Autor Tópico: Sol engolirá a Terra em 7,6 bi de anos  (Lida 1595 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Sol engolirá a Terra em 7,6 bi de anos
« Online: 26 de Fevereiro de 2008, 13:26:19 »

Um novo cálculo realizado por astrônomos afirma que a Terra será "engolida" pelo Sol em 7,6 bilhões de anos, segundo um estudo publicado pela revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. A previsão quer terminar com um longo debate sobre a capacidade do nosso planeta de resistir ou não à atração gravitacional solar

Outras teorias dizem que a Terra vai "fritar" no momento que o Sol se expandir. Mas o tempo estimado varia em bilhões de anos. "Ainda que esse problema tenha sido abordado antes, nós acreditamos que esta é a melhor abordagem sobre o assunto", disse o astrônomo britânico Robert Smith, da Universidade de Sussex.

Ainda que 7,6 bilhões de anos pareça muito tempo, não é aconselhável deixar de lado o fato de que o clima do nosso planeta vai esquentar ainda mais, acompanhando o ritmo do Sol. "Depois de cerca de um bilhão de anos a Terra não terá atmosfera nem água, e a temperatura na superfície chegará a centenas de graus Celsius", disse Smith.

Apesar de provavelmente não estarmos mais aqui, os cientistas estão curiosos sobre o episódio final da Terra. Estudos recentes do próprio Smith indicam que, quando o Sol envelhecer e se tornar uma gigante vermelha, ele vai perder massa e força gravitacional. Isso pode fazer com que a Terra seja capaz de se "desprender" da órbita da estrela.

Mas esse cenário não considera as forças relativas, como as exercidas pelas suas camadas externas. Os campos gravitacionais menores do Sol não são completamente insignificantes em relação à órbita da Terra - eles fazem com que o lado do Sol voltado para o nosso planeta acumule mais massa, ficando mais "inchado".

"Ao mesmo tempo em que a Terra faz o Sol 'inchar', o Sol atrai a Terra, e faz com que o nosso entre vagarosamente em sua órbita", disse Smith. "No final, vamos acabar dentro do Sol". Além disso, o gás que a estrela expele vai arrastar a Terra à morte, sentenciou o cientista ao site Space.com.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2640223-EI302,00.html

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
Re: Sol engolirá a Terra em 7,6 bi de anos
« Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 13:59:44 »
Ótimo, eu acho que vou ter tempo suficiente... :hihi:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:05:49 »
Melhor tomar cuidado para a bolsa não despencar ante a notícia de que os imóveis do mundo todo poder perder seu valor...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:21:41 »
De qualquer forma, muito antes de o sol começar a se expandir, sua atividade vai ficar mais irregular. Vi em algum lugar que isso
tornará a superfície da Terra hostil à vida já daqui a meros 200 milhões de anos!
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:25:47 »
Que pena! Eu bem que gostaria de assistir a Terra ser consumida em primeira mão :-)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:26:32 »
Que pena! Eu bem que gostaria de assistir a Terra ser consumida em primeira mão :-)

Malditos ateus suicidas!!! ::)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:28:54 »
Filmaria e distribuiria em DVD (ou equivalente) depois. Aposto que ia faturar uma nota!  :-)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:32:24 »
Não se preocupe, Dbohr. Logo logo o LHC vai começar a operar, e se acontecer de ele gerar um strangeleto com carga negativa,
então a Terra pode ser consumida antes de 2010! :)

Obs.: http://en.wikipedia.org/wiki/Strange_matter#Strange_matter_that_is_stable_at_zero_pressure
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:36:14 »
Não se preocupe, Dbohr. Logo logo o LHC vai começar a operar, e se acontecer de ele gerar um strangeleto com carga negativa,

Strangeleto??
É de passar no pão?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:40:06 »
Você sabe que eu acompanho as notícias do LHC com vivo interesse... fico assustando a pobre da minha mulher com as histórias do strangelet; para depois "assoprar" e dizer que as chances são infinitesimais de alguma coisa ruim acontecer.

