Algumas coisas saltam aos olhos:
1) O uso gratuito das palavras "estudo" e "pesquisa", junto com a intenção de apresentar muitos termos novos e uma escala detalhada (apesar de completamente especulativa) visam a passar uma aura de respeitabilidade e rigor "científico". A linguagem usa uma forma que passa inicialmente uma impressão de seriedade e rigor, mas não os tem.
Infelizmente, com doze níveis definidos só no "pré-serenão", uma escala dessas não pode ser levada muito a sério: que tipo de critérios ele teria para demarcar um nível do outro, que dirá quantificá-los (coincidentemente, sempre em intervalos de 5% de "alguma coisa")? E ainda dá nomes em pseudo-latim a quatro desses níveis...
Esses percentuais de 5%, em uma leitura minimamente cuidadosa, se revelam imediatamente como pura invenção, jogada de marketing mesmo. Idem com a nomenclatura exageradamente detalhada e pretensiosa. Os dois elementos não são NADA além de figuras de linguagem para cuidar não da exatidão ou da utilidade, mas da forma do discurso mesmo.
2) Duas referências gratuitas a "evolução" e o uso de "serenão" como elemento básico de referência também são uma escolha deliberada de linguagem para passar um recado, no caso, que se treinar o bastante você vai evoluir ao ponto de estar sempre sereno. Em outras palavras, essa disciplina se apresenta como uma promessa de paz constante via "evolução".
3) Interessante que com tudo isso, ainda se deu ao trabalho de declarar arbitrariamente que Jesus existiu e que não era propriamente divino, quando um pouco de reflexão mostra que essa questão não deveria ter qualquer importância para a disciplina.
Essa escolha sugere entre outras possibilidades um desejo de não parecer "crédulo demais" ao mesmo tempo que promete "evolução até além da divindade"; uma meta de se apresentar como científicamente corajoso (ou como disse um tanto impropriamente Adriano, "agnóstico em vez de cristólatra").
Os mesmos desejos fazem parte do Espiritismo kardecista, e por isso uma outra possibilidade é que haja a intenção de se apresentar como metafisicamente alinhado com este.