É. Os atletas dedicam-se uma vida inteira a um evento tão importante quanto uma Olimpíada, e...
...injunções políticas jogam tudo por terra.
Uma pena!
Acho que não tem nada a ver.
eu acho que tem. mesmo para a china as olimpíadas têm enorme significado político, e se problemas políticos/questões humanitárias podem dar ensejo a boicotes, sanções comerciais e divestment, então faz sentido que se possa boicotar uma olímpiada também. comerciantes e acionistas, afinal, vivem daquilo, e também é um bocadinho injusto que se lhes tire o pão de cada dia por questões políticas.
de qualquer forma eu não sou favorável a um boicote por dois motivos. o primeiro, mais bobinho, é que me dá dó da china, depois de terem trabalhado tanto, chegar e boicotar. é como se uma tia lhe esperasse em casa e tivesse feito biscoitos, trocado as cortinas e até comprado sofás novos pra receber você, mas depois que você descobrisse que ela deixou sua prima de castigo por ter feito um piercing, ligasse em cima de hora pra dizer que não vai. hehe. o outro motivo, mais sério, é que um boicote europeu das olimpíadas a)não garante a melhoria da situação tibetana e b)cria mais animosidades entre a china e o ocidente em geral. o mundo precisa da cooperação chinesa, que está mais próxima de ser conseguida, nas boas causas do sudão ao congo. só pra lembrar; a china, que se opunha até à força de paz da onu no sudão, mandou uma centena de engenheiros para auxiliá-la. a china, também, que sempre cultivou com muito carinho o princípio de não intervenção nos negócios alheios, principalmente quando se tratassem de violação de direitos humanos, chegou ao ponto de condenar publicamente a situação na birmânia/mianmá. isso é coisa que não ocorria nem há dez e nem há cinco anos. um golpe dessa estatura não pode ajudar em nada, é sim de inspiração populista e eficácia provável mínima.