Autor Tópico: Estudo: envelhecer faz pessoa ficar mais liberal  (Lida 386 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Estudo: envelhecer faz pessoa ficar mais liberal
« Online: 06 de Março de 2008, 17:25:40 »
Estudo: envelhecer faz pessoa ficar mais liberal

Ao contrário do senso comum, envelhecer faz com que uma pessoa fique mais liberal e tolerante, e não mais conservadora e intransigente, segundo revelou um novo estudo. Pesquisadores da Universidade de Vermont e da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que as pessoas com mais de 60 anos de idade tornam-se mais liberais, e mais rapidamente liberais quando comparadas com as pessoas mais jovens. » Certos alimentos adiam velhice

"Ainda há esse estereótipo sobre as pessoas mais velhas serem menos flexíveis quanto a sua forma de pensar ou serem mais conservadoras", disse Nick Danigelis, professor de sociologia em Vermont, que comandou a equipe de pesquisa. "Esse é um falso estereótipo. Na verdade, as pesquisas sugerem que quanto mais idosa, mais rapidamente uma pessoa aproxima-se das opiniões liberais."

Usando dados do Censo Social Geral dos EUA, que mediu mudanças na atitude das pessoas em diferentes estágios de suas vidas, Danigelis e sua equipe estudaram as convicções políticas de 46.510 pessoas entre 1972 e 2004.

A pesquisa, publicada na American Sociological Review, incluiu as impressões sobre o papel político e econômico desempenhado por grupos como os de mulheres e afro-americanos, bem como sobre os direitos com os quais devem contar os ateus e os homossexuais. Além disso, avaliou-se a opinião das pessoas sobre questões da esfera privada, como a prática de sexo antes do casamento.

O estudo revelou uma mudança de atitude entre o grupo com idades de 18 a 39 anos e o grupo com 60 anos ou mais. Este último grupo tendeu a mostrar-se mais tolerante do que conservador.

"Nos últimos 30 anos mais ou menos, houve várias mudanças de atitude em relação a assuntos importantes para os norte-americanos", disse Danigelis. "Em alguns casos, como por exemplo no caso das liberdades civis, os norte-americanos mais velhos tornaram-se mais liberais ao passo que os norte-americanos mais jovens tornaram-se mais conservadores."

Segundo o pesquisador, não obstante as diferenças de geração, há um padrão geral mostrando que "não é verdade a idéia de que quanto mais velha, mais intransigente será uma pessoa."

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2660276-EI1827,00.html
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Danieli

• Visitante
Re: Estudo: envelhecer faz pessoa ficar mais liberal
« Resposta #1 Online: 06 de Março de 2008, 17:33:34 »
Não sei se concordo, apesar de morar numa cidade completamente provinciana e saber que muitos aqui gostam de falar flamenjantemente sobre seus antepassados que estavam no front lutando bravamente pelo führer eu acho de maneira geral que os idosos da minha cidade são muito conservadores e doidos.
E extremamente irritantes, quando eu trabalhei dentro de um supermercado no bairro mais nobre da cidade tinha vontade de trucidar 80% desses idosos, por serem arrogantes, prepotentes e só faltarem perguntar seu sobrenome para lhe dirigir a palavra. Além do que fizeram várias sugestões absurdas a administração do comércio como, pedidos para que homossexuais não trabalhassem lá, ou então que não fosse comercializadas Playboys nas gôndolas dos caixas.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #2 Online: 06 de Março de 2008, 17:34:48 »
Meio fraco o critério desta pesquisa. Apenas diz que pessoas que viveram no começo ou meio do século XX, nos EUA, são mais liberais do que os jovens americanos.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #3 Online: 06 de Março de 2008, 18:40:28 »
Muitos idosos não mudam de opinião com o tempo, mas desistem de insistir porque não querem mais esquentar a cabeça.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Março de 2008, 20:12:22 »

Faz tempo que venho concluindo, aqui com os meus botões, o que a pesquisa aponta. Até por experiência própria, considero-me uma pessoa bastante mais tolerante e liberal, hoje, aos trinta, que há dez anos.

Bom, não sei dos outros idosos, na média, mas observando o meu pai, por exemplo, não há dúvidas de que de torna cada vez mais flexível com vivência. E o mesmo parece se verificar, de uma forma geral, com pessoas com quem convivo há muitos anos.

O oposto, de fato, parece mais exceção do que regra, ao menos, no meu círculo de convívio.  :?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!