Autor Tópico: Jogos violentos também são benéficos  (Lida 981 vezes)

Suyndara

• Visitante
Jogos violentos também são benéficos
« Online: 28 de Fevereiro de 2008, 09:52:21 »
Uma pesquisa publicada no periódico científico Emotion aponta que os jogos de tiro em primeiro pessoa (FPS no acrônimo em inglês) considerados bastante brutais, geram emoções positivas nos jogadores, o que contraria os defensores que querem o fim destes games.

Os cientistas afirmaram que, no cenário virtual dos jogos, a idéia de que um usuário não goste de ser atingido pelos oponentes pode estar errada. Durante o estudo os voluntários se mostraram ansiosos e nervosos enquanto tentavam eliminar um inimigo, mas não incorporavam as emoções esperadas como vitória ou sucesso.

Em contraposição ao eliminar um rival ou a eliminação do próprio personagem desencadeou pensamentos positivos, algo similar ao comprometimento e consolo.

O game utilizado foi o "James Bond 007: Nightfire" e as expressões dos rostos de todos os voluntários foram monitoradas cuidadosamente enquanto jogavam.

Fonte: Tecnocientista

Yes! Yes! Yes!  :biglol:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Jogos violentos também são benéficos
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 12:03:04 »
Até que enfim algo de positivo

Sempre diziam que a unica coisa benefica nos games era o desenvolvimento da coordenaçao motora e nada mais,  que servia apenas para formar soldadinhos robotizados

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 12:36:52 »
As pessoas que mais ficam hostis por causa de videogames são aquelas que não jogam.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 13:16:22 »
As pessoas que mais ficam hostis por causa de videogames são aquelas que não jogam.

Como a minha mãe, por exemplo ::)

Ela sempre ficava brava qdo me via jogando...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 13:24:51 »
Boa parte do que eu aprendi de historia, ingles, e cultura em geral se deve aos games.

Nao sei por que este pessoal pega no pé dos jogadores

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:50:56 »
Espero que continuem com essas pesquisas.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 16:43:17 »
 :clap: Isso é uma noticia otima! Agora tenho mais uma disculpa alem da cordenação motora, principalemnet para jogar meu estilo de jogo predileto em video-games, tiro em primiera pessoa. Medal of honor foi uma revelação..

E aliais, ainda posso dizer que a culpa de que as pessoas associem games com realidade e venham a cometer atos atrozes, não é culpa dos jogos, e sim de uma falha de caracter da pessoa causada por sei lá que, que foi ativada pelos games, mas bem que poderia ser outras coisas, livros, filmes... 

:lol: Vai rola game e batata chip esta noite... Se quiserem, é só aparecer!  :P

off-topic: O problema vai ser levantar amanhã cedo...  :olheira:
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 17:51:30 »
Será que estou tendo um derrame? Eu não entendi a matéria, o que tem de "bom" nesses jogos.

Pode ser bom que a pessoa não ligue em ser atingida (ou até que goste de ser atingida?) por tiros dos adversários?

É bom que as pessoas jogando fiquem nervosas e anciosas?

Isso de se sentir bem quando morreu ou matou, não me parece nada diferente de estimular uma mentalidade inconsciente de "soldado", não consegui entender o lado bom. :|

Eu não acho que influencie às pessoas saírem matando por aí também, de qualquer forma; no máximo diminui a tolerância à violência em algum nível, mas isso mesmo os filmes provavelmente já fazem, as coisas para serem escabrosas tem que ir aumentando gradualmente o nível de escabrosidade... depois de algum tempo, as pessoas acostumam e não se chocam tanto com decapitações e etc. Acho que isso é praticamente inegável e facilmente demonstrável com diferentes graus de aversão, ou espanto, de pessoas de diferentes culturas à esse tipo de coisa... mostrando para pessoas que por algum motivo cultural não costumam jogar jogos ou ver filmes violentos, devem ficar mais espantados, e os que tem esse costume, vão se acostumando.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 18:03:16 »
Meu problema com FPS's é outro: por mais que eu tenha vontade de jogá-los, fico sempre muito enjoado quando jogo por mais de 15 mins  :enjoo:.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 18:48:55 »
É bom que as pessoas jogando fiquem nervosas e anciosas?

Isso de se sentir bem quando morreu ou matou, não me parece nada diferente de estimular uma mentalidade inconsciente de "soldado", não consegui entender o lado bom. :|
O ponto não é esse, e não é isso que a matéria quis dizer. O que foi demonstrado é que apesar da excitação sentida durante o jogo, os jogadores não se importam com vencer ou perder. Ou seja, o que vale num jogo é se divertir, e não simplesmente vencer os outros. Como no futebol ou outros esportes.

