Autor Tópico: Ziguezague: A maneira mais rápida de subir uma montanha  (Lida 1062 vezes)

Suyndara

• Visitante
Ziguezague: A maneira mais rápida de subir uma montanha
« Online: 28 de Fevereiro de 2008, 09:55:23 »
Em terreno plano uma linha é tipicamente a melhor maneira de ir do ponto A ao ponto B. Mas subir uma montanha íngreme é algo totalmente diferente; os custos da mecânica e da energia de caminhar para o topo alteram a maneira com a qual nós negociamos com o terreno.

“Você espera que o processo seja similar em qualquer terreno, mas quando você tem alterações na elevação as coisas ficam mais complicadas”, disse o autor do estudo Marcos Llobera, da Universidade de Washington (EUA).

“Há um ponto, ou elevação crítica, onde é muito custoso metabolicamente para se andar em linha reta, portanto as pessoas movem-se em ângulo, cortando através da elevação. Finalmente eles precisam retornar à direção em que se moviam originalmente e isso cria ziguezagues. Quanto mais íngreme a subida, mais importante torna-se enfrentá-la no ângulo correto.”

Marcos e seu co-autor T.J. Sluckin, da Universidade de Southampton (Reino Unido), desenvolveram um simples modelo matemático mostrando que um curso em ziguezague é de fato a maneira mais eficiente de subir ou descer uma elevação íngreme.

A maioria das pessoas não precisa de um modelo para mostrar isso para elas, no entanto, elas o fazem sem sequer pensar sobre isso.

“Eu penso que o ziguezague é algo que as pessoas fazem intuitivamente”, disse Marcos. “As pessoas reconhecem que o ziguezaguear ajuda, mas elas não se dão conta do porque tiveram esta idéia.”

O trabalho está detalhado no Journal of Theoretical Biology

Fonte: LiveScience

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Re: Ziguezague: A maneira mais rápida de subir uma montanha
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:35:08 »
Quem anda de bicicleta sabe disso, hehee

Só pegar uma subida mais íngreme que tem que apelar para o zig zag

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:40:26 »
Me lembra do que li muito tempo atrás: que para navegar no sentido oposto ao do movimento da água os navios tem de fazer zigue-zague também.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:47:56 »
Quando eu ralava meus joelhos subindo as serras, eu também ia em zigue-zague :P

Mas é sempre bom saber que a intuição nem é tão burra assim :)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:52:22 »
O segredo é subir a montanha bêbado. :)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 15:02:38 »
Me lembra do que li muito tempo atrás: que para navegar no sentido oposto ao do movimento da água os navios tem de fazer zigue-zague também.

Tambem pra navegar "contra" o vento....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!