Autor Tópico: China planeja aumentar gastos militares e preocupa os EUA  (Lida 376 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Suyndara

  • Visitante
China planeja aumentar gastos militares e preocupa os EUA
« Online: 07 de Março de 2008, 10:56:28 »
Citar
A China anunciou mais um aumento considerável em seus gastos militares, um dia depois de os Estados Unidos terem renovado seu alerta de que uma falta de transparência em torno do rápido crescimento das Forças Armadas chinesas representava uma ameaça à estabilidade da Ásia.

O orçamento militar da China para 2008 terá um aumento de 17,6% e atingirá 417,8 bilhões de Yuan, ou US$ 58,8 bilhões (cerca de R$ 100 bilhões), segundo declarou em coletiva de imprensa Jiang Enzhu, porta-voz do Congresso Nacional do Povo, o Poder Legislativo chinês.

O aumento se segue a outro, de 17,8%, ocorrido em 2007. Especialistas militares nos EUA e em outros países afirmam que os verdadeiros gastos militares de Pequim são pelo menos o dobro do que foi anunciado. Mas, mesmo se forem o dobro, o orçamento militara anual da China seria apenas cerca de um quarto do orçamento do Pentágono.

Antes da sessão anual do legislativo, que terá início na quarta-feira, Jiang também afirmou que a situação no estreito de Taiwan era “terrível e complexa” e pediu que o presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, detivesse aquilo que Pequim chamou de movimentos inaceitáveis em direção à independência. A China considera a ilha de Taiwan como uma província dissidente.

A China aumentou seus gastos anuais com defesa em percentuais de dois dígitos na maior parte dos anos das duas últimas décadas para pagar por diversas armas modernas, melhor treinamento e condições para seus 2,3 milhões de militares, o maior exército permanente do mundo.

Especialistas em segurança estrangeiros afirmam que estes aumentos contínuos colocaram a China no caminho para se tornar um dos grandes poderios militares e o país com maior capacidade de desafiar o domínio norte-americano no Leste da Ásia. Eles também afirmam que o objetivo principal da China é desenvolver poder de fogo para suplantar Taiwan caso ocorra um conflito, ao mesmo tempo em que detém ou atrasa forças americanas enviadas para ajudar a defender a ilha. Autoridades de alto escalão da China negam essas afirmações.

Jiang declarou que o aumento em gastos deste ano foi puramente defensivo e permitiria a melhoria de equipamento, assim como melhor pagamento e benéficos para os militares em serviço.

Como proporção dos gastos governamentais, o valor é menos do que os EUA, Rússia, Índia e França gastaram com seus militares, afirmou ele. “As limitadas Forças Armadas da China existem com o propósito de proteger a independência, soberania e integridade territorial”, afirmou Jiang. “A China não representa uma ameaça a nenhum outro país.”

Ao falar sobre os militares da China em seu relatório anual ao Congresso, divulgado na última segunda-feira, o Pentágono afirmou que o mundo exterior tinha conhecimento limitado das motivações por trás do crescimento acelerado da China no setor e das habilidades que o país estaria desenvolvendo.

A China ainda tem que dar motivos detalhados para explicar sua modernização ou publicar números completos sobre seus gastos militares, segundo o relatório. “A falta de transparência nos assuntos militares e de segurança da China são um risco à estabilidade por aumentar o potencial de mal entendidos e erros de cálculo”, dizia o relatório. Em Pequim, o governo chinês criticou o relatório do Pentágono, afirmando que ele distorcia os fatos.

Fonte: BBCNews

Deu cagaço no Pentágono  :P

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!