Autor Tópico: Cosmólogo recebe prêmio defendendo existência de Deus  (Lida 629 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Cosmólogo recebe prêmio defendendo existência de Deus
« Online: 17 de Março de 2008, 09:22:56 »

Um padre e cosmólogo polonês que sustenta a possibilidade de comprovar matematicamente a existência de Deus foi o vencedor do mais polpudo prêmio acadêmico do mundo.

O professor Michael Heller, 72, de formação religiosa, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, receberá em maio, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homônima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação é de 820 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,87 milhões).

Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a questão da origem do Universo, debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geometria não-comutativa.

"Vários processos no Universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede", explicou o próprio Heller em um comunicado divulgado por ocasião do anúncio do prêmio.

Ele rejeitou a idéia de que religião e ciência são contraditórias. "A ciência nos dá o Conhecimento e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente".

"Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus."

Críticas

Alguns céticos atacam a Fundação Templeton por sua inclinação a favor de ideologias conservadoras da religião.

Um dos principais críticos à instituição é o biólogo evolucionista Richard Dawkings, que já descreveu o prêmio Templeton como "uma soma de dinheiro muito grande que se concede normalmente a um cientista disposto a falar coisas boas da religião".

Para os jurados, Heller mereceu o prêmio por desenvolver "conceitos precisos e notavelmente originais sobre a origem e as causas do Universo, muitas vezes sob intensa repressão governamental".

Heller conhecia o Papa João Paulo 2º, nascido polonês sob o nome de Karol Wojtyla, que personificou a reação da Igreja Católica contra o avanço do comunismo nos países do Leste Europeu.

"Apesar da opressão das autoridades comunistas polonesas a intelectuais e padres, a igreja, impulsionada pelo Concílio Vaticano 2º, garantiu a Heller uma esfera de proteção que o permitiu alcançar grandes avanços em seus estudos", diz sua biografia.

Heller disse que usará o dinheiro do prêmio Templeton para financiar futuras pesquisas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u382105.shtml

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Cosmólogo recebe prêmio defendendo existência de Deus
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2008, 10:30:49 »
prêmio acadêmico[...]o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homônima de estudos religiosos[...]

Não sei se esse prêmio poderia ser considerado acadêmico. De prestígio entre os acadêmicos sérios ele já carece.

Não me surpreende que um prêmio patrocinado por um fundação de estudos religiosos seja outorgado a um Adauto Lourenço da vida.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Março de 2008, 11:48:05 »
No livro Deus um Delírio do Dawkins ele fala do premio Templeton.

Até ironiza que o dia que estiver com problemas financeiros pode apelar para este prêmio :D

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 17 de Março de 2008, 12:57:08 »
"Vários processos no Universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede",

Tá, mas o que há de novo aqui???...  :hmph: Eu também quero o prêmio, já que quando eu tinha uns 2 anos e meio eu percebi que o que eu fazia na frauda um tempinho depois sucedia algo não muito agradavél! :P

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 17 de Março de 2008, 20:50:38 »
Acho que todos aqui gostaríamos de ver os trabalhos desse homem publicados em revistas científicas, e claro, ver o que os outros cientistas destas áreas pensam sobre o assunto.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Março de 2008, 20:52:12 »
E por revistas científicas, entenda-se peer review
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 17 de Março de 2008, 22:55:52 »
Prêmio Templeton: é o prêmio dado a qualquer acadêmico que criar uma pesquisa que mostre que as religiões estão certas. O valor desse prêmio é maior que o valor do Prêmio Nobel.

O mais engraçado é que aquela pesquisa que diz que as pessoas morrem mais rápido quando sabem que estão rezando por elas foi financiada pelo Instituto Templeton. Não preciso dizer que não gostaram nadinha do resultado do pesquisador, que preferiu soltar os resultados verdadeiros por ser honesto.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!