money, while my mother let him make all the financial decisions.

Since graduating from university, I've had a series of pointless, badly paid jobs, interspersed with some volunteer work for charities, while living between my parents' homes.

I think it's good for me to be employed but, since I don't need the money, there is no motivation for me to stick anything out.

I suffer from severe anxiety attacks, mood swings and bouts of depression. I have tried various therapies, but I refuse to take any medication. I don't want to surrender ownership of my emotions to some pharmaceutical company.

I feel there is no one I can talk to, though I sometimes ring the Samaritans. Because I have not actually earned my money I have no concept of its worth, and I feel like my trust fund manager is a fire-breathing dragon.

I would like to make a home of my own, but if I spend my money on a house it would mean having to forgive my father and be grateful. I feel locked in a cycle of despair. If you could give me just a few nuggets of impartial advice I would be immensely grateful.

Francesca

http://www.telegraph.co.uk/health/main.jhtml?xml=/health/2008/02/19/hlesley119.xml
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: ser rica está me arruinando
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 14:08:25 »
WTF is that?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 15:01:41 »
 :o

:lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 16:37:23 »
Nossa, que situação... imagina você ser rico e PERDIDO desse jeito!

A meu ver, não é que o s pais dela não tenham ensinado a lidar com dinheiro... nunca deram à menina noção de responsabilidade e compromisso, mesmo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 16:40:31 »
yep. se eu ficasse ricaço agora acho que nem ficaria entediado nem nada. continuaria levando minha vida como levo, exceto que com mais luxo. essa moça merecia é uma infância de classe média.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 17:00:15 »
yep. se eu ficasse ricaço agora acho que nem ficaria entediado nem nada. continuaria levando minha vida como levo, exceto que com mais luxo. essa moça merecia é uma infância de classe média.
Merecia, não merecia, não sei. Eu não merecia :lol:

Toda vez que a gente faz o bolão da mega-sena lá do trabalho, eu penso "puta merda, eu não faço idéia do que faria com 3mi". Eu não faço idéia nem do que fazer com o meu salário, daí que compro tanta coisa inútil e tal. Se bem que este último mês eu consegui poupar 10%, que legal hehe.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 17:28:26 »
10%, que maravilha. eu espero conseguir fazer a mesma coisa quando chegar minha hora.
eu faço muita idéia do que faria com alguns milhõezinhos. se eu me entediasse depois de uns anos, bom, só continuaria no lugar em que já estou.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #7 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 17:43:12 »
Toda vez que a gente faz o bolão da mega-sena lá do trabalho, eu penso "puta merda, eu não faço idéia do que faria com 3mi".
É fácil. Cuidando da saúde da família toda, comprando uma casa num lugar bom pros pais e uma pra você, abrindo uma pequena empresa pra garantir o sustento e guardando parte pra emergências vai tudo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 19:44:43 »
Eu não entendo vocês que dizem que não saberiam o que fazer com uma bolada. Planejo o que fazer desde que tinha mais ou menos uns 12 anos de idade :-D

rizk

• Visitante
« Resposta #9 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:05:27 »
Bruno (mudou de nome de novo, seu bicha?), obrigada. Eu estou muito orgulhosa de mim mesma. Se eu continuar assim, vou ser uma rizk de verdade. :)

Puxa vida. Eu não fui ensinada pelos meus pais a lidar com dinheiro. Pra mim, dinheiro é um troço que aparece na conta da gente - juro por deus. Eu entendo racionalmente que ele é fruto do meu trabalho, e tal, mas se você me der umas cervejas e me perguntar como é que o dinheiro pára lá, eu vou dizer que eles me mandam um papelzinho dizendo que eu vou ganhar x reais no dia tal, e realmente funciona, que fantástico! (Aparentemente, existe registro em vídeo de tão mágica afirmação - não duvido.)

Ando pensando bastante sobre o último encontro do CC-SP. São experiências realmente enriquecedoras. Um dos colegas, meu contemporâneo, estava dizendo que ele juntava e juntava mesada pra comprar os brinquedos dele, mas todo mês ele ia à loja e o preço tinha subido. Isso é pra garotada que hoje diz que existe inflação. Ok. SÓ QUE eu nunca ganhei mesada.

