Autor Tópico: Mentalidade terceiro-mundista  (Lida 2152 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Mentalidade terceiro-mundista
« Online: 15 de Março de 2008, 13:24:28 »

Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008 - 19h22
Brasil: Pais educam os filhos em casa e podem perder a guarda
Dois adolescentes educados em casa e não na escola passam no vestibular em Minas, e com uma ótima classificação. Mas os pais correm o risco de perder a guarda dos filhos por isso. Veja a reportagem de Adriana Spinelli.

<a href="http://www.youtube.com/v/vHm878LTB_o" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vHm878LTB_o</a>
http://www.youtube.com/watch?v=vHm878LTB_o

Fonte: http://bandnewstv.com.br/conteudo.asp?ID=71401&CNL=20

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Mentalidade terceiro-mundista
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2008, 13:33:02 »
Como alegar abandono intelectual tendo os filhos uma excelente formação? Somente por não ser o ensino formal?

Pelo menos o método de ensino em casa funcionou muito bem com eles.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2008, 13:50:19 »
Como alegar abandono intelectual tendo os filhos uma excelente formação? Somente por não ser o ensino formal?

Pelo menos o método de ensino em casa funcionou muito bem com eles.

culpa da constituição de 88...
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2008, 15:00:13 »
Hmmm... supondo que os meninos fizessem supletivo só para obter um diploma, como ficaria a situação legal?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 15 de Março de 2008, 15:14:51 »
Hmmm... supondo que os meninos fizessem supletivo só para obter um diploma, como ficaria a situação legal?

Para obter o diploma do ensino médio através de supletivo é necessário que já se tenha alcançado a idade mínima de 18 anos.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 15 de Março de 2008, 15:21:01 »
Outro caso:

Josué Bueno, um ex-pastor batista, decidiu educar em casa seus nove filhos e filhas depois de conhecer a prática durante sua juventude nos Estados Unidos. Ele foi motivado em parte pelo desejo de proteger seus filhos das influências imorais nas escolas.
Mas sua tentativa de viver de acordo com suas convicções religiosas demonstrou custar um preço elevado. Ele foi acusado em 2005 diante do Conselho Tutelar. No fim, o Sr. Bueno e sua família receberam ordens de se submeter a “tratamento psicológico” estatal e a matricular os filhos numa escola. (...)

No fim, os Buenos acabaram decidindo fugir para o Paraguai, onde vivem hoje. Mas mesmo ali eles não estavam a salvo da pressão do governo brasileiro. Um oficial de justiça foi enviado para ordenar que eles retornem ao Brasil e continuem seu “tratamento”. Embora os Buenos permaneçam onde estão, eles temem que o governo brasileiro poderia de alguma forma conseguir a deportação deles.(...)

Numa entrevista com LifeSiteNews.com, Cleber Nunes disse que o sistema escolar brasileiro é um fracasso comprovado, com baixas classificações em estudos nacionais e também no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, que classificou os estudantes brasileiros na 57ª posição de desempenho escolar.

Ele citou estatísticas perturbantes com relação aos problemas sociais nas escolas brasileiras, inclusive um estudo feito em 2000 que revelou que 71% dos estudantes haviam sofrido algum tipo de violência. Ele disse que camisinhas são distribuídas de graça, em máquinas, para estudantes até de 10 anos de idade, e que os programas de educação sexual nas escolas são pouco mais do que propaganda para a licenciosidade sexual.

Não tenho nada com quem quer educar seus filhos em casa, seja qual for o motivo. Mas nesses casos, a meu ver, parece que a religião dos pais pesou muito. Detalhe: se é cobrado dízimo para a obra do Senhor (incluindo evangelização) porque, ao invés de construir templos nababescos, não constroem escolas exclusivas para evangélicos?
« Última modificação: 15 de Março de 2008, 15:25:14 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #6 Online: 15 de Março de 2008, 15:31:50 »
Exclusivas eu não sei, mas certamente escolas evangélicas são construídas com dinheiro de dízimo.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2008, 15:38:47 »
Exclusivas eu não sei, mas certamente escolas evangélicas são construídas com dinheiro de dízimo.

