Autor Tópico: Físicos capturam e armazenam o "nada"  (Lida 1620 vezes)

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
Físicos capturam e armazenam o "nada"
« Online: 13 de Março de 2008, 11:14:03 »
Capturando o nada

Em uma experiência com grandes implicações para a computação e a criptografia quânticas, bem como para o entendimento dos fundamentos do nosso universo, duas equipes de físicos, trabalhando de forma independente, conseguiram armazenar um tipo especial de vácuo no meio de uma nuvem de gás, recuperando-o quando necessário.

Quando você desliga a lâmpada da sua sala, a luz desaparece completamente e você fica às escuras. Em uma cena similiar no mundo quântico - em dimensões nas quais a luz é formada por partículas chamadas fótons - você não ficaria exatamente às escuras; você ficaria às voltas com um bocado de "ruído", não ruído sonoro, mas o que os físicos chamam de uma incerteza que impediria que você fizesse medições extremamente precisas sobre, por exemplo, a ausência total dos próprios fótons.

Vácuo condensado

Utilizando cristais para manipular um feixe de raio laser, os pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, e do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, criaram uma espécie de "nada", que eles chamaram de vácuo condensado. Sob condições extremamente controladas, o nada apresenta menos ruído do que a total ausência de luz.

Vácuos condensados são utilizados na detecção de ondas gravitacionais e nas pesquisas sobre computação quântica, onde eles são utilizados para armazenar informação e para gerar o entrelaçamento (entanglement), um fenômeno que faz com que duas partículas se auto-influenciem diretamente, qualquer que seja a distância entre elas.

Memória da luz

Partindo da descoberta da equipe da professora Lene Hau, de Harvard (veja Computador óptico poderá ser construído com luz congelada), os físicos agora demonstraram que o vácuo condensado pode ser armazenado por algumas frações de segundo e recuperado quando necessário. Ao recuperar a "luz congelada", os cientistas descobriram que ela permanece "comprimida", emitindo menos ruído do que a própria ausência de luz.

"[Esta descoberta] é importante não apenas para os computadores quânticos, mas também poderá fornecer novas maneiras para se construir códigos indecifráveis para a transmissão segura de informações," explica Alexander Lvovsky, um dos membros da equipe da Universidade de Calgary. "Uma memória para a luz tem sido um grande desafio na física por muitos anos e eu estou muito feliz em ter sido capaz de levar isso um passo adiante."

Bibliografia:
    Quantum memory for squeezed light
    Jürgen Appel et al., Kazuhito Honda et al.
    Physical Review Letters
    5 March 2008
    Vol.: 100, 093602
    DOI: 10.1103/PhysRevLett.100.093602
    http://arxiv.org/abs/0709.2258

Storage and Retrieval of a Squeezed Vacuum
    Jürgen Appel et al., Kazuhito Honda et al.
    Physical Review Letters
    3 March 2008
    Vol.: 100, 093601
    DOI: 10.1103/PhysRevLett.100.093601
    http://arxiv.org/abs/0709.1785

Caramba, muito louco isso!

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=fisicos-capturam-e-armazenam-o--nada-

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Físicos capturam e armazenam o "nada"
« Resposta #1 Online: 13 de Março de 2008, 11:56:22 »
Resumindo também...de nada não tem nada ::) ...é sempre alguma coisa :?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Março de 2008, 12:02:46 »
Resumindo também...de nada não tem nada ::) ...é sempre alguma coisa :?

beijos
Nada é um conceito tão vazio :biglol:

Mas, sério, agora, estudar o "nada" é sempre interessante. O senso comum sobre "nada" não condiz com a "realidade física" do mesmo. Muito louco isso.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Março de 2008, 12:17:37 »
Citação de: Dimitri
Nada é um conceito tão vazio

Só lamento só na mente :histeria:

Mas, sério, agora, estudar o "nada" é sempre interessante. O senso comum sobre "nada" não condiz com a "realidade física" do mesmo. Muito louco isso.

