Autor Tópico: Parlamento Europeu ameaça boicote a Jogos  (Lida 1431 vezes)

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
Parlamento Europeu ameaça boicote a Jogos
« Online: 22 de Março de 2008, 17:53:27 »
Parlamento Europeu ameaça boicote a Jogos

O presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans Gert Pöttering, ameaçou hoje a China, com boicote aos Jogos Olímpicos de Pequim, devido à forte repressão contra a população tibetana, e pediu ao governo chinês que negocie com o Dalai Lama.

"Não podemos descartar um boicote às Olimpíadas. Queremos que os Jogos se realizem com sucesso, mas não se o preço para isso for um genocídio cultural dos tibetanos de que fala o Dalai Lama", disse o político conservador ao jornal alemão Bild am Sonntag.

"Pequim deve se decidir e negociar imediatamente com o Dalai Lama. Se não perceber sinais de aproximação, considerarei legítimas as medidas de boicote", afirmou Pöttering.

O presidente do Parlamento anunciou que, na próxima quarta-feira, será abordada na Câmara européia a situação do Tibete e disse que aconselhará os países da UE a "se pronunciarem com uma só voz pela defesa dos direitos Humanos".

Pöttering lembrou que a China é "um importante parceiro para a Europa em questões como defesa do meio ambiente" e destacou a importância da cooperação em "interesse mútuo".

"Mas o povo tibetano não deve ser sacrificado em prol disso, porque perderíamos nossa auto-estima", concluiu o político, da União Democrata-Cristã (CDU), mesmo partido da chanceler alemã Angela Merkel.

O governo de Berlim deu prazo para que a China preste contas sobre o que aconteceu no Tibete.

Segundo o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Franz Walter Steinmeier, a China deve ser mais aberta à opinião pública, sobretudo com a proximidade dos Jogos Olímpicos.

"Fazer espetáculos brilhantes para a televisão enquanto no próprio país reina o caos, é algo que já não pode acontecer hoje em dia", disse Steinmeier, em declarações ao jornal alemão Bild.

As declarações de Steinmeier são feitas no momento em que a Alemanha acaba de voltar a uma certa normalidade em suas relações com a China, após as tensões surgidas devido a reunião de Merkel com o Dalai Lama, no ano passado.

A reunião na Chancelaria tinha agitado Pequim, que durante meses, evitou contato com representantes do governo alemão.

Fonte: http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI2699959-EI10378,00-Parlamento+Europeu+ameaca+boicote+a+Jogos.html

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Parlamento Europeu ameaça boicote a Jogos
« Resposta #1 Online: 22 de Março de 2008, 21:58:26 »
Sou a favor do boicote às Olimpíadas em Pequim...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 22 de Março de 2008, 23:56:07 »
Também sou

Mas queria ver quem tem peito de boicotar

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2008, 08:27:18 »
Por que boicotar?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #4 Online: 23 de Março de 2008, 10:52:23 »
Por que boicotar?
Pra ver se o Governo Chinês larga de ser besta, ué?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Março de 2008, 11:00:02 »

+1 aqui
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Março de 2008, 11:07:56 »
É. Os atletas dedicam-se uma vida inteira a um evento tão importante quanto uma Olimpíada, e...
...injunções políticas jogam tudo por terra.

Uma pena!
Acho que não tem nada a ver.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2008, 16:54:23 »
É. Os atletas dedicam-se uma vida inteira a um evento tão importante quanto uma Olimpíada, e...

Uma pena!
Concordo. Se o problema é o país anfitrião, que não o tivessem escolhido então.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #8 Online: 23 de Março de 2008, 17:04:51 »

+1 aqui

Eu também sou favorável ao boicote.
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Março de 2008, 19:12:07 »
Concordo. Deve-se saber separar as coisas.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Março de 2008, 19:21:50 »

Uma pena!

eu acho que tem. mesmo para a china as olimpíadas têm enorme significado político, e se problemas políticos/questões humanitárias podem dar ensejo a boicotes, sanções comerciais e divestment, então faz sentido que se possa boicotar uma olímpiada também. comerciantes e acionistas, afinal, vivem daquilo, e também é um bocadinho injusto que se lhes tire o pão de cada dia por questões políticas.
de qualquer forma eu não sou favorável a um boicote por dois motivos. o primeiro, mais bobinho, é que me dá dó da china, depois de terem trabalhado tanto, chegar e boicotar. é como se uma tia lhe esperasse em casa e tivesse feito biscoitos, trocado as cortinas e até comprado sofás novos pra receber você, mas depois que você descobrisse que ela deixou sua prima de castigo por ter feito um piercing, ligasse em cima de hora pra dizer que não vai. hehe. o outro motivo, mais sério, é que um boicote europeu das olimpíadas a)não garante a melhoria da situação tibetana e b)cria mais animosidades entre a china e o ocidente em geral. o mundo precisa da cooperação chinesa, que está mais próxima de ser conseguida, nas boas causas do sudão ao congo. só pra lembrar; a china, que se opunha até à força de paz da onu no sudão, mandou uma centena de engenheiros para auxiliá-la. a china, também, que sempre cultivou com muito carinho o princípio de não intervenção nos negócios alheios, principalmente quando se tratassem de violação de direitos humanos, chegou ao ponto de condenar publicamente a situação na birmânia/mianmá. isso é coisa que não ocorria nem há dez e nem há cinco anos. um golpe dessa estatura não pode ajudar em nada, é sim de inspiração populista e eficácia provável mínima.
« Última modificação: 23 de Março de 2008, 19:24:50 por Rodasol »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #11 Online: 23 de Março de 2008, 19:25:05 »

Eu se fosse um desses atletas não ia me importar. Os chineses parecem bem preocupados com os jogos, seria uma boa maneira de mostrar pra eles que não é legal matar tibetanos...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #12 Online: 23 de Março de 2008, 19:58:35 »
Boicote?

http://en.wikipedia.org/wiki/American-led_boycott_of_the_1980_Summer_Olympics
http://en.wikipedia.org/wiki/1980_Summer_Olympics
http://en.wikipedia.org/wiki/1980_Summer_Olympics_medal_count

Que diferença real isso faria, além de dar a maioria das medalhas aos chineses? Num país com jornalismo controlado isso vira uma baita propaganda nacionalista.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 23 de Março de 2008, 22:16:51 »
Eu pessoalmente farei um boicote.
Não participarei dos jogos olímpicos em nenhuma modalidade e nem sequer irei a Beijing para assistí-los.

Possivelmente assistirei alguma coisa na TV, mas só isso.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 23 de Março de 2008, 22:21:37 »
Eu pessoalmente farei um boicote.
Não participarei dos jogos olímpicos em nenhuma modalidade e nem sequer irei a Beijing para assistí-los.

Possivelmente assistirei alguma coisa na TV, mas só isso.

Boa.... Vou tomar parte nesse protesto....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

• Visitante
« Resposta #15 Online: 24 de Março de 2008, 00:27:17 »
Sou contra boicotar, cada um com seus problemas.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Março de 2008, 08:47:37 »
Por que boicotar?
Pra ver se o Governo Chinês larga de ser besta, ué?
Já haviam eleito Pequim como anfitriã e creio que já se conhecia a situação política da China e, inclusive, a própria questão do Tibete.
Daí por meio de uma revolta, que coloca a soberania da China em cