Autor Tópico: O problema da reencarnação e da identidade pessoal  (Lida 1636 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
O problema da reencarnação e da identidade pessoal
« Online: 01 de Março de 2008, 14:37:18 »
Segue um pequeno questionamento para introduzir o problema da reencarnação e a identidade pessoal:

O poder do espírito

Faith sempre acreditou em reencarnação. Mas recentemente seu interesse por suas vidas passadas tinha alcançado um novo nível. Agora que estava visitando a médium mística, pela primeira vez teve informação sobre como realmente foram suas vidas passadas.

A maior parte do que Marjorie contou a ela foi sobre sua encarnação anterior como Zosime, uma mulher nobre que viveu na época do cerco de Tróia. Ela soube de sua fuga audaciosa primeiro para Smyrna e depois para Cnosso. Era, aparentemente, bela e corajosa, e se apaixonou por um comandante espartano, com quem viveu em Cnosso pelo resto de sua vida.

Faith não conferiu a verdadeira história de Tróia para verificar a história de Marjorie. Não duvidou de que a sua era a mesma alma que vivera em Zosime. Entretanto, havia algo que a preocupava e incomodava em relação ao que aquilo significava.

Por mais que gostasse da idéia de ser uma beleza grega, como não se lembrava de nada de sua vida em Cnosso ou tinha qualquer sensação de ser a mesma pessoa sobre a qual Marjorie lhe contara, não podia ver como ela e Zosime podiam ser a mesma pessoa. Ela havia descoberto sobre sua vida passada, mas aquilo não parecia ser a sua vida.

Muitas pessoas em todo o mundo acreditam em várias formas de reencarnação ou renascimento. Há muitas razões para pensar que estão erradas em fazer isso. Mas vamos supor que temos almas e que elas reencarnam. Em que isso implica?

É esta a questão com a qual Faith está se debatendo. Apesar da natureza um tanto suspeita da história que Marjorie lhe contou - por que nossas vidas passadas sempre parecem ter sido como pessoas tão interessantes e fortes, com vidas tão ricas? -, Faith não questiona sua veracidade. A pergunta que ela se faz é: se eu, na verdade, tenho a mesma alma que Zosime, será que isso faz com que eu e ela sejamos a mesma pessoa?

Intuitivamente, Faith responde: "Não." Ela não tem a sensação de ser a mesma pessoa que Zosime. Isso não é surpresa. Quando olhamos para nós mesmos no passado (em vez de para nossos eus anteriores), o que nos dá a sensação de que somos a mesma pessoa é certo grau de encadeamento e continuidade psicológicos. Lembramo-nos de ser aquela pessoa, de fazer as coisas que ela fez, ter as crenças que ela tinha e por aí vai. Também temos uma sensação de como nossos eus atuais se desenvolveram a partir dessa pessoa.

Se nossas almas habitaram outras pessoas em vidas anteriores, não temos tais conexões psicológicas com elas. Marjorie precisa dizer a Faith o que Zosime fez e pensou, já que Faith não se lembra de ser Zosime, nem tem qualquer sensação de ter se desenvolvido a partir de Zosime. Sem essas ligações, como pode fazer algum sentido dizer que Zosime e Faith são a mesma pessoa, mesmo se compartilham da mesma alma?

Se esses pensamentos estão no caminho certo, então mesmo se temos almas que sobrevivem à morte corporal, isso não significa necessariamente que nós vamos sobreviver à morte corporal. A existência continuada do eu parece depender da continuidade psicológica, não de alguma estranha substância imaterial. A existência continuada da alma não garante mais a existência continuada do que a existência continuada do coração ou de outros órgãos.

(...)

Retirado de O porco filósofo de Julian Baggini

Para quem não entendeu o tópico, recomendo esta leitura: http://criticanarede.com/met_idpessoal.html
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
Re: O problema da reencarnação e da identidade pessoal
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2008, 15:09:33 »
Antes que aconteça a mesma coisa que ocorreu no RV:

Sempre que eu posto algo deste livro ninguém pega o problema central, e a porra do livro não é filosofia hardcore é uma pequena apresentação mui superficial de vários questionamentos da filosofia. As historinhas são só para dar um contexto amigável aos questionamentos.

"O problema da reencarnação e a identidade pessoal" se encontra aqui:

como pode fazer algum sentido dizer que Zosime e Faith são a mesma pessoa, mesmo se compartilham da mesma alma?
    Se esses pensamentos estão no caminho certo, então mesmo se temos almas que sobrevivem à morte corporal, isso não significa necessariamente que nós vamos sobreviver à morte corporal. A existência continuada do eu parece depender da continuidade psicológica, não de alguma estranha substância imaterial. A existência continuada da alma não garante mais a existência continuada do que a existência continuada do coração ou de outros órgãos.

E ele continua sendo um problema mesmo que as hitórias do espíritas sobre reencarnação fossem verdadeiras.
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2008, 15:45:31 »
Concordo.  A observação dos fatos, mesmo que se aceitassem as alegações espíritas e/ou reencarnacionistas, mostra que na prática não existe diferença alguma entre reencarnar ou não, ter ou não uma alma imortal.  É algo que se escolhe acreditar que exista, mas não há fatos que suportem essa crença ou que possam servir para testá-la.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Danieli

• Visitante
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2008, 16:10:13 »
Eu tive uma fase trash, que conheci três pessoas que encarnaram o espírito da Cleópatra. E todas com idades semelhantes.
Eu não gosto de lembrar que eu supostamente reencarnei Jacob, um torturador da idade média. :|

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #4 Online: 02 de Março de 2008, 13:12:13 »
Que é a alma senão o Eu?

O grande problema desse tipo de questionamento é que usamos palavras, e as palavras necessariamente tem interpretações diferentes.
Alma seria a essência, e não a personalidade. A personalidade estaria mais ligada a palavra espirito a meu ver.

Também acho que durante nossa vida, nossas experiências é que criam nossa personalidade, porém o mundo externo é interpretado a partir do sujeito, e mesmo que as pessoas levem exatamente a mesma vida exterior, necessariamente vão ser diferentes porque o interior é diferente.

Talvez nós não consigamos enxergar essas ligações porque vivemos num nivel muito superficial, no caso do texto por exemplo, uma mulher do século XX comparando-se a outra na época de Troia, vivendo em contextos totalmente diferentes, e analisando da perspectiva exterior, é um tanto óbvio que levem uma vida diferente. Mas ainda sim é possivel que reste algo de nós e que transmigre para outro corpo quando o corpo morre, resta entender o que é que sobra.

Mas uma coisa é certa, as ações dos eus anteriores afetam nossos eus presentes, e isso a meu ver, pode ser visto como uma especie de "reencarnação", porque o Eu sempre continua existindo, mesmo após a morte.
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 13:25:07 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #5 Online: 02 de Março de 2008, 13:26:45 »
Eu acho que também não consigamos ver isso claramente por estarmos muito apegados à nossa personalidade e ao nosso mundo. A maioria das pessoa teme terrivelmente a morte, como se fosse o fim de tudo e que nunca mais fossem viver.

Mas como isso é possivel? A morte não é nada senão uma mudança de estado, a Vida continua existindo SEMPRE, e com ela o EU, então como podemos falar em FIM?
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 02 de Março de 2008, 13:45:17 »
Ao seu ver, como é essa diferença entre essência e personalidade, entre alma e espírito?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2008, 13:55:26 »
Ao seu ver, como é essa diferença entre essência e personalidade, entre alma e espírito?

A alma é impessoal, é a essência do SER, sendo ele humano, animal ou sabe se lá o que. E o espirito é mais pessoal, está mais ligado ao resultado das experiências interiores e exteriores acumuladas na vida, aquilo que geralmente nós dizemos que somos, eu gosto disso, não gosto daquilo, sou assim, sou assado etc.
« Última modificação: 02 de Março de 2008, 14:00:35 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 03 de Março de 2008, 02:16:35 »
A alma é impessoal, é a essência do SER, sendo ele humano, animal ou sabe se lá o que. E o espirito é mais pessoal, está mais ligado ao resultado das experiências interiores e exteriores acumuladas na vida, aquilo que geralmente nós dizemos que somos, eu gosto disso, não gosto daquilo, sou assim, sou assado etc.

A essência do ser não estaria no próprio ser?

Você perguntou "Que é a alma senão o Eu", e agora está dizendo que a alma é impessoal.  MInha sensação é que juntando as duas afirmações se chega à conclusão de que alma é um conceito puramente fictício.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #9 Online: 03 de Março de 2008, 09:31:50 »

A essência do ser não estaria no próprio ser?

Você perguntou "Que é a alma senão o Eu", e agora está dizendo que a alma é impessoal.  MInha sensação é que juntando as duas afirmações se chega à conclusão de que alma é um conceito puramente fictício.

Acho que seria mais adequado dizer que a essência do ser É o próprio Ser. No meu ponto de vista, a alma é sim impessoal, porque está em todos os seres, mas é também pessoal, porque está na individualidade. Porém, ela não se limita ao individuo, é o individuo que a limita, ela está nele, mas não é ele. A alma se manifesta nos mais variados tipos de seres, e em cada ser ela se manifesta de forma diferente, porém ela é sempre ela mesma.
« Última modificação: 03 de Março de 2008, 09:35:32 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2008, 10:00:33 »
Um conceito bastante especulativo, não acha?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #11 Online: 03 de Março de 2008, 10:01:18 »
Um conceito bastante especulativo, não acha?

Acho.

É por isso que temos que experimentar em vez de falar. :hihi:
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!