Enquanto eu acho que realmente os chimpanzés são menos capazes, me pergunto qual seria o potencial total se fossem treinados... por exemplo, cães mesmo, e papagaios... de vez em quando descobrem que poderiam aprender mais coisas do que se imaginava possível. (E se fôssemos "ETs" observando humanos antes do início da civilização talvez não achássemos que têm tanto potencial) Acho que com chimpanzés não se chegou a esse ponto ainda.
Ouvi recentemente que cães imitam outros de maneira meio "inteligente"... por exemplo, se vêem outro cão mexendo com um objeto com as patas enquanto está com a boca desocupada, ele então mexerá no mesmo objeto com as patas, meio que presumindo que deve haver um bom motivo para usar as patas em vez da boca; mas se o cão está com a boca ocupada e mexe num objeto com as patas, o que observa presume que ele não usou a boca porque estava ocupada, e usa a boca para mexer no objeto.
Chimpanzés também fazem coisas meio parecidas. Ironicamente, talvez seja a nossa propensão a imitação irracional, sem seleção, que possibilitou a nossa cultura chegar ao nível que chegou - é o que pensam alguns, como o Michael Tomasello.
Também ouvi que papagaios inventam palavras, conheciam um monte de frutas pelos nomes, e quando deram uma fruta nova, cujo nome ele não conhecia, ele inventou um nome combinando os nomes de frutas com os gostos parecidos.