Autor Tópico: Um em cada quatro brasileiros considera a tortura legítima  (Lida 631 vezes)

rizk

• Visitante
Um em cada quatro brasileiros considera a tortura legítima
« Online: 10 de Março de 2008, 05:27:09 »
Um em cada quatro brasileiros considera a tortura legítima
Aprovação de práticas violentas durante investigação é maior entre as classes sociais mais altas

SÃO PAULO - Um em cada quatro brasileiros concorda com o uso de tortura e admite que, caso fosse um policial combatendo o crime, torturaria os suspeitos. A informação é de uma pesquisa realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope e divulgada neste domingo, 9, pelo jornal O Globo.

O índice de aprovação da tortura em práticas de investigação chega a 42% entre as pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre aqueles que ganham salário menor ou igual a um salário mínimo o percentual não passa de 19%. Entre os que têm curso superior, a prática da tortura é aprovada por 40% dos entrevistados.

A pergunta feita durante a pesquisa citava o filme Tropa de Elite e lembrava que os policiais usam práticas violentas, consideradas como tortura. Para 68% dos entrevistados, a violência contra suspeitos é considerada inadmissível, informa o diário carioca.

Em entrevista ao jornal, o secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, disse que temia percentuais maiores em consultas à população sobre temas como uso de tortura como método de investigação.

Fonte: http://www.estadao.com.br/cidades/not_cid137101,0.htm

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Um em cada quatro brasileiros considera a tortura legítima
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2008, 06:41:34 »
Eu não fiquei nem um pouco surpreso com este resultado (que foi muito além do apoio à tortura). Reflete o que escuto todos os dias no trabalho, nas ruas, em rodas de boteco... e aqui.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2008, 09:41:02 »
O índice de aprovação da tortura em práticas de investigação chega a 42% entre as pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre aqueles que ganham salário menor ou igual a um salário mínimo o percentual não passa de 19%. Entre os que têm curso superior, a prática da tortura é aprovada por 40% dos entrevistados.

Ou seja , a aprovaçao da tortura e inversamente proporcional a chance de ser submetido a ela. Um resultado nada inesperado...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

rizk

• Visitante
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2008, 09:48:40 »
Ou seja , a aprovaçao da tortura e inversamente proporcional a chance de ser submetido a ela. Um resultado nada inesperado...
Primeira coisa que eu pensei.

Segunda coisa que eu pensei:
Entre os que têm curso superior, a prática da tortura é aprovada por 40% dos entrevistados.
Curso superior, mas não sabem o que "legítimo" significa.

Terceira coisa que eu pensei foi que, se alguém estiver a fim de dar golpe, pode ir, porque o povo bate palma.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Março de 2008, 10:21:37 »
Terceira coisa que eu pensei foi que, se alguém estiver a fim de dar golpe, pode ir, porque o povo bate palma.
yep.

http://www.economist.com/world/la/displaystory.cfm?story_id=E1_TNRTTSQ
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #5 Online: 10 de Março de 2008, 23:16:15 »
Me lembro de uma outra pesquisa afirmar o contrário, que pessoas com menos escolaridade aprovam mais a tortura.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 11 de Março de 2008, 14:20:44 »
Tortura no * dos outros é refresco.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!