Autor Tópico: Espanhóis descobrem tumba de guerreiro egípcio que viveu há 4.000 anos  (Lida 1155 vezes)

Suyndara

• Visitante
Espanhóis descobrem tumba de guerreiro egípcio que viveu há 4.000 anos
« Online: 28 de Fevereiro de 2008, 11:31:20 »
Iqer, cujo nome significa 'o excelente', foi enterrado na região sul do Egito.
Arqueiro deve ter praticado artes guerreiras durante guerra civil no país.

Visão do sarcófago, com as flechas usadas pelo guerreiro em vida

Arqueólogos do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha desenterraram o caixão de um guerreiro egípcio que perdeu seu combate com a morte há 4.000 anos. O achado aconteceu perto de Luxor, no sul do Egito, região que abrigou a antiga capital faraônica conhecida como Tebas.

Pesquisador analisa o sarcófago do guerreiro Iqer

O nome do guerreiro, provavelmente de origem nobre, estava escrito em seu caixão em hieróglifos: Iqer, que significa "o excelente" em egípcio antigo. Os arqueólogos espanhóis, liderados por José Manuel Galán, acreditam que Iqer era um arqueiro, a julgar pelos enormes arcos encontrado junto com o corpo mumificado. O guerreiro também estava acompanhado de três grandes bastões, vasilhas de cerâmica e cinco flechas cravadas na terra, algumas ainda com as penas usadas para melhorar seu potencial aerodinâmico.

É raro encontrar túmulos da era faraônica num estado tão bem preservado, uma vez que era comum o saque das antigas tumbas. Outro detalhe do achado que chamou a atenção do arqueólogo espanhol foi o uso dos hieróglifos, que apresentam um estilo quase infantil e brincalhão. As serpentes, por exemplo, que representam o som da letra "f", foram desenhadas sorrindo e com o pescoço cortado, para evitar que elas fizessem mal ao defunto.

Iqer certamente teve muitas ocasiões para exercitar seu talento guerreiro, uma vez que viveu durante um período de conflito civil no Egito. A guerra só terminou quando o faraó Montuhotep reunificou o país.

G1 notícias.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Espanhóis descobrem tumba de guerreiro egípcio que viveu há 4.000 anos
« Resposta #1 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 14:00:27 »
Legal

Só uma pergunta

É verdade que o exercito egipcio foi o primeiro a se organizar em divisoes?

Pois eu li uma vez sobre a batalha de Kadesh que as divisoes Amon , Rá e nao sei mais quem salvaram a pele do Ramses II

Ou melhor , duas pergusntas

Houve uma Tebas no Egito e outra cidade com o nome igual na Grecia?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 15:50:44 »
Legal

Só uma pergunta

É verdade que o exercito egipcio foi o primeiro a se organizar em divisoes?

Pois eu li uma vez sobre a batalha de Kadesh que as divisoes Amon , Rá e nao sei mais quem salvaram a pele do Ramses II

Ou melhor , duas pergusntas

Houve uma Tebas no Egito e outra cidade com o nome igual na Grecia?

Quanto as divisões eu não sei mesmo. Mas os egípcios nunca foram tão bons assim com armas e seu exercito era regular. O problema é que os soldados hesitavam por que nao queriam morrer fora do Egito, fora da alçada dos seus deuses. Mas na época de Ramsés esse medo já estava superado em razão do Deus Amon (deus viajante), logo, onde estava o egípcio, estava lá o Deus Amon acabando com o problema de morrer em solo estrangeiro.

Mas a época de forte presença do exército egípcio foi com o faraó Tutmósis III (anterior aos Ramsés) que expandiu as fronteiras ao sul (hoje Sudão) e pelo Oriente Médio.

Quanto a Tebas essa era a capital do Egito. A tradução não deve estar tão perfeita para Português, mas, pelo menos em português, é o mesmo nome da cidade grega.

Tebas hoje não existe mais, apenas ruínas. A região está tomada por desertos.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #3 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 16:11:36 »
Obrigado pelas respostas

Eu sempre ouvi falar desta caracteristica dos egipcios como guerreiros, mesmo com vizinhos ferozes em volta, dizem qua a infantaria deles sempre foi uma naba, o que tinham de melhor eram as bigas

O empate em Kadesh com os Hititas foi uma das maiores cagadas da historia militar

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 16:34:49 »
Obrigado pelas respostas

Eu sempre ouvi falar desta caracteristica dos egipcios como guerreiros, mesmo com vizinhos ferozes em volta, dizem qua a infantaria deles sempre foi uma naba, o que tinham de melhor eram as bigas

O empate em Kadesh com os Hititas foi uma das maiores cagadas da historia militar

O império Hitita quase sempre foi, na verdade, um Estado "tampão" dos egípcios. Para não precisarem lutar em terrar longínquoas de seu território eles usavam os hititas como uma espécie de "aliado" para defesa das fronteiras. Obviamente entraram em conflito ao longo do tempo.

Mas salvo engano meu quem arrasou os hititas foram o hicsos que também acabaram dominando o Egito. O Egito tão estranho que Tebas nem tinha muralhas...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 28 de Fevereiro de 2008, 17:02:23 »
Os Hicsos?

Tem aquela historia de que os Hititas foram varridos devido as invasoes dos chamados Povos do Mar

Até hoje eu nao sei quais sao estes povos, tem nego que diz que eram indo-europeus, semitas e tudo mais

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 09:30:01 »
Os Hicsos?

Tem aquela historia de que os Hititas foram varridos devido as invasoes dos chamados Povos do Mar

Até hoje eu nao sei quais sao estes povos, tem nego que diz que eram indo-europeus, semitas e tudo mais

To fazendo confusão. Com toda certeza não foram os hicsos. Isso foi mais de mil anos antes dos hititas caírem...

Depois pesquiso para saber...

Suyndara

• Visitante
« Resposta #7 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 11:04:45 »
Estava esperando vc responder "amon" :P

Valeu :ok:

ps. Adoro história :)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:07:50 »
Foram os povos do mar sim que destruíram os Hititas. Porém ninguém sabe muito bem quem eram eles, eles são às vezes identificados com os Filisteus, os Minoicos, os Micênicos, os Gregos, os Etruscos, etc.. O que se sabe é que por volta de 1200 a.C. o mediterrâneo oriental estava passando por grandes mudanças e invasões, entre elas o fim dos Hititas.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #9 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 14:19:17 »
Foram os povos do mar sim que destruíram os Hititas. Porém ninguém sabe muito bem quem eram eles, eles são às vezes identificados com os Filisteus, os Minoicos, os Micênicos, os Gregos, os Etruscos, etc.. O que se sabe é que por volta de 1200 a.C. o mediterrâneo oriental estava passando por grandes mudanças e invasões, entre elas o fim dos Hititas.

Não só o Mediterrâneo. Se não me engano, mais ou menos nesse período houve invasões & quedas de impérios na Mesopotâmia também [1].
Não é a toa que essa época é conhecida como a Idade das Trevas (A Original - não aceite imitações!) :)

[1] Posso estar mais errado do que a média: meu livro de História Antiga está a uns 5000 km fora do meu alcance no momento :(
Segundo a Wikipédia, esse período corresponde à Idade das Trevas da Grécia: http://en.wikipedia.org/wiki/Greek_Dark_Ages#Mediterranean_warfare_and_the_Sea_Peoples
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #10 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 17:57:21 »
Com certeza deve ter alguma teoria dizendo que os Hititas foram derrotados pelos Atlantes , pois os mesmos nao estavam em sintonia tantrica com jupiter.

Será que foi uma das varias ondas de invasoes indo-europeias que varreu os Hititas?

Os pré helenicos, sei lá, Dorios, Jonios, Aqueus

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Fevereiro de 2008, 18:36:19 »
Então, os Hititas já eram Indo-Europeus. Tem gente associando aos dórios sim, mas eles apareceram um pouco mais tarde (1050 a.C), se fosse seria antes, como resultado da queda dos Micenios. Tem gente também associando os povos do mar com os refugiados de Troia.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #12 Online: 03 de Março de 2008, 14:40:27 »
Off-Topic

Acho que tem uma lenda dos romanos que os associam aos troianos ( principe Eneas e os outros refugiados)

Sera que existe alguma chance das tribos latinas serem descendentes dos refugiados troianos?

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #13 Online: 03 de Março de 2008, 14:58:58 »
Sim, há essa lenda, mas mais no sentido dos primeiros reis de Roma, não o povo em si. A Eneida de Virgílio trata dessa lenda.

Historicamente, a chance é quase nula dos Latinos serem descendentes de um povo da Ásia Menor.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #14 Online: 03 de Março de 2008, 15:10:50 »

Realmente, bem lembrado

Talvez os etruscos entao?

Quem sabe eles nao foram os primeiros reis de roma, sendo estes descendentes dos troianos deveriam ter instituiçoes mais avançasdas que os latinos, dai eles mandaram por um tempo, e depois os latinos viraram o jogo

Pois parece que no primeiro contato, os gregos nao estranharam os romanos, ou nao os consideraram tao "barbaros" assim

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #15 Online: 03 de Março de 2008, 15:21:11 »
Bom, os Etruscos são um mistério étnico, ninguém sabe da onde eles vieram, mas a teoria mais aceita é que eles são da Itália mesmo, seriam descendentes dos Europeus antes da invasão Indo-Européia, como os Bascos.

Quanto à história dos reis, não sei, acho meio forçado isso. Mas uma coisa, quase todos os reis de Roma tinham nomes etruscos, e Roma estava bem na fronteira da influência cultural Etrusca. O que se acredita é que a dinastia reinante era Etrusca, pelo menos na maioria dos Reis.

Nosso maior problema é que por causa do saque dos gauleses à Roma em 390 a.C. toda história romana anterior à isso tem um componente legendário muito forte, sendo difícil tirar conclusões corretas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!