E também não tem nenhum problema em matricular alunos pecadores, independente do credo.
Acho que esse país está cheio de hipocrisia, Dbohr. Agora é moda, todos são vítimas de alguma perseguição. Homossexuais querem aprovar a lei anti-homofobia, movimentos negros (não todos) querem aprovar o Estatuto da Igualdade Racial, evangélicos querem um governo teocrático...blerrghhh.

Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2008, 17:33:17 »
A educação formal doméstica é uma idéia interessante, na teoria. Entretanto, na prática, a formação das crianças fica limitada pelo fato dos pais não necessariamente dominarem todas as áreas que a educação formal deve abrangir. É claro que temos de lembrar que muitos professores não dominam o que são pagos pra ensinar, mas aí o problema está em outra esfera.

Nada impediria os pais de manter os filhos na escola e dar-lhes formação complementar em casa. Nesse caso em particular, os pais ensinam português, matemática, inglês, informática, hebraico etc. Não me lembro da matéria citar que as crianças aprendam biologia, física, geografia etc. Sem contar que o convívio forçado com pessoas que não necessariamente agradem aos filhos (ou se agradem com eles) ajuda a formar a personalidade.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2008, 17:36:30 »
Nada impediria os pais de manter os filhos na escola e dar-lhes formação complementar em casa. Nesse caso em particular, os pais ensinam português, matemática, inglês, informática, hebraico etc. Não me lembro da matéria citar que as crianças aprendam biologia, física, geografia etc. Sem contar que o convívio forçado com pessoas que não necessariamente agradem aos filhos (ou se agradem com eles) ajuda a formar a personalidade.
ou a destruir, dependendo do caso.

A educação formal doméstica é uma idéia interessante, na teoria. Entretanto, na prática, a formação das crianças fica limitada pelo fato dos pais não necessariamente dominarem todas as áreas que a educação formal deve abrangir. É claro que temos de lembrar que muitos professores não dominam o que são pagos pra ensinar, mas aí o problema está em outra esfera.
não deve ser comum optar pelo homeschooling sem ter algum domínio do que se ensina.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2008, 17:42:19 »
Ctrl+C, Ctrl+V do meu post sobre esse assunto no RéV:

Vamos ser realistas. A maioria dos pais, eu diria 99% deles, não tem condições de educar seus filhos. Falta tempo, falta conhecimento, falta paciência, falta capacidade, falta interesse, falta metodologia, falta isenção/imparcialidade...

Eu poderia citar aqui diversos motivos pelos quais os pais não são, na maioria das vezes, as pessoas adequadas para cuidar da educação de seus filhos.

Não consigo entender como se apóia tão facilmente a substituição das instituições e profissionais de educação por leigos. Isso não acontece quando se fala de direito, medicina, física...

E parem com essa história de dizer que fulano passou no vestibular X ou Y, como se isso provasse alguma coisa. Vestibular não presta como prova de educação ou mesmo de conhecimento.
« Última modificação: 15 de Março de 2008, 17:45:04 por Orbe »
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2008, 17:42:44 »
Sem contar que o convívio forçado com pessoas que não necessariamente agradem aos filhos (ou se agradem com eles) ajuda a formar a personalidade.
ou a destruir, dependendo do caso.

Isso vai depender da parte doméstica da educação e da formação de personalidade. Uma criança que aprende que não deve tomar certas atitudes só pra "se incluir" no grupo dificilmente será destruída pelo convívio escolar. Infelizmente no século XXI, as coisas não estão caminhando nessa direção e isso fica claro quando você olha pras crianças dos colégios de hoje.

A criança deve ter sua personalidade formada em casa e apenas complementada na escola. Apesar de que não sei quanto eu concordo com a idéia de távola rasa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2008, 17:44:23 »
Vamos ser realistas. A maioria dos pais, eu diria 99% deles, não tem condições de educar seus filhos. Falta tempo, falta conhecimento, falta paciência, falta capacidade, falta interesse, falta metodologia, falta isenção/imparcialidade...

