Então, é verdade que eles não iam só pilhar os europeus do sul, eles também colonizavam algumas regiões invadidas. Mas nunca ficavam de boa não, sempre teve muita briga entre conquistadores e desalojados, tanto na Inglaterra, quanto na Normandia e no sul da Itália, além de outros lugares.
Acho que só na Rússia que não temos noticias de nada, mas lá parece que a coisa era mais comercial desde o princípio, e eles acabaram sendo assimilados. Mas que eles atacaram Constantinopla de lá, isso atacaram.
Quanto à briga dinástica entre Inglaterra e França, a coisa não é tão assim preto no branco, as guerras contra o império angevino de Henrique II e seus filhos foram em parte motivadas pela herança normanda (e no caso, da herança que veio com a Eleonor, que divorciou do rei da França e casou com o da Inglaterra, levando com ela o ducado da Aquitânia). Já a guerra dos 100 anos foi outro motivo, aconteceu bem mais tarde, uns 200 anos depois., onde o rei da França morreu sem filhos e o parente mais próximo era o rei da Inglaterra.