A única experiência FORMATIVA que eu tive com dinheiro foi assim: quando havia inflação, a moeda tinha vários zeros à direita e era moda usar legging fosforescente com polainas (como Punky, a levada da breca), havia uma loja chamada Pakalolo onde eles vendiam moletons pra gente usar com a legging e as polainas. Eu não merecia, mas tive uma infância de classe média: embora meus pais pudessem pagar um colégio bom, a gente morava longe e não tinha motorista nem tênis de marca nem essas coisas que minhas colegas tinham. Aí cismei que queria o bendito do moletom, e aí aconteceu uma coisa que me fez do modo que eu sou hoje.
Mamãe me levou à Pakalolo e lá nós descobrimos que o moletom custava X.000.000.000.000.000.000.000 moeda da época. Então ela me levou a uma outra loja e me disse que eu podia comprar o que eu quisesse, desde que não passasse do valor do moletom da Pakalolo.
Aí eu saí de lá com umas 400 sacolas... e foi com um vestido que eu comprei nessa ocasião que eu fui ao bailinho e dancei com o menininho que eu gostava, que legal :D

Pouco tempo depois, veio o Real e acabou a baixaria.

[/blog]

rizk

• Visitante
« Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 22:07:46 »
Enfim, eu imagino que meus netos vão rir muito quando eu contar essas coisas.

Quanto ao assunto do tópico: puxa vida, se essa moça deixasse de maluquices e finalmente usasse o dinheiro dela pra se estabelecer, numa casa só dela, e tivesse que pagar as contas e limpar e fazer mercado, certamente metade dessa angústia desapareceria.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 23:07:14 »
puxa vida, se essa moça deixasse de maluquices e finalmente usasse o dinheiro dela pra se estabelecer, numa casa só dela, e tivesse que pagar as contas e limpar e fazer mercado, certamente metade dessa angústia desapareceria.
Aqui:
I would like to make a home of my own, but if I spend my money on a house it would mean having to forgive my father and be grateful. I feel locked in a cycle of despair.
É birra.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 20 de Fevereiro de 2008, 23:51:44 »
ah, mimi, esse nick oceânus me deu de presente.  :vergonha:
eu não sei se eu sei mexer com dinheiro. meu pai me dá uma quantia x todo mês e eu que me vire com ela (é um pouco mais do que 'mesada', até porque moro sozinho). teoricamente eu deveria aprender a me virar com dinheiro limitado, mas quando 10 dias antes de acabar o mês eu me aproximo do negativo ligo pra minha mãe e meu pai não fica sabendo de nada, hehe
tenho medo de ser um gastão pro resto da vida e quando ficar velho não ter mais nada.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 09:40:30 »
Quanta frescura e birra.

Me refiro a carta da Francesca, antes que alguém me entenda mal.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:12:47 »
Eu não entendo vocês que dizem que não saberiam o que fazer com uma bolada. Planejo o que fazer desde que tinha mais ou menos uns 12 anos de idade :-D

Eu planejo minha vida financeira desde os 16 anos (sério, sem piada).

Donald Kendall

Offline Peezah

• Nível 10
  • *
« Resposta #15 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:29:16 »
ah, mimi, esse nick oceânus me deu de presente.  :vergonha:
eu não sei se eu sei mexer com dinheiro. meu pai me dá uma quantia x todo mês e eu que me vire com ela (é um pouco mais do que 'mesada', até porque moro sozinho). teoricamente eu deveria aprender a me virar com dinheiro limitado, mas quando 10 dias antes de acabar o mês eu me aproximo do negativo ligo pra minha mãe e meu pai não fica sabendo de nada, hehe
tenho medo de ser um gastão pro resto da vida e quando ficar velho não ter mais nada.

