Talvez a única saída teria sido a Alemanha não ter se atrasado na corrida colonial pela África ou então, que os países africanos eclodissem movimentos de independência muito mais cedo. Acredito serem hipóteses bem absurdas pois nem a Alemanha teria condições de ter se unificado antes e nem as colônias tinham condições de se insurgirem contra as metrópoles no século XIX.
Duvido muito que isto mudasse alguma coisa, as colônias Alemãs estavam entre as piores da África na época (Camarões, Togo, Tanzânia e Namíbia), eram quase nada perto das britânicas e francesas, estes sim que no final do século XIX quase se pegaram lá na África, na região do Darfur, se não me engano.
Também não sei um método de evitar o radicalismo do Império Austro-Húngaro contra a Sérvia. O ataque deste a Sérvia desencadeou os conflitos. Eu não acredito que a Sérvia estava por trás do assssinato de Francisco Ferdinando.
Pode até ser que a Sérvia não estivesse diretamente envolvida, mas que a morte de um dos herdeiros do trono mais nacionalistas e favóráveis à guerra foi visto como algo bom num primeiro momento, isto foi.
A Alemanha também pisou no tomate ao invadir a Bélgica.
Bom, aí o problema é do plano Schieffen (sp?) que exigia um ataque rápido pela Bélgica para derrotar a França logo, antes dos Russos estarem prontos. O problema é que os russos ficaram prontos rápido demais e forçaram à uma implementação diferente do plano, que não resultou em vitória. Mas que os Ingleses declarariam guerra mais cedo ou mais tarde, independente da Bélgica, isso declarariam, as tensões eram fortes demais.
Talvez se a França tivesse vencido a Guerra Franco-Prussiana (e se porcos voassem, o que dá no mesmo).
Bom, aí teríamos que confiar na grande competência do Napoleão III, que foi o que acabou com a guerra franco-prussiana. Então, se formos indo cada vez mais para trás, veremos que a coisa começou com Napoleão 100 anos antes, é demais, a primeira era inevitável, creio eu.