Essa é justamente a pedra angular do meu argumento. Mas nada impede os pais de contribuir com a formação dos filhos naquilo que são capazes (aí entra o bom senso dos pais para se julgarem capazes).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2008, 20:24:59 »

Essa é justamente a pedra angular do meu argumento. Mas nada impede os pais de contribuir com a formação dos filhos naquilo que são capazes (aí entra o bom senso dos pais para se julgarem capazes).

O problema é justamente o bom-senso. Como já observou Descartes , ninguém acha que tem menos bom-senso do que precisa...
Para educar em casa há vários problemas , começando com a formação dos pais e passando pelo que seria ensinado ( o ensino em casa é uma das bandeiras do grupos fundamentalistas religiosos nos EUA).
Uma proposta mais interessante seria a de escolas comunitárias em que os pais tem poder para , dentro do que a legislação coloca como disciplinas básicas, interferir no curriculo e nas matérias adicionais já que são eles que sustentam financeiramente a instituição. Neste caso além das matérias ensinadas o desempenho dos professores também é acompanhado , podendo ser substituido aquele que não corresponde ao esperado.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2008, 20:36:19 »
Não sei o que me inspira menos confiança no cômputo final: a condição dos pais de ensinar aos filhos (e não me refiro apenas ao ensino formal) ou a condição das escolas de ensinar o que em tese deveriam.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Março de 2008, 21:31:11 »
A despeito das controvérsias sobre o homeschooling, os responsáveis pela acusação de abandono intelectual por parte dos pais dos garotos são uns carentes que nada têm para fazer. Será que eles ao menos chegaram a conhecê-los?

Offline Iconoclasta SP

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Março de 2008, 22:23:38 »
Tem que prender mesmo. Se não confia no estudo estatal, então que pague um colégio particular.

Desde quando qualquer um pode sair ensinando? Se o ensino estatal é ruim, se os professores são ruins, isso é outra discussão. O que não pode é cada um adotar seu conceito de educação ideal e formar analfabetos. O pior é que certamente estes aí não tem nada a ensinar. Tudo o que eles vão fazer vai ser criar mais um alienado com o cérebro intoxicado por idéias embolaradas evangélicas.

Mais um racista, homofóbico, megalomaníaco e falso puritano na Terra. E pior: estes pais vão subverter a ordem natural dos fatos. Quase todo envangélico que eu conheço é ex-puta, ex-viado, ex-bêbado, ex-maconheiro, ex-travesti, ex-viciado em jogo de azar, ex-assaltante. Pelo menos deixa o moleque fazer as coisas na ordem certa, pô! Antes de entrar pra redenção via pagamento do dízimo, antes permitam que o moleque se torne um ex-qualquer desgraça.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Março de 2008, 22:34:23 »
Tem que prender mesmo. Se não confia no estudo estatal, então que pague um colégio particular.

Desde quando qualquer um pode sair ensinando? Se o ensino estatal é ruim, se os professores são ruins, isso é outra discussão. O que não pode é cada um adotar seu conceito de educação ideal e formar analfabetos. O pior é que certamente estes aí não tem nada a ensinar. Tudo o que eles vão fazer vai ser criar mais um alienado com o cérebro intoxicado por idéias embolaradas evangélicas.

Mais um racista, homofóbico, megalomaníaco e falso puritano na Terra. E pior: estes pais vão subverter a ordem natural dos fatos. Quase todo envangélico que eu conheço é ex-puta, ex-viado, ex-bêbado, ex-maconheiro, ex-travesti, ex-viciado em jogo de azar, ex-assaltante. Pelo menos deixa o moleque fazer as coisas na ordem certa, pô! Antes de entrar pra redenção via pagamento do dízimo, antes permitam que o moleque se torne um ex-qualquer desgraça.
:stunned:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 15 de Março de 2008, 22:41:12 »
Peraí, como é que você SABE que eles não estão ensinando direito os filhos?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 16 de Março de 2008, 00:32:17 »

O problema é justamente o bom-senso. Como já observou Descartes , ninguém acha que tem menos bom-senso do que precisa...
Para educar em casa há vários problemas , começando com a formação dos pais e passando pelo que seria ensinado ( o ensino em casa é uma das bandeiras do grupos fundamentalistas religiosos nos EUA).
Uma proposta mais interessante seria a de escolas comunitárias em que os pais tem poder para , dentro do que a legislação coloca como disciplinas básicas, interferir no curriculo e nas matérias adicionais já que são eles que sustentam financeiramente a instituição. Neste caso além das matérias ensinadas o desempenho dos professores também é acompanhado , podendo ser substituido aquele que não corresponde ao esperado.

não precisa chegar ao ponto de escolas comunitárias; basta que nas públicas os pais tenham voz, como é na finlândia. o problema é que o pai finlandês é um e o brasileiro é outro...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Março de 2008, 01:44:51 »
Essa questão do homeschooling já foi levada aos tribunais pelo menos em duas ocasiões (não consegui achar o desfecho das ações).
Na pesquisa que fiz sobre pessoas que apoiam o homeschooling, só achei mesmo um militante arraigado: o Júlio Severo, que todos conhecem.

Ai vão os endereços que achei:

Blog escoal em casa:
http://www.escolaemcasa.blogspot.com/

Mterial didático para ensino escolar em casa: http://escolaemcasa.blogspot.com/2006/02/livros-didticos-recomendados-para-voc.html
Alfred E. Newman

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #21 Online: 16 de Março de 2008, 03:33:45 »
só achei mesmo um militante arraigado: o Júlio Severo, que todos conhecem.

Para citar um religioso homofóbico nojento como esse senhor era melhor você ter desistido da pesquisa.

O motivo da militância dele é preconceito e ignorância. O que ele quer é que pais religiosos, preconceituosos e leigos em educação, transformem seus filhos em miniaturas de si mesmos.

Ele é um exemplo perfeito de pessoa que em hipótese alguma pode ter permissão para educar os filhos em casa. Não devia nem poder ter filhos...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Temma

• Visitante
« Resposta #22 Online: 16 de Março de 2008, 12:09:48 »
Peraí, como é que você SABE que eles não estão ensinando direito os filhos?

a coisa toda se desmorona aqui.

pais de fato podem transmitir aos filhos as idéias más, racismo, xenofobia, homobofia, deturpações históricas, o tempo todo, mas quando as crianças vão as escolas essas idéias são contrapostas à outras, mais igualitárias, as quais todas as pessoas em tese podem questionar.

mantenho a mesma linha de pensamento da do Orbe.Os filhos não são propriedade dos pais, não cabe a esses últimos incutir somente seus valores aos primeiros. E quer queira ou não, a escola para a criança acaba sendo o maior meio de socialização para elas.

reconheço que esse é um tema complexo. acho que o ensino em casa pode até ser considerado, fazendo com que crianças 'pulem' de série, mas não substituir integralmente, da 1ª série ao 3º ano do 2º grau

E, convenhamos, ainda que possam ter pais com as melhores das intenções, algo como uma demasiada superproteção e iludidos por algum método-tabajara-de-educação-2000, grande parte dos que vejo que seguiriam essa prática seriam do tipo: "-não vou deixar meus filhos se misturarem com esses viadinhos/ateus/sub-raça/insira-aqui-grupo-que-sofre-discriminação"

Temma

• Visitante
« Resposta #23 Online: 16 de Março de 2008, 12:14:01 »
Jesus cristo. olhando o site desse Júlio Severo, vi que ele é contra vacinas compulsórias  :chorao:

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Março de 2008, 12:33:45 »
mas quando as crianças vão as escolas essas idéias são contrapostas à outras, mais igualitárias, as quais todas as pessoas em tese podem questionar.
Sim, em tese...

É aí que a coisa começa a desmoronar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!