Autor Tópico: Petistas voltam a falar em criar imposto para grandes fortunas  (Lida 840 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Petistas voltam a falar em criar imposto para grandes fortunas
« Online: 18 de Março de 2008, 16:42:58 »

Os petistas irão retirar da gaveta uma reivindicação antiga e colocá-la no meio da reforma tributária: a criação de uma taxa sobre as grandes fortunas brasileiras. "Faremos uma emenda para taxar grandes fortunas que será regulamentada por meio lei ordinária", afirmou Maurício Rands (PT-PE), líder do partido na Câmara dos Deputados.

Segundo ele, essa proposta será apresentada por meio de emenda à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da reforma tributária. No entanto, ainda não há uma definição sobre o que será considerado grande fortuna.

Para angariar apoio, o líder garante que esse imposto ou contribuição será repartido com Estados e municípios. A Constituição brasileira já prevê um tributo sobre grandes fortunas. No entanto, nunca foi regulamentado.

Não é a primeira vez que o tema é defendido pelo PT. Na reforma tributária de 2003, ele também esteve em pauta.

Quando senador, há mais de 18 anos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um projeto com o intuito de taxas grandes fortunas. Ele chegou a ser aprovado em comissões, mas não avançou no plenário.

Hoje, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e José Múcio (Relações Institucionais) e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), se reuniram com deputados petistas para tratar da reforma tributária.

Chinaglia queria uma posição oficial de Mantega sobre quais os temas que seriam prioritários para o governo nessa votação, mas não houve essa definição. Além disso, a bancada petista oficializou o nome de Antonio Palocci (PT-SP) para relator da reforma da comissão especial.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u383128.shtml

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Petistas voltam a falar em criar imposto para grandes fortunas
« Resposta #1 Online: 18 de Março de 2008, 17:21:12 »
Não entendo pra quê uma emenda na Constituição. O IPGF já está lá. Basta uma lei complementar para regulamentá-lo e por em prática. De qualquer forma já há tributos demais mesmo para os super-ricos. Eu sou totalmente contra este novo imposto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2008, 17:24:17 »
pois é. não entendi a da emenda também.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Março de 2008, 17:28:26 »
Talvez para que seja possível facilitar a regulamentação, que passaria a poder ser feita por Lei Ordinária.

Tô chutando.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #4 Online: 18 de Março de 2008, 17:31:16 »
Talvez para que seja possível facilitar a regulamentação, que passaria a poder ser feita por Lei Ordinária.

Tô chutando.

É, mas os impostos podem ser regulamentados por lei ordinária. A lei complementar serve apenas para regras gerais (fato gerador (hipótese de incidência), prazo, prescrição, pagamento etc).

Uma emenda será bem mais difícil de passar no Congresso. No fundo será melhor, menos chance destes bandidos aprovarem por não terem quorum suficiente...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 18 de Março de 2008, 17:53:48 »
Resumindo : Mais um imposto criado para tampar buraco no orçamento cheio de fraudes do governo e que ninguém sabe onde será aplicado (Isso SE for aplicado em algo ao invés de ser todo desviado como de costume, ou então será aplicado em programa eleitoreiro como o Bolsa-vote-em-mim).

Quem vota em analfabeto merece comer capim mesmo.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #6 Online: 18 de Março de 2008, 17:56:23 »
Não entendo pra quê uma emenda na Constituição. O IPGF já está lá. Basta uma lei complementar para regulamentá-lo e por em prática. De qualquer forma já há tributos demais mesmo para os super-ricos. Eu sou totalmente contra este novo imposto.

Endosso.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Março de 2008, 17:59:20 »

Endosso.

Eu também acho uma loucura.
Já existe um verdadeiro cipoal de impostos. Vai bagunçar mais ainda, logo agora que parece haver uma chance de uma reforma tributária digna do nome.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Março de 2008, 18:55:07 »
A não ser que eu esteja redondamente enganado, essa proposta de taxar grandes fortunas entrará na PEC apenas para ser rejeitada, o governo sabe que ela não passa. Uma proposta dessas só vai gerar polêmica e será motivo de longas discussões até chegarem em um acordo. Se a oposição "moder a isca", só existem duas explicações:
1- são tão incompetentes quanto o governo que atacam,
2- foi um acordo firmado nos bastidores.

Se ela não constar na PEC aí já é outra história.

« Última modificação: 18 de Março de 2008, 18:59:26 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Esse acervo é secreto

Digite a senha correta ou caia fora daqui!

x
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!