Sério mesmo?!   :|

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #16 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:31:53 »

Eu planejo desde os meus 12 anos (meu primeiro emprego), o fato é que em fases da minha vida eu torro tudo. O plano atual é me aposentar entre os 30 e 35 anos, mas agora estou solteiro, então, teoricamente essa fase vai voltar e não vou conseguir me aposentar nunca, rs.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:41:30 »

Eu planejo desde os meus 12 anos (meu primeiro emprego), o fato é que em fases da minha vida eu torro tudo. O plano atual é me aposentar entre os 30 e 35 anos, mas agora estou solteiro, então, teoricamente essa fase vai voltar e não vou conseguir me aposentar nunca, rs.

Eu sempre fui econômico, ridiculamente econômico e planejamento para mim era (é ainda, em menor grau) uma obsessão.  A sensação de chegar aos 30, 35 (33 na verdade) e ver que você simplesmente não precisa mais trabalhar é indescritível.

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:46:08 »
Você conseguiu isso, Ricardo? Uau, parabéns! Agora bateu uma inveja!

:hihi:

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 11:55:47 »
Você conseguiu isso, Ricardo? Uau, parabéns! Agora bateu uma inveja!

:hihi:

Sim, em novembro do ano passado eu atingi um objetivo que tinha estabelecido quando tinha 19 anos, agora não preciso mais ficar naquela pauleira de trabalhar quase todo dia

16+ horas por dia, em pelo menos 29 em cada 30 dias, por mais de 14 anos.
E só devo voltar a algo parecido com trabalho (desenvolvimento de jogos, por lazer) ano que vem.

Donald Kendall

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:09:20 »
Apesar de eu morar sozinho há quatro anos, eu nunca administrei dinheiro e estou um pouco preocupado quando começar a trabalhar (se não ocorrer nenhuma catástrofe, no ano que vem). Minhas contas (aluguel, telefone, etc.) vão para a casa de meu pai e eu nem fico sabendo quando gasto, ele paga minha gasolina e me dá dinheiro quase toda semana. Nunca sequer tive a curiosidade de fazer um cálculo médio dos meus gastos, mas esse ano pretendo pedir a ele que me dê uma mesada fixa pra eu pagar todas as contas e me virar durante o mês.

Sobre aposetadoria, minha meta era me aposentar aos 22 anos, antes mesmo de me formar e começar a trabalhar. Mas como não ganhei a Mega acho que não vai acontecer... (tenho até o fim desse ano pra acertar)

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:11:08 »
Deveria se preocupar.

Aliás não entendo até hoje por qual motivo não existem aulas, básicas mesmo, de economia doméstica (por falta de termo melhor) no segundo grau.

Donald Kendall

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:13:21 »

Toda vez que a gente faz o bolão da mega-sena lá do trabalho, eu penso "puta merda, eu não faço idéia do que faria com 3mi". Eu não faço idéia nem do que fazer com o meu salário, daí que compro tanta coisa inútil e tal. Se bem que este último mês eu consegui poupar 10%, que legal hehe.

10%? Eu sei o que você faz com eles. Eu abro uma igreja e você me dá. Que tal?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:18:57 »
Deveria se preocupar.

Aliás não entendo até hoje por qual motivo não existem aulas, básicas mesmo, de economia doméstica (por falta de termo melhor) no segundo grau.

As escolas formam massa de trabalho e não pessoas com perspectiva de melhorar de vida.

Eu não tenho estrutura cultural pra me virar sozinho. Não fui preparado para controlar gastos, etc. Porra, não consigo controlar nem meu humor! Mas se eu tivesse tido aulas de economia doméstica, talvez me sentiria mais seguro para fazer investimentos, ganhar dinheiro, trabalhar etc.

Claro que se alguém se oferecer para me dar uma mesada de 10.000 reais por mês pelo resto da vida, não vou recusar.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 12:19:29 »

10%? Eu sei o que você faz com eles. Eu abro uma igreja e você me dá. Que tal?

Eu DUVIDO que você consiga se passar por religioso e que tenho condições de abrir uma igreja (não falando de condições financeiras, mas sim de carisma e relações socio-políticas ::) ).

Faz uma pregação da Palavra de Senhor Jesus aí para provar o contrário. Faz aí!  :twisted:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!