Autor Tópico: Clube de Nadismo defende o ócio em doses diárias contra o stress  (Lida 1178 vezes)

Danieli

• Visitante
Clube de Nadismo defende o ócio em doses diárias contra o stress
« Online: 01 de Março de 2008, 17:53:12 »
Clube de Nadismo defende o ócio em doses diárias contra o stress

ADRIANA PRADO

O FUNDADOR Marcelo Bohrer criou o clube, que tem como marca um cubo branco: vazio

Não é de estranhar que um sincero “Ahn?” seja a primeira reação de quem ouve falar em um grupo que está conquistando cada vez mais sócios pelo Brasil: o Clube de Nadismo. Isso mesmo: um grupo de pessoas cuja filosofia é... fazer nada de vez em quando. O fundador, o designer Marcelo Bohrer, 32 anos, de Porto Alegre, explica: “Fazer nada às vezes é fundamental para uma boa qualidade de vida. E isso é difícil, porque as pessoas se sentem culpadas, acham que estão desperdiçando tempo.” Ele teve a idéia após um burnout (exaustão provocada pelo stress), em 2003, que o fez repensar seu até então frenético ritmo de vida. E garante que hoje vive melhor, após criar este clube cujo nome, reconhece, causa estranheza. “No início as pessoas acham engraçado, mas depois entendem a proposta”, conta.

Quem está no clube, portanto, leva o fazer nada a sério. Como o executivo paulistano Rubens Miranda, 57 anos, que decidiu rever seus hábitos depois que dois amigos tiveram infarto. “Quando vi que poderia acontecer comigo, decidi agir preventivamente”, diz. Ele conheceu o grupo pela internet e hoje, cinco meses depois, sente que a relação com a família está melhor. “Eu era muito estourado. Agora, penso antes de falar”, diz.

Os encontros do clube acontecem uma vez por mês em parques ou praças da capital gaúcha. No local há sempre um grande cubo branco, que simboliza o vazio. São 45 minutos de absoluta inatividade. Não há muitas regras. A pessoa pode ficar sentada ou deitada. Só não vale dormir. “A orientação é que todos fiquem de olhos abertos. Dormir não é fazer nada. É uma necessidade”, explica Bohrer.

Miranda diz que se pode praticar em casa mesmo. Duas vezes por dia, ele desliga os celulares, tira o telefone do gancho e, sentado na sala, “faz nada” por dez minutos. Sua mulher ainda não se acostumou com a nova filosofia. “Quando falei sobre o grupo, ela me chamou de maluco, achou ridículo. Queria saber o que eu ganharia com aquilo. Ganhei qualidade de vida. Você aprende a buscar suas necessidades de uma forma menos louca”, resume ele.

Fazer nada, segundo Bohrer, é a radicalização de movimentos como o Slow – que, basicamente, prega a valorização do tempo. Vive melhor quem vive mais devagar. O que não é lá uma novidade para o cantor Martinho da Vila. Devagar, devagarinho, ele chegou aos 70 anos esbanjando disposição. “É uma filosofia de vida. Quem anda devagar chega. E chega descansado”, brinca ele, que nem por isso trabalha menos. “Trabalho muito, mas não abro mão do meu tempo à toa. Fazer nada já faço faz tempo”, ri. Segundo o psicólogo Esdras Vasconcellos, professor da USP, fazer nada é saudável: “Quando esvazia a mente, você entra numa freqüência psicofísica muito baixa, e isso faz bem.”

Thainá Gallo, 17 anos, de Porto Alegre, é outra sócia satisfeita. Ela se considera extremamente agitada e está empolgada com o aprendizado. “Tenho que admitir que não é uma coisa normal. Até me perguntei o que estava fazendo ali. Depois consegui relaxar. Acho que vai me ajudar a ser mais calma”, diz. Não é nada, não é nada... mas é muita coisa!

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/

Quando a gente pensa que já viu tudo... :|

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Clube de Nadismo defende o ócio em doses diárias contra o stress
« Resposta #1 Online: 01 de Março de 2008, 20:37:08 »
Parece Shamata, Vipassana ou Zazen...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #2 Online: 01 de Março de 2008, 21:35:49 »
A arte de não fazer nada.
Não deseje.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 01 de Março de 2008, 21:46:43 »
Eu pratico isso faz tempo... Só não sabia que havia um grupo...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Danieli

• Visitante
« Resposta #4 Online: 01 de Março de 2008, 23:30:36 »
Eu pratico há tempos também, mas sentiria vergonha de me reunir para fazer nada em conjunto.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 01 de Março de 2008, 23:44:27 »
pff, descobriram a américa.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 02 de Março de 2008, 07:17:18 »
Parece Shamata, Vipassana ou Zazen...

... com uma pitadinha de malandragem, talvez. Mas eu teria que conhecer melhor todos os lados para dizer :-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 02 de Março de 2008, 10:17:55 »
Sou praticante... mas teria preguiça de ir aos encontros...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Março de 2008, 15:53:15 »
Meu vô era italiano...ele chamava isso de algo como: Il dulce far niente!! (não sei se escrevi certo)...
O velho praticava isso quase o dia todo as custas do meu pai...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Danieli

• Visitante
« Resposta #9 Online: 02 de Março de 2008, 16:05:40 »
É um contraditório você ter disposição uma vez por mês com o intuito de fazer nada se reunir com outras pessoas e juntas fazerem nada.
Porque se você está disposto a fazer nada, porque vai se deslocar para um lugar para praticar o Nadismo?

Luz

• Visitante
« Resposta #10 Online: 03 de Março de 2008, 09:51:49 »

Interessante, isso. Estou sempre fazendo alguma coisa, mesmo quando não estou "fazendo nada". Acho que vou experimentar por aqui. O difícil vai ser conseguir não dormir.  :lol:  Deu até um soninho...  ::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Março de 2008, 10:01:01 »
Meu vô era italiano...ele chamava isso de algo como: Il dulce far niente!! (não sei se escrevi certo)...
O velho praticava isso quase o dia todo as custas do meu pai...

"Il duce fa niente" . Possivelmente é uma sátira "o governante (duce) faz nada" que acabou virando sinônimo de ócio.

Não é só na italia que os políticos fazem nada, além daqueles "lances"...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

rizk

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Março de 2008, 10:21:53 »
Pareceu-me que o "dolce far niente" fosse uma INSTITUIÇÃO anterior ao Mussolini, mas se o Amon tá dizendo...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Março de 2008, 10:32:04 »
Pareceu-me que o "dolce far niente" fosse uma INSTITUIÇÃO anterior ao Mussolini, mas se o Amon tá dizendo...

Eu não disse que era anterior e nem posterior. É bem possível que seja anterior, quem sabe até da época das repúblicas de Gênova e Veneza, com o "Doge".

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 05 de Março de 2008, 10:36:56 »
E de onde vem a brincadeira doge/duce - dolce?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Março de 2008, 10:40:52 »

Não sei, você é a historiadora. Chutando, ou é uma ironia pelo fato do Doge/Duce serem tiranos e apelidarem eles de Dolce (Doce), ou, eventualmente, um deles era viado ou então muito gente boa e apelidaram de Doce (Dolce).

rizk

• Visitante
« Resposta #16 Online: 05 de Março de 2008, 10:43:15 »

Não sei, você é a historiadora. Chutando, ou é uma ironia pelo fato do Doge/Duce serem tiranos e apelidarem eles de Dolce (Doce), ou, eventualmente, um deles era viado ou então muito gente boa e apelidaram de Doce (Dolce).
1) Historiadora ainda não; 2) ainda que fosse, é diferente de ser enciclopédia de origens etimológicas :D

Então a brincadeira foi você que inventou? Oba! Vamos espalhar pra todo mundo e dizr que é verdade! :lol:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Março de 2008, 11:06:13 »

1) Historiadora ainda não; 2) ainda que fosse, é diferente de ser enciclopédia de origens etimológicas :D

Então a brincadeira foi você que inventou? Oba! Vamos espalhar pra todo mundo e dizr que é verdade! :lol:

Isso, vamos espalhar que a origem deu-se por volta de 1202 quando o Doge Enrique Dândalo de Veneza era meio afeminado e apelidaram ele de Dolce...

Vai ficar crível por que este Doge foi excumulgado por ter desviado a quarta cruzada e terem tomado Zara ao invés de libertar Jerusalém tudo para fazer uma graninha rápida...

Então a gente inventa que foi excumulgado também por ser meio baitola...

Vai colar...

rizk

• Visitante
« Resposta #18 Online: 05 de Março de 2008, 16:07:09 »
Meu, eu vou testar ainda essa semana. :D

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #19 Online: 05 de Março de 2008, 16:17:50 »
Você pode até dizer que Dolce era como os amigos o chamavam.

Os inimigos o chamavam de Dândalo culo!. :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 05 de Março de 2008, 16:20:43 »
Você pode até dizer que Dolce era como os amigos o chamavam.

Os inimigos o chamavam de Dândalo culo!. :lol:
:histeria:

É muito constrangedor, porque, quando eu invento essas histórias assim, e conto, invariavelmente eu começo a rir e me entrego. Acho que um de vocês vai ter que testar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!