Assistindo algo do tipo "SBT repórter" ontem, teve um segmento que falou desse termo. Disse que muitos dos alimentos que normalmente comemos são "inflamatórios", e um doutor cujo nome não vi na hora explicou as coisas passando mais ou menos a idéia de que a "inflamação" seria um tipo de "teoria unificada" de más condições físicas/orgânicas.
Achei isso na internet:
O que existe em comum entre doenças cardiovasculares, artrite, câncer, diabetes, asma, hipertensão, doença de alzheimer, envelhecimento precoce e deformações estéticas como celulite? A reposta é: uma inflamação anormal (crônica) e silenciosa que pode causar alterações nas células, contribuindo para o surgimento destas enfermidades. E nossa "dieta ocidental" é a responsável pelo aparecimento desta inflamação. A inflamação anormal está espalhada pelo mundo e por não ser dolorosa nem infecciosa, se alastra silenciosamente matando milhares de pessoas. Apesar de ser potencialmente perigosa, existem boas notícias. A inflamação pode ser modulada pela nossa dieta e por outros fatores ligados ao nosso estilo de vida. Portanto, podemos controlar e reverter este processo. Com a intenção de reduzir este processo de inflamação, a dieta com alimentos anti-inflamatórios é a melhor opção para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida, prevenir e até tratar doenças preexistentes, além de emagrecer com saúde.
Sinopse de um livro de um dr. Alexander Luiz Gomes de Azevedo, "dieta anti-inflamatória"
Me cheira a sugestões de dieta que proavevelmente até são saudáveis, mas essa coisa toda de "inflamação" me parece pseudo-ciência, meio como aquelas coisas de "desintoxicação" de medicina alternativa, em que nunca se fala quais "toxinas" são removidas nos processos malucos. Alguém sabe mais a respeito? Não achei o nome desse dr no Quackwatch, vou dar uma procurada por termos.