Isto é...o nada não existe....é como estudar deus, você não tem nenhuma grandeza, nenhum vetor, nenhuma unidade, ou seja: NADA :ok:

Beijo pra ti!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 13 de Março de 2008, 12:22:34 »
Se nada não existe, então tudo existe? ;-)

Luz

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Março de 2008, 12:24:57 »

Antes de tudo que existe, não existia nada, mas depois que tudo passou existir, continua não existindo nada.  :hein:

Offline Dimitri

• Nível 04
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Março de 2008, 12:26:37 »
Se nada não existe, então tudo existe? ;-)

Antes de tudo que existe, não existia nada, mas depois que tudo passou existir, continua não existindo nada.  :hein:
Ai minha cabeça  :stunned: :olheira:

Luz

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Março de 2008, 12:36:54 »

Quem disse que não é possível "filosofar" através da Física?  :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #8 Online: 13 de Março de 2008, 12:40:22 »
Física é a Filosofia Natural, oras. :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 13 de Março de 2008, 12:41:54 »
Física é a Filosofia Natural, oras. :-)

Mas eu tava falando de "filosofia", oras.  :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2008, 12:43:38 »
Naturalmente :-)

Luz

• Visitante
« Resposta #11 Online: 13 de Março de 2008, 12:44:44 »
 :lol:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 13 de Março de 2008, 23:45:12 »
O que a falta de ***o não causa... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 14 de Março de 2008, 21:17:17 »
Depois do universo pode ter nada ... só nao sei o que é o nada...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 14 de Março de 2008, 21:28:37 »
Vocês leram a matério ou não? :shocked:
Nada é o vácuo condensado.
Sei lá, muito doido isso... cientistas assim, nos provam o quanto que estamos atrasados a nível de conhecimento do que realmente eles são... e estão com idéia de fazer e fazem (que ainda não foi divulgado). Muito show...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Março de 2008, 12:04:00 »
Então Fabulous, li e fiz uma analogia com conceitos mais próximos de nós e nem por isso menos confusos....Eu dei uma espiadinha na definição de condensadores e indutores, sabe, trequinhos que possuem a propriedade básica de arnazenar energia elétrica em campo associado(no caso dos condensadores) e dentro de campos magnéticos(indutores), pois bem, para quem não sabe estes trequinhos possuem uma forma de memória para regular seus comportamentos por um instante definido por suas histórias passadas(alguém aqui também pensou em ruido?) isto é, um condensador por exemplo, é carregado inicialmente é equivalente a um condensador descarregado em série com uma fonte de tensão ideal constante de valor igual ao valor da tensão inicial...confuso? Tá, vou direto ao ponto então...é que em eletrônica existe um conceito chamado de “buraco” que lembra bastante o vácuo condensado da matéria citada. É como um “nada” também, mas veja só, se utilizarmos um material como o silicio, vamos saber que existe uma ligação de átomos do tipo covalente resultando numa rede cristalina...humm...o SI se liga à outros 4 átomos que o circundam numa co-participação para que a rede se complete. Porém com temperaturas um pouco elevadas(não muito, algo como a do ambiente mesmo) faz-se uma agitação térmica rompendo certas ligações que em seguida é preenchida por eletróns vindo de outra ligação e tudo junto ao mesmo tempo.... :hihi: ora este deslocamento é consederado equivalente ao deslocamento de particulas de massa sensivelmente próximas à massa do eletron mas com carga positiva e a existência desta particula está relacionada à uma ligação quebrada que deixa um “vazio”, ou melhor, o tal do “buraco” só que este buraco é dotado de carga positiva e não um nada de verdade.
Como muitos aqui sabem, um dos postulados de Neils Bohr(deltaE=H.F) diz que quando um eletron passa de uma órbita para outra, ele emite ou absorve determinada energia obedecendo  a expressão que citei acima. Veja que há fótons entre as camadas também!
RESUMO DA ÓPERA: SEMPRE HÁ ALGUMA COISA, E O NADA NÃO EXISTE!

Beijos

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Março de 2008, 09:06:02 »
Dessa maneira, daqui a pouco você também vai dizer que o vácuo também não...
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Abril de 2008, 00:12:21 »
Dessa maneira, daqui a pouco você também vai dizer que o vácuo também não...

Vácuo no sentido popular da palavra não existe mesmo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #18 Online: 08 de Abril de 2008, 10:06:47 »
A Natureza tem horror ao vácuo. Todo mundo sabe disso desde os gregos. O tal de Otto von Guericke não tava com nada :D

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2008, 21:17:50 »
Físicos capturam e armazenam o nada é uma manchete de jornal. Jornalistas usam e abusam de expedientes desse tipo pra capturar a atenção dos leitores. Não tem nada de mais, desde que não se leve muito a sério essas liberdades jornalísticas...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Everest

• Nível 05
  • *
  • Cético porem emotivo
« Resposta #20 Online: 11 de Maio de 2008, 13:25:34 »
Estou esperando um fisico vir aqui e explicar direito isso... mas ate agora NADA  :P :hihi:
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Offline Everest

• Nível 05
  • *
  • Cético porem emotivo
« Resposta #21 Online: 11 de Maio de 2008, 13:26:26 »
Alias... eu nao entendi NADA :D
A tristeza e a alegria moram no meu coração.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!