Autor Tópico: Como estudar melhor?  (Lida 1346 vezes)

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
Como estudar melhor?
« Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:27:48 »
Olá,

Alguns aqui estão prestando vestibular (como eu), outros já estão estudando em faculdades/universidades, outros já se formaram. Gostaria de saber como vocês fazem pra estudar melhor. Sei lá... alguma técnica, estratégia, qualquer coisa. É por curiosidade e também pra, quem sabe, eu aprender uma maneira mais eficiente.

t+

[Não achei uma área adequada pra esse tipo de assunto, por isso coloquei aqui. Tem um tópico parecido, mas não é a mesma coisa: aqui. E me desculpem por postar esse tipo de assunto em um domingo :D]

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
Re: Como estudar melhor?
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:32:19 »
Acho que pra cada pessoa tem um jeito diferente. Tente descobrir o que faz você se interessar por um assunto. Enquanto estiver interessante não enjoa.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:42:22 »
Procure associar um aprendizado com o outro formando uma rede concreta de conhecimento. É como se o conhecimento fosse um novelo, o que tu precisas fazer é juntá-lo todo em uma bola. Se as linhas ficarem todas espalhadas é difícil de visualisar tudo, mas com todas elas concentradas tu percebe claramente todo o novelo. Com o conhecimento é assim, quanto mais tu associar uma coisa com a outra mais claro vai ficando e mais fácil é de lembrar-se.

Não estude sob pressão. Torne o estudo uma atividade divertida. Apesar do processo ser cansativo, a recompensa vem depois quando ganhas o aprendizado. Arranje tempo e não tenha pressa de aprender.

E matemática exige prática.

(editei ortografia:))
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2008, 15:48:34 por Rodasol »

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 15:47:54 »
Olá,

Alguns aqui estão prestando vestibular (como eu), outros já estão estudando em faculdades/universidades, outros já se formaram. Gostaria de saber como vocês fazem pra estudar melhor. Sei lá... alguma técnica, estratégia, qualquer coisa. É por curiosidade e também pra, quem sabe, eu aprender uma maneira mais eficiente.

t+

[Não achei uma área adequada pra esse tipo de assunto, por isso coloquei aqui. Tem um tópico parecido, mas não é a mesma coisa: aqui. E me desculpem por postar esse tipo de assunto em um domingo :D]

eu nunca estudei humanas porque gostava e aprendi muito fácil. mas exatas em geral não tem segredo; é fazer exercícios, fazer exercícios e fazer exercícios.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 16:18:18 »
Olá,

t+

eu nunca estudei humanas porque gostava e aprendi muito fácil. mas exatas em geral não tem segredo; é fazer exercícios, fazer exercícios e fazer exercícios.
Também tenho facilidade em humanas... mas gosto mesmo é de exatas (é mais excitante, mais fascinante, mais divertido). Só que tenho alguns problemas em interpretar os problemas, tem uns conceitos que são intuitivos pra mim, outros não ::).

E eu não sou nerd!

Danieli

• Visitante
« Resposta #6 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 16:28:22 »
Não sou base para comparação, nunca parei para pegar num livro e estudar propriamente dito. No máximo, resolvo exercícios, leio o que se pede e só. Mas tudo na faculdade em casa, não vai, nem sob tortura.

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:01:38 »
Não sou base para comparação, nunca parei para pegar num livro e estudar propriamente dito. No máximo, resolvo exercícios, leio o que se pede e só. Mas tudo na faculdade em casa, não vai, nem sob tortura.
Também fui assim até terminar o ensino médio. Em janeiro fiz meu 1º vestibular. Fui bem, mas não o suficiente. Por isso, vou ter que me esforçar mais, o que significa: estudar em casa :D

t+

Danieli

• Visitante
« Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:03:10 »
Sou da teoria: não se ensina cachorro velho truque novo.

Mas se tu quer mesmo estudar mais, tá valendo, boa sorte :)

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:15:10 »
Concordo. O caso é que não quero estudar coisas novas, mas sim reforçar algumas matérias e relembrar coisas que eu esqueci :P
Obrigado. t+

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #10 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:16:33 »
[wikipedia] SQ3R

método de estudo Survey-Question-Read-Recite/write-Review
Gostei. Interessante e parece prático :)
Quando eu tiver tempo vou traduzir o artigo e jogar na wiki lusófona.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #11 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 17:58:09 »
Tenha disciplina, estabeleça horários fixos de estudo.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:05:43 »
Pega firme nos três anos do colegial (na adianta estudar só no ultimo ano), faça cursim, coma os livros, leia muito... se você quizer federal. Se quizer particular, pode ficar tranquilo, qualquer porcaria que você escrever eles vão te aceitar.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 18:07:18 »
E outra dica, escreva em todos os lados da borracha (talvez seja preciso de duas dependendo da prova), A B C D E F G ...... e assim por diante... e joga a borracha nas questões de marcar X.

Essa dica é preciosa.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #14 Online: 24 de Fevereiro de 2008, 20:21:00 »
[wikipedia] SQ3R

Esse método funciona muito bem. :ok:

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 23:00:18 »
Pega firme nos três anos do colegial (na adianta estudar só no ultimo ano), faça cursim, coma os livros, leia muito... se você quizer federal. Se quizer particular, pode ficar tranquilo, qualquer porcaria que você escrever eles vão te aceitar.
Cursinho é para fracos :P

Citação de: Fabulous
E outra dica, escreva em todos os lados da borracha (talvez seja preciso de duas dependendo da prova), A B C D E F G ...... e assim por diante... e joga a borracha nas questões de marcar X.

Essa dica é preciosa.
O senhor é um fanfarrão, Fabulous.
Se bem que na UnB só tem que marcar E (errado) e C (correto). 50% chance de errar e 50% de acertar :D

Citação de: Vito Álvaro
Citação de: Buckaroo Banzai
[wikipedia] SQ3R

Yep.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2008, 23:21:15 »
Meu problema é que eu não consigo fazer nada quando o prazo está acabando. O stress ferra com minha cabeça e fico procrastinando até os últimos 15 minutos, aí me mato de trabalhar pra fazer o máximo possível antes do prazo acabar.

Quando começo o trabalho com bastante antecedência ou quando é algo sem prazo definido eu trabalho muito melhor.

rizk

• Visitante
« Resposta #17 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 07:23:23 »
Já eu escrevi meus melhores trabalhos na VÉSPERA. Aliás. Eu não lembro agora de nenhum que eu tenha escrito com antecedência :lol:

Tenho a sensação de que disciplina é TUDO, porém. Sem porta trancada e horários e tal, não tem rotina de estudo que vá pra frente.

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #18 Online: 03 de Março de 2008, 15:01:31 »
Já eu escrevi meus melhores trabalhos na VÉSPERA. Aliás. Eu não lembro agora de nenhum que eu tenha escrito com antecedência :lol:

Tenho a sensação de que disciplina é TUDO, porém. Sem porta trancada e horários e tal, não tem rotina de estudo que vá pra frente.
Já fiz isso também :D. Acho que a adrenalina/emoção ajuda...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!