De um jeito ou de outro, descobriremos em maio  :diabo:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:46:09 »
De qualquer forma, muito antes de o sol começar a se expandir, sua atividade vai ficar mais irregular. Vi em algum lugar que isso
tornará a superfície da Terra hostil à vida já daqui a meros 200 milhões de anos!

200 milhões é muito pouco. Nosso planeta estaria nas últimas então... Onde viu isso?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:49:35 »
Dois meses é menos tempo ainda

:hehe:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 14:49:44 »

Strangeleto??
É de passar no pão?

É o seguinte. A matéria normal é formada por prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks.
Existem 6 tipos de quarks, mas a matéria normal é formada apenas por dois: u e d (também chamados up e down). Os
outros "sabores" de quarks são: charm, strange, top e bottom (se não me falha a memória). Só que existe um resultado
teórico que indica que a matéria que contém quarks do tipo strange é mais estável do que a matéria normal. Esse tipo de
matéria é chamada "matéria estranha".

O strangelet seria uma "gota" de matéria estranha que, se estável a pressão zero
e se tiver carga positiva (acho) poderia converter a matéria adjacente em matéria estranha, liberando energia no processo.
Seria como uma reação em cadeia que, se imaginarmos ocorresse aqui na Terra, poderia converter nosso querido planeta em
matéria estranha, com consequências um tanto desagradáveis para nós.

200 milhões é muito pouco. Nosso planeta estaria nas últimas então... Onde viu isso?

Deixa ver... ... Ah, foi no blog do Phil Plait, o badastronomy.com. Ele vai incluir esse dado no livro que está escrevendo sobre os
cenários de destruição da Terra.

Alan Watts

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:08:56 »

Seria como uma reação em cadeia que, se imaginarmos ocorresse aqui na Terra, poderia converter nosso querido planeta em

Humm, fiquei curioso.
Teoricamente oq aconteceria se nos tranformassemos em matéria estranha?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:11:17 »

Humm, fiquei curioso.

BOOOM

(Acho)

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:19:27 »

Humm, fiquei curioso.

BOOOM

(Acho)

É... Não parece muito agradavel!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:28:01 »
Fale por você!!!! :p

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:42:30 »
Fale por você!!!! :p
Pô... eu gostaria de fazer umas coisas antes de desintegrar, explodir ou sei lá!!!!
1-ir a Europa
2-comprar uma Harley davison
3-aprender a pilotar planador
4-ir ao japão
5-construir uma big casa com piscina na chacara
6-construir uma pousada no sul de minas
7-ter um filho (Não necessariamente o setimo item)
8-ter um neto
9-....

Assim não dá tempo de fazer tudo!!!!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:45:47 »
8-ter um neto
9-....
9- Bisneto?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:47:18 »
8-ter um neto
9-....
9- Bisneto?
...boa ideia!!!....

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:55:57 »
Dois meses, senhores. Dois. Meses

:hehe:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Fevereiro de 2008, 15:58:36 »
Pelo menos não morrerei de câncer de pulmão por causa do cigarro.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 13:17:49 »
O strangelet seria uma "gota" de matéria estranha que, se estável a pressão zero
e se tiver carga positiva (acho) poderia converter a matéria adjacente em matéria estranha, liberando energia no processo.
Não teria como "ejetar" o treco pra fora do planeta se isso acontecer? Existe algum plano de contingência pra isso?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 13:25:18 »

Humm, fiquei curioso.

BOOOM

(Acho)
Seria legal se isso transformasse 1/4 da população mundial em zumbis canibais ou abrisse um portal para uma dimensão infernal a la doom ou quake. Ou os dois :)
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Fevereiro de 2008, 13:44:05 »
Diante desta possibilidade estarei providenciando minha 12 de cano duplo!
http://br.youtube.com/watch?v=tbCJ9_cpDrU

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!