Autor Tópico: Adoração ao Senhor Morto  (Lida 2263 vezes)

Suyndara

• Visitante
Adoração ao Senhor Morto
« Online: 11 de Março de 2008, 12:55:37 »
Mais uma da série: coisas bizarras que você só vê na ICAR  :D

Lembrei hoje que estamos na quaresma, e que a "sexta-feira da paixão" é o único dia do ano em que a Icar não celebra a eucaristia em nenhuma de suas paróquias.

A sexta-feira é um dia de jejum e oração, dia dos padres e palestrantes contarem com detalhes sórdidos e sádicos toda a dor da "crucificação" de cristo, e claro, te culpar por isso (por que lembrem-se, ele fez tudo aquilo por você  :ok:)

Nesse dia as paróquias costumam fazer a procissão do senhor morto:

Algumas vezes levam apenas um caixão vazio, outras levam uma imagem dentro. Quando chegam finalmente na Igreja, eles colocam a imagem enrolada em panos (algumas capricham no realismo e colocam um pano todo vermelho, como se fosse sangue) e eles ficam ali, adorando o senhor morto, a imagem passa por cada um dos fiéis para que se beijem os pés do "morto" (mas claro, todos sabem que católicos não praticam idolatria não é? :))

No fim da da noite, desligam as luzes e a igreja lota de carpideiras que passam a noite rezando e chorando (sério, elas choram como se estivessem de fato em um velório).

No sábado eles tiram a aleluia para purgar os pecados e no domingo de manhã aparecem todos serelepes na celebração da páscoa  :biglol:

Sei que muita gente aqui ´já conhecia essa tradição, mas me pergunto pq manter algo tão bizarro até hoje?  :hein:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Adoração ao Senhor Morto
« Resposta #1 Online: 11 de Março de 2008, 13:07:44 »
O povo precisa de deuses e rituais, Suy. É a única conclusão a que consigo chegar depois de anos de observação :-)

Suyndara

• Visitante
« Resposta #2 Online: 11 de Março de 2008, 13:10:08 »
Eu tenho medo de defunto :P

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #3 Online: 11 de Março de 2008, 13:39:32 »
O povo precisa de deuses e rituais, Suy. É a única conclusão a que consigo chegar depois de anos de observação :-)
Eu até vejo algum propósito e utilidade em rituais, acho que têm alguma relevância social, do ponto de vista da manutenção de um grupo, algo assim. Mas não acho que o povo precise de deuses, são tantos os rituais que, na prática, não têm mais nada a ver com deuses e santos (e interessantemente, o natal e a páscoa são dois deles)... acho é que as igrejas é que precisam de seus deuses.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 11 de Março de 2008, 13:49:32 »

Rituais, tudo bem. Mas será que eles precisam ser tão mórbidos (sem falar do aspecto kitsch)?
Porque os católicos não vão simplesmente a uma rave e ficam dançando a noite toda? Seria um
ritual muito mais interessantes (e olhem que não gosto de raves).

E se é catarse o que eles procuram, então para isso não é preciso que se acredite realmente no
ritual. Bastaria uma dose módica da velha suspensão da descrença, tal como fazemos no ritual do cinema.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Março de 2008, 12:30:40 »
Algumas vezes levam apenas um caixão vazio, outras levam uma imagem dentro. Quando chegam finalmente na Igreja, eles colocam a imagem enrolada em panos (algumas capricham no realismo e colocam um pano todo vermelho, como se fosse sangue) e eles ficam ali, adorando o senhor morto, a imagem passa por cada um dos fiéis para que se beijem os pés do "morto" (mas claro, todos sabem que católicos não praticam idolatria não é? :))
Todas as imagens de Cristo na igreja ficam enroladas em um pano roxo que é tirado quando Jesus "ressuscita".

E acho muito nojento aquela história de centenas de pessoas fazerem fila para beijar uma cruz toda cuspida (apesar do paninho nojento que o ajudante passa de vez em quando).

Sem falar que nesta época ainda está muito quente no Rio, a cerimônia é longa, a igreja fica lotada e é horrível passar 2 ou 3 horas de pé naquele calor aturando aquela chatice.
Claro, eu fiz isto durante a maior parte da minha vida...

Lembra do "Ajoelhemo-nos, levantemo-nos"? Um monte de vezes?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 12 de Março de 2008, 12:49:27 »
Nessas horas que fico feliz de ter sido ateu desde sempre. Beijar uma cruz que um mundao de gente ja beijou... blé...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 09:58:42 »
Que bom que na Presbiteriana não tinha nada disso :-)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 10:07:10 »
Engraçado é ver aquele monte gente, fazendo "carinha" de coitado, cara de cachorro que acabou de cair da mudança. 
As vezes tenho que participar desses rituais idiotas da igreja, na hora da tal comunhão eu fico observando, as pessoas saem de seus lugares, entram em uma fila para pegar a tal hóstia, quando a hóstia é empurrada na boca do fiel, o cara muda seu semblante, fica com uma cara de coitadinho, anda de cabeça baixa, mastigando com cuidado. Acho engraçado essa atitude, todos fazem a mesma coisa.

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 13:09:50 »
Sábado passado vieram umas senhoras lá em casa entregar um convite para irmos à igreja "celebrar a morte de Cristo". Por aí a gente tira...
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2008, 13:21:42 »
"Celebrar" não é necessariamente uma coisa boa.

Mas também não é como se os cristãos não devessem gostar do fato de Cristo ter se sacrificado, afinal :-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Março de 2008, 07:18:45 »
Engraçado é ver aquele monte gente, fazendo "carinha" de coitado, cara de cachorro que acabou de cair da mudança. 

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #12 Online: 14 de Março de 2008, 08:08:05 »
 :histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:
Exato!!!
Perfeito!!!
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2008, 19:14:58 »
 |( É insultante para o animal ser comparado com esses crentes.
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2008, 20:16:29 »
ti buitinho!!!!!
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Nohai

• Nível 29
  • *
  • Estudante.
« Resposta #15 Online: 14 de Março de 2008, 20:23:22 »
ti buitinho!!!!!

Realmente é um guchi-guchi, até que faz o primeiro pipi no tapete... :P
Era uma vez um pintinho chamado Relam, toda vez que chovia Relam piava.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!