Autor Tópico: 'Doping' acadêmico vem à tona na universidade  (Lida 1655 vezes)

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
'Doping' acadêmico vem à tona na universidade
« Online: 12 de Março de 2008, 09:41:06 »
'Doping' acadêmico vem à tona na universidade 

Num recente comentário na revista Nature, dois pesquisadores da Universidade de Cambridge relataram que cerca de uma dezena de seus colegas admitiram o uso regular de drogas como Adderall

Por enquanto, ninguém está pedindo que sejam aplicados asteriscos a premiados com o Nobel ou o Pulitzer. Agentes federais não estão invadindo departamentos de Antropologia, testando a urina de professores. E, se há professores misteriosos de óculos escuros e vínculos com laboratórios de porão, ninguém os expôs.

Mas uma era de doping pode estar surgindo na academia, e ela está provocando um debate sobre política e ética que, de certa maneira, faz eco à controvérsia sobre as acusações de intensificação de performance contra atletas de elite.

Num recente comentário na revista Nature, dois pesquisadores da Universidade de Cambridge relataram que cerca de uma dezena de seus colegas admitiram o uso regular de drogas como Adderall, um estimulante, e Provigil, que promove o estado de vigília, para melhorar seu desempenho acadêmico.

A primeira é aprovada para o tratamento de distúrbios de déficit de atenção, a segunda para a narcolepsia, e ambas são consideradas mais eficazes, e mais acessíveis que as drogas que circulavam pelos dormitórios antigamente.

Choveram cartas e um debate online se instalou. A revista vem conduzindo sua própria e mais rigorosa pesquisa, e até agora pelo menos 20 entrevistados disseram ter usado as drogas, segundo Philip Campbell, editor-chefe da revista. O debate pegou fogo no site do The Chronicle of Higher Education, com acadêmicos e estudantes.

Mas aguçar percepção para melhorar o desempenho em exames ou preparar apresentações será realmente o mesmo que injetar hormônios para bater um recorde? Alguns argumentam que esse poderia ser pior, em razão de seu impacto na sociedade.

Outros insistem, porém, em que a questão ética não está tão clara, e que o desempenho acadêmico é, de muitas maneiras, diferente de disputas de corrida ou de ciclismo.
(O Estado de SP, 11/3)

"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

rizk

• Visitante
Re: 'Doping' acadêmico vem à tona na universidade
« Resposta #1 Online: 12 de Março de 2008, 10:18:00 »
Desculpem, não entendi qual o problema. Vida acadêmica não é COMPETIÇÃO COM TROFÉUS E PODIUM e tal.

Ai, norte-americanos. Tudo isso é falta de foda.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 19 de Março de 2008, 10:22:28 »
Desculpem, não entendi qual o problema. Vida acadêmica não é COMPETIÇÃO COM TROFÉUS E PODIUM e tal.

Não é uma COMPETIÇÃO COM TROFÉUS E PODIUM, é uma COMPETIÇÃO COM PUBLICAÇÕES E BOLSAS e, no caso dos EUA, patrocínio de projetos ;-)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2008, 11:20:12 »
Por mim não há base legal para punir um acadêmico por usar um remédio...

No máximo a farmácia que vende sem prescrição médica...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #4 Online: 19 de Março de 2008, 11:50:07 »
Não é uma COMPETIÇÃO COM TROFÉUS E PODIUM, é uma COMPETIÇÃO COM PUBLICAÇÕES E BOLSAS e, no caso dos EUA, patrocínio de projetos ;-)
Isso é verdade, e apesar do que possam dizer não é de todo ruim, na verdade uma boa dose de competição entre pesquisadores e grupos é bem saudável até.

E não acho que deveria ser motivo pra punir quem usa substâncias pra "melhorar sua performance acadêmica" (se é que isso funciona)... desde que se esteja fazendo boa ciência, não vejo por que considerar isso "injusto" ou errado.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #5 Online: 19 de Março de 2008, 11:56:31 »
Concordo com o Thufir Hawat (como se pronuncia isso??)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 19 de Março de 2008, 12:04:19 »
Desde que não tenha efeitos colaterais também não vejo problemas. Mas geralmente esse é o ponto negativo das drogas e por isso a sua rejeição.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 19 de Março de 2008, 12:11:41 »
Mas aguçar percepção para melhorar o desempenho em exames

E quando for um GRE da vida que aumenta ou diminui as chances de alguém entrar num bom programa da pós-graduação nos EUA? Não consigo ver muita diferenças entre alguém que se droga para vencer uma corrida de 100 metros rasos e alguém que o faz para entrar em Princeton.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 19 de Março de 2008, 12:48:01 »
Usar remédio de DDA em alguém com DDA é considerado dopping acadêmico?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Março de 2008, 12:52:29 »
Concordo com o Thufir Hawat (como se pronuncia isso??)
Tufír hawát. Ou Túfir Háwat, se quiser falar como os americanos.

E olha que eu andei pensando em trocar pra Kwisatz Haderach! :biglol:

E quando for um GRE da vida que aumenta ou diminui as chances de alguém entrar num bom programa da pós-graduação nos EUA? Não consigo ver muita diferenças entre alguém que se droga para vencer uma corrida de 100 metros rasos e alguém que o faz para entrar em Princeton.
Nesse caso até tem algum sentido, embora eu ache que não é tomar ou não uma droga que vai fazer a diferença entre quem entra ou não nesses programas.

Mas no caso mais geral da corrida pra publicar papers e atrair patrocínio pra projetos entre pesquisadores e tal, continuo não vendo problemas. Droga nenhuma faz o cara ter boas idéias (apesar do que dizem sobre uma certa erva :hihi:).
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Março de 2008, 14:44:16 »
Quanto a exames e provas eu também nÃo vejo diferença entre um cara se encher de estimulante pra fazer a prova e um cara se encher de hormônio (ou o raio-que-o-parta-que-eles-usem) para vencer uma prova de 100m.

Quanto a usar essas coisas para produzir mais, se a pessoa se sente bem assim e se não hover efeitos colaterais muito foda, vá lá.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #11 Online: 19 de Março de 2008, 18:41:05 »
Não posso dizer que não tenho nada contra a idéia da coisa. Mas tampouco me parece que um doping vai produzir estalos de genialidade. Quando muito, vai fazer o cara trabalhar mais horas e ficar mais anti-social. E isso não é nada mais do que ele merece por fazer tamanha idiotice...

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #12 Online: 19 de Março de 2008, 18:43:39 »
 :hihi: Em tempos de provas eu tinha overdose de cafeína, que eu tomava direto para ficar acordada estudando de madrugada.

:hihi: Isso é doping também?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #13 Online: 19 de Março de 2008, 18:55:22 »
Você não é muito nova pra virar noite tomando café e estudando, Lela?

(Eu juro que não estou te zoando... juro de verdade!)

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
« Resposta #14 Online: 19 de Março de 2008, 18:55:37 »
Quanto a exames e provas eu também nÃo vejo diferença entre um cara se encher de estimulante pra fazer a prova e um cara se encher de hormônio (ou o raio-que-o-parta-que-eles-usem) para vencer uma prova de 100m.
Aí é que está, depende muito da prova... uma prova de uma disciplina, em que a única competição em questão é o posto de "melhor aluno da sala" é uma coisa. Uma prova para selecionar entre candidatos para uma bolsa, um programa de pós-graduação, algo assim já é mais parecida com um evento esportivo.

Mas mesmo assim... a droga, seja lá qual for ela, não vai fazer o cara saber mais física na hora da prova. Não vai fazer do cara um expert em geometria diferencial e relatividade geral durante o exame. Ele vai ter que ter aprendido do mesmo jeito. Daí que uma vez que a prova, pelo menos idealmente, pretende identificar qual candidato tem conhecimentos mais sólidos em física (e não, pelo menos idealmente, quem tem a maior facilidade de resolver os exercícios propostos naquela prova[1] específica) se a única diferença entre eles foi a concentração mais aguçada do candidato que usou alguma substância, quer dizer que ambos devem saber pelo menos o mesmo tanto de física[2].

Assim, do ponto de vista do critério de seleção "candidato com conhecimentos mais sólidos de física" não houve injustiça em escolher o candidato que usou a substância, afinal se ambos sabiam o mesmo tanto de física, e se é só isso que é procurado tanto faz escolher qualquer um deles.

E também, até onde eu sei dificilmente a prova é o único critério de seleção... histórico, participação em eventos, IC, entrevista e o tradicional QESO (Quem É Seu Orientador) contam bastante.

Mas, dado que eu mesmo nunca usaria esse tipo de recurso numa prova dessas, reconheço que o candidato que recorresse a isso estaria sendo no mínimo desonesto.

[1] Ênfase em idealmente...

[2] A não ser que, embora eu não saiba, uma droga dessas seja capaz de aumentar o "aproveitamento" do quanto se sabe de física a tal ponto que o candidato que sabe "menos" do que o outro ganha uma vantagem... mas ainda que isso ocorra, acho que só seria relevante quando essa diferença entre o quanto sabem os candidatos fosse muito pequena, praticamente desprezível.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 19 de Março de 2008, 19:04:14 »
Bem colocado. E eu me referia mesmo a provas de concorrência por vagas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 19 de Março de 2008, 19:05:25 »
Você não é muito nova pra virar noite tomando café e estudando, Lela?

(Eu juro que não estou te zoando... juro de verdade!)

:P  Eu parei com isso.

::) Atualmente sou o exemplo de como não deve ser um bom aluno.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #17 Online: 19 de Março de 2008, 21:27:59 »
Drogas como a Ritalina, que servem pra tratar o DDA, servem pra aumentar a concentração. Mesmo que o cara tenha que ter estudado para fazer a prova, ele pode ter uma vantagem sobre os outros por conseguir focar na prova e não passar pelo "branco".

Só lembrando que esse tipo de droga é tarja preta, que a venda dele é extremamente controlada no mercado legal e que ele vai alterar a sua percepção da realidade. Não pode ser tomado junto com bebidas alcoólicas em hipótese alguma, a menos que queira ver flores nascendo no ar e luzes piscando à sua volta. Ele deixa uma pessoa normal mais anti-social, apesar de ter o efeito contrário em portadores de DDA.

E não pensem que é só tomar um que já dá pra fazer a prova. Precisa tomar pelo menos uma semana toda pra sentir os efeitos na concentração.

Querem dicas para fazer as provas de vestibulares ou de concursos? Façam tudo o que for humanamente possível para não ser incomodado por vocês mesmo durante as provas. Cuidem para que não tenham fome, sono, vontade de ir no banheiro, dor de barriga, etc enquanto estiver fazendo a prova. Muitos locais de prova permitem levar garrafas de água e comidas (biscoitos, chocolates, etc), mas tentem não fazer um pique-nique. E se comerem ou beberem demais, vão sentir os efeitos que vão querer evitar. Se sentindo bem, fica muito mais fácil raciocinar, que é justamente o motivo pelo qual os trapaceiros usam os remédios.

Trapacear sem trapaças é a melhor das trapaças.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #18 Online: 20 de Março de 2008, 04:50:36 »
Continuando a analogia sobre os doping físico, muitos que utilizam dessa prática conhecem todos os efeitos possíveis, e assumem os riscos, apesar de minimizá-los através do conhecimento (sim, tem pessoas especializadas em metabolismo apenas para um bom uso disso, o que não é o meu caso).

O mesmo penso que ocorre na vivência acadêmica, conforme o exposto, com indivíduos que obtem o máximo de informação possível sobre os medicamentos e o metabolismo cerebral de cognição, buscando com isso a otimização do resultado, aumentando os efeitos sadios de cognição e minimizando os possíveis efeitos colaterais.

E esta é a justificativa até mesmo para muitos usuários de drogas, que sempre acreditam que tem domínio sobre seu organismo para evitar o vício ou as mazelas orgânicas provocadas pelo agente intrusor, querendo usufluir somente o barato.

Porém qual é o resultado que temos? Ambos, sei de conhecidos que se drogam (lazer) a anos e conseguem não prejudicar suas vidas com isso, enquanto outros se fodem por completo, ocorrendo uma morte social.

Este é o ponto crucial da coisa, sempre tem as pessoas que pensam saber de tudo sobre si, que dominam o processo. O melhor mesmo é evitar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Março de 2008, 09:20:57 »
:P  Eu parei com isso.
 ::) Atualmente sou o exemplo de como não deve ser um bom aluno.

Ta indo pro boteco na frente da Faculdade e jogando Truco??

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #20 Online: 20 de Março de 2008, 12:31:40 »
 :biglol: É algo assim mesmo:

:? Eu praticamente durmo em quase todas as aulas, sinto muito sono MESMO.

:hihi: Mas estamos saindo do tópico.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!