Soldados são preparados pra vencer a qualquer custo em situações extremas em que as regras não existem mais. É bem diferente.

Eu não acho que influencie às pessoas saírem matando por aí também, de qualquer forma; no máximo diminui a tolerância à violência em algum nível, mas isso mesmo os filmes provavelmente já fazem, as coisas para serem escabrosas tem que ir aumentando gradualmente o nível de escabrosidade... depois de algum tempo, as pessoas acostumam e não se chocam tanto com decapitações e etc. Acho que isso é praticamente inegável e facilmente demonstrável com diferentes graus de aversão, ou espanto, de pessoas de diferentes culturas à esse tipo de coisa... mostrando para pessoas que por algum motivo cultural não costumam jogar jogos ou ver filmes violentos, devem ficar mais espantados, e os que tem esse costume, vão se acostumando.
Violência virtual só diminui a sensibilidade à violência virtual. Apesar das cenas, a gente sempre sabe que aquilo que aparece nos jogos não é um fato real e que ninguém sofreu com aquilo, além do que se a pessoa nunca viu uma cena parecida na vida real tem bastante chance dela duvidar que aquela encenação seja realmente realista. Pessoas que jogam jogos violentos costumam ficar tão chocadas com a violência real quanto as outras pessoas.

Curiosamente, algumas pessoas que têm aversão a jogos ou filmes violentos acabam machucando as outras seriamente durante brigas porque não têm noção do perigo de suas ações.

Offline zizu

• Nível 10
  • *
  • FORTUNA FAVET FORTIBUS
« Resposta #10 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 22:08:16 »
Não sou muito chegado em FPS. Precisam desenvolver pesquisas semelhantes agora com o GTA.

Danieli

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 23:22:08 »
Eu não sou base para jogos, mas foi ponderado que os jogos são objetos lúdicos que influenciam os indíviduos, ainda mais pré-adolescentes e adolescentes.
Acho que os benéficios não foram somados aos malefícios para que assim se tivesse uma pesquisa ponderada no que diz respeito a isso.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 02:41:30 »
Será que estou tendo um derrame? Eu não entendi a matéria, o que tem de "bom" nesses jogos.

Entre outras coisas, eles proporcionam a oportunidade de vivenciar ansiedade, competitividade e alívio sem riscos sociais; essas sensações tem efeitos bioquímicos que talvez sejam inclusive necessários para a boa saúde, mas muitas vezes passamos por situações desagradáveis para vivenciá-las.  Os FPS são uma alternativa segura :)

Pode ser bom que a pessoa não ligue em ser atingida (ou até que goste de ser atingida?) por tiros dos adversários?

Pode sim, por exemplo como forma de treinar a romper condicionamentos de ansiedade.

É bom que as pessoas jogando fiquem nervosas e ansiosas?

Até pode ser; você já viu como quem está dedicado a algo que realmente gosta fica eufórico, agitado, até mesmo com coração acelerado e pressão alta?

Ah, mas não é matar ou morrer; é controlar um personagem que mata e morre.  Algo MUITO diferente, entre outros motivos porque não dói.  FPS são uma rara oportunidade de ousar sem correr risco, e atrai exatamente porque não há muito com confundi-los com a vida real :)

Pessoalmente não entendo por que se preocupam tanto com a suposta violência da TV e dos jogos, mas se fala tão pouco de violência e agressividade doméstica; matar e morrer em um FPS não tem nem chance de ser tão nocivo quanto os horrores urbanos domésticos como por exemplo VER SEU PAI E SUA MÃE SE INSULTANDO NA SUA PRÓPRIA CASA; ISSO sim é perigoso e cria dessensibilizações nocivas, e no entanto acontece tanto e com tão pouco questionamento...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 10:39:08 »
Bora jogar GTA San Andreas!

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #14 Online: 09 de Março de 2008, 02:04:22 »
Lá se foi minha desculpa pra poder matar meu vizinho...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 09 de Março de 2008, 02:20:46 »

Que nada.. a desculpa das "vozes na cabeça" ainda cola.
« Última modificação: 09 de Março de 2008, 02:29:30 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Perdulario

• Nível 10
  • *
  • Nada a declarar. Tudo a dizer.
    • Mundo Obscuro
« Resposta #16 Online: 09 de Março de 2008, 02:36:28 »

Que nada.. a desculpa das "vozes na cabeça" ainda cola.
Cola não.
Já usei com meu cunhado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!