Autor Tópico: Historiadores de Profissão  (Lida 3290 vezes)

Offline Só sei que nada sei

• Nível 03
  • *
Historiadores de Profissão
« Online: 05 de Março de 2008, 10:24:07 »
Bom dia meus amigos,
Abro este tópico com intuito de algo muito maior, algo que é de extrema importância para o quadro academico no Brasil, transformar a disciplina do conhecimento História em uma profissão. Aquém, das licenciaturas que existem no Brasil, que o historiador se torne realidade, pois uma profissão como esta, ja passou do momento de ser firmada no congresso nacional, há anos que sociologos, militares até mesmo teólogos veem fazendo o trabalho de historiador, e é uma vergonha para um país, que atingiu um patamar de importancia mundial, nao deixar os reais profissionais do conhecimento histórico produzirem história como erdadeiros historiadores, quero levantar esta discussão, para que, quem apoia esta causa, venha a se unir, para que num futuro, possamos organizar abaixo-assinados, protestos, ou o que for necessários, para que o historiador seja uma realidade, e que nao sejamos apenas professores de história. noa desmerecendo esta profissão de professor, mas muitos da academia, gostariam de trabalhar arduamente em pesquisa, e estao impedidos, pois quem pesquisa, sao sociologos, etc... história para historiadores!

obrigado
« Última modificação: 05 de Março de 2008, 21:07:32 por Diegojaf »
Por um mundo sem religiões!!!

Por um mundo de tolerancia etnica e cultural!

Por um mundo, ao menos, racionalista!

rizk

• Visitante
Re: HISTORIADORES DE PROFISSÃO
« Resposta #1 Online: 05 de Março de 2008, 10:36:00 »
Desconheço historiadores. Disseram-me, porém, que eles existem e que sabem pontuar textos, e que o bacharelzito que não sabe pontuar não é digno de dizer-se colega de Heródoto.

História não é pro historiador, é pro CIDADÃO. Devem ter dito isso na semana da calourada aí na Puc.

• Nível 03
  • *
« Resposta #2 Online: 05 de Março de 2008, 10:50:01 »
calourada? puc?
nao entendi...
como cética, nao esperava que tentasse ser advinha...

quando o povo produz a história, faz coisas como, igreja universal. existem metodos, teorias, pressupostos epistemologicos para a produção da história, acha que o povo tem capacidade de produzir história? se nao entendeste, estou falando de produção de história, porque a história, nao é para o povo, é o povo! nem querer ser marxista...
leigos produzindo história arrumam argumentos imbecis, como aqueles, para provar que discos voadores e ets construiram as piramides do egito, para provar que atlantida tinha seres com asas e uma série de asneiras, para provar que somos dominados por repteis.. nao quero este tipo de história, quero história produzida por historiadores..quero a profissao de historiador, como pesquisador, nao só professor de história.

critica à pontuação? baixo seu jogo.
se nao quer historiadores, entao se contente a versão da igreja, com a versão do teorico da conspiração.
« Última modificação: 05 de Março de 2008, 10:54:32 por Só sei que nada sei »

Suyndara

• Visitante
« Resposta #3 Online: 05 de Março de 2008, 11:00:14 »
Heim? :o

Espera aí, vou avisar o pessoal lá no auditório que tem um monte de "pesquisadores-fantasmas" aqui ::)

Acabei de puxar a lista e aparecem 36 páginas de consultores ad hocs, todos historiados :ok: (mais ou menos uns 40 nomes por página).

Quer escolher um deles para ser teu orientador? :)

• Nível 03
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Março de 2008, 11:02:22 »
querida, muitos sao sim, mas nao é uma profissao regulamentada no Brasil!!!!
é isto que estou falando, peça para qualquer um de seus professores

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 05 de Março de 2008, 11:03:56 »
O que ela deve pedir exatamente?

Quais seriam especificamente os benefícios da regulamentação?  Definição de salários mínimos, carga horária, esse tipo de coisa?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 03
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Março de 2008, 11:08:25 »
um beneficio, e o principal beneficio, além de tudo o que voce mencionou, é a reserva de mercado, sem esta reserva de mercado, como disse, qualquer otario pode produzir história!
mas tudo o que voce mencionou, obvio que é importante, porque professor é uma coisa, um médico que dá aula em universidade nao é meramente um professor, é um médico acima de tudo, historiador, é só professor, obvio que produz, mas tem que competir com jornalistas, com medicos inclusive, com uma série de outrs profissoes que produzem historia, sem possuir a carga teorica e metodológica da pesquisa em história..

mas quando pedi para ela pedir aos professores dela, era ara ela confirmar que nao é uma prfissao regulamentada.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 05 de Março de 2008, 11:11:07 »
Reserva de mercado não é algo que eu considero construtivo... via de regra eu não simpatizo com medidas que tentem aumentar artificialmente as diferenças de direitos entre um grupo de pessoas e outro.  Ou, por falar nisso, que criem regras sem uma necessidade clara.

Receio que não estou convencido de que a regulamentação seja tão necessária.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #8 Online: 05 de Março de 2008, 11:12:10 »
Esquece então :)

O que vc quer é vaga, mas o país é competitivo :ok:

O curso de Biologia é regulamentado (tem conselho, como a oab, acho que é isso que vc se refere), no entanto o Ibama contrata psicólogos e historiadores para fazerem análises ambientais :wink:

Não há garantias alguma.

Qual é o problema de ser um bom profissional e lutar por seu próprio espaço?

Se eu consegui, vc também consegue :wink:

• Nível 03
  • *
« Resposta #9 Online: 05 de Março de 2008, 11:15:27 »
Qual é o problema de ser um bom profissional e lutar por seu próprio espaço?

Se eu consegui, vc também consegue

exatamente, qual o problema de lutarmos pelo nosso espaço?

que seja competitivo, nao reclamo disso, mas biologos possuem muito mais argumentos, e direitos sobre determinada coisa, como a que voce citou, do que o historiador pode ter. nem sequer argumento temos.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 05 de Março de 2008, 11:18:07 »
A existência de um órgão de classe não vai fazer toda essa diferença.  E, principalmente, não DEVERIA fazer.

Sou contra as cotas por etnia, e certamente não vou simpatizar com cotas de mercado de trabalho por área de formação.

• Nível 03
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Março de 2008, 11:20:13 »
nao são cotas por area de formação!

um medico disputa com um administrador para fazer uma operação?
nao é isso, é dominio completo por determinada area, que lhe diz respeito em 100%.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 05 de Março de 2008, 11:24:18 »
um medico disputa com um administrador para fazer uma operação?
nao é isso, é dominio completo por determinada area, que lhe diz respeito em 100%.

Mas é o que eu disse, nem o conselho te garante isso :ok:

Aliás, só serve mesmo para fiscalização de denúncias :wink:

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #13 Online: 05 de Março de 2008, 14:07:47 »
Eu sou formado em história e sou contra, se bem que a maioria dos empregos para quem forma é para ser professor, eu nunca fui professor e acho que nem quero, publicar livros no Brasil é difícil, portanto este curso é para ser professor em sua maioria.

rizk

• Visitante
« Resposta #14 Online: 05 de Março de 2008, 14:59:56 »
blabla
Calouro, o que acontece é o seguinte. Já existe a Anpuh. Que ela não faz muita coisa, ok, vá lá, mas não faz SENTIDO querer monopolizar a produção de história... ainda mais quando somos nós que estamos batendo na tecla da história oral, das vivências populares, blablabla. Ao mesmo tempo, quem tem competência consegue pequisar. As bolsas pra "história social" abundam. As coisas que você está dizendo não condizem com a realidade.

Não é que eu não queira historiadores... eu não quero MÁFIA protegendo os incompetentes.

rizk

• Visitante
« Resposta #15 Online: 05 de Março de 2008, 17:34:45 »
Eu sou formado em história e sou contra, se bem que a maioria dos empregos para quem forma é para ser professor, eu nunca fui professor e acho que nem quero, publicar livros no Brasil é difícil, portanto este curso é para ser professor em sua maioria.
Ou pra jamais trabalhar na área, como é o caso da maioria dos não-professores :D

--------

Um colega me disse agora que eu fui agressiva demais. De fato, devo admitir que também dei uma surtada semelhante à do calouro colega quando travei contato com o "veias abertas da américa latina", bem como no auge de popularidade do "código da vinci" (quando meio mundo vinha perguntar se aquilo era verdade mesmo). Se for este o caso do ódio do colega, eu compreendo a revolta e diria que é legítima.

Talvez os colegas não-historiadores não saibam, mas REALMENTE qualquer pessoa pode usar o título de historiador (mais ou menos como é para ser jornalista). Não é necessário ser bacharel em História para fazê-lo - daí que muito padre se diga historiador e todos os estudantes se digam historiadores, incluindo os bixos sem-noção(!). Porém, provavelmente, os melhores historiadores não eram historiadores.

O problema com esses PLs é basicamente o seguinte: diz-se que, já que hoje em dia existem cursos de graduação e pós e produção acadêmica e todas essas coisas, e que não se depende mais de autodidatas e bacharéis em direito pra falar de história, a profissão deve ser regularizada. É uma posição que tem seu mérito.

Ao mesmo tempo, uma das coisas mais úteis que se aprende na academia é que não são os historiadores que fazem a história. Querer restringir a historiograficidade (se é que existe tal palavra) de um trabalho apenas àqueles feitos por quem tem formação técnica é uma grande CAGADA. Se fomos aceitar, como é de praxe, que a função da história é responder as perguntas das pessoas concernentes às suas identidades e às suas vidas e a porque o mundo é como é, a gente vai querer calar justamente quem está fazendo isso na prática (a.k.a. DO GABINETE TUDO É MUITO FÁCIL)?!?

Por outro lado ainda, a produção acadêmica faz algum sentido pro cidadão comum? Eu particularmente não conheço ninguém que se interesse em saber sobre as cartas que as esposas escreviam para os presos pela LSN do Getúlio. Estão os historiadores cumprindo com sua função de conectar o presente ao passado e promovendo a consicência histórica do indivíduo e blabla?

São muitas coisas a serem ditas. Se a gente quer repensar a nossa profissão, não basta ir pra Brasilia e reclamar por canetada; aprovação de PL não sana as nossas dúvidas existenciais e exasperações diversas em relação ao nobre ofício.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Março de 2008, 20:54:36 »
exatamente, qual o problema de lutarmos pelo nosso espaço?
Você não está "lutando pelo seu espaço" quando exige a regulamentação da profissão de historiador. Você não tem um espaço que deve ser seu. Você, como o profissional que é, é que vai conquistar um espaço para si ou perdê-lo para quem merece mais.

Ao exigir a regulamentação da profissão de historiador você está é querendo usufruir de montes de privilégios, legislação específica e reserva de mercado. Tudo isso, obviamente, às custas de todos os demais que também poderiam produzir excelentes trabalhos de história mesmo sem serem diplomados na área.

A certas atividades me parece bem mais óbvia a necessidade de regulamentação: medicina, farmácia, engenharia, etc. Essas áreas lidam com tarefas que podem até matar seres humanos se não forem desempenhadas com um mínimo de destreza.

leigos produzindo história arrumam argumentos imbecis, como aqueles, para provar que discos voadores e ets construiram as piramides do egito, para provar que atlantida tinha seres com asas e uma série de asneiras, para provar que somos dominados por repteis..
Argumentos imbecis devem ser combatidos com argumentos bons, e não tentando calar quem os utiliza.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Historiadores de Profissão
« Resposta #17 Online: 06 de Março de 2008, 08:19:05 »
[aparte]

Engraçado é que me dizem que há uma discussão sem fim na Sociedade Brasileira de Física justamente para regulamentar a profissão de Físico. Nunca tive lá uma opinião formada a respeito, embora fosse mais ou menos contra. Agora, eu tenho certeza que sou contra :-)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Março de 2008, 09:48:12 »
é só a lei de imprensa cair que vem alguém sugerindo outra idéia ruim.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 06 de Março de 2008, 09:58:00 »
um beneficio, e o principal beneficio, além de tudo o que voce mencionou, é a reserva de mercado, sem esta reserva de mercado, como disse, qualquer otario pode produzir história!
Mas é verdade... qualquer um pode produzir história ué... não é uma área igual medicina que precisa se estudar anos numa faculdade e depois fazer residencia, qualquer um pode pesquisar história e produzir, não é uma área que afeta as pessoas tanto quanto medicina, engenharia..e etc...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

rizk

• Visitante
« Resposta #20 Online: 06 de Março de 2008, 11:04:21 »
Ninguém morre se a gente errar :lol:

rizk

• Visitante
« Resposta #21 Online: 06 de Março de 2008, 11:06:55 »
se nao quer historiadores, entao se contente a versão da igreja, com a versão do teorico da conspiração.

Ai ai. Dói de tão óbvio, mas eu relevo: se a história é feita pelos VENCEDORES (coisa que se aprende na semana da calourada TAMBÉM), a igreja e o teórico da conspiração PERDERAM. Falar mal deles agora é CHUTAR CACHORRO MORTO. Eles não são concorrência. Duh.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 06 de Março de 2008, 11:08:17 »
Ninguém morre se a gente errar :lol:

Não há registros na história de mortes causadas por esse pequeno animal...

Ufa... estou seguro...

GAAHHHHH...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #23 Online: 06 de Março de 2008, 13:16:26 »
Off-Topic:

[aparte]

Engraçado é que me dizem que há uma discussão sem fim na Sociedade Brasileira de Física justamente para regulamentar a profissão de Físico. Nunca tive lá uma opinião formada a respeito, embora fosse mais ou menos contra. Agora, eu tenho certeza que sou contra :-)
Há mesmo Dbohr... e sou contra também, basicamente pelos mesmos motivos já expostos aqui no tópico.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

• Nível 03
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Março de 2008, 15:54:49 »
ok entao.
Resolvi levantar a bandeira branca e assumir que nao há modos de eu contornar esta situação. Meus argumentos, se até agora nao surtiram o efeito esperado, fazer o que?

E para evitar que eu me estresse com respostas, que em suma se igualam às frases crentes do tipo "jesus te ama", como uma afirmação constante de que sou calouro, que por acaso nao deveria eu conhecer a anpuh, ou qualquer coisa que seja, prefiro acabar aqui esta discussão, talvez nao seja a hora nem o lugar certo para esta discussão.

Mas obrigado, pela atenção, ao menos, serviu para "tirar uma febre", e ver como o pensamento, a respeito deste assunto se encontra no Brasil.

Nao nego que nao esperava estas atitudes, fui realmente ingenuo ao esperar apoio, sem conhecer os pressupostos epistemologicos de cada um de voces. mas enfim.

tentarei conter minha furia com um ser aí... :histeria:

valeu, obrigado denovo, e desculpe se ofendi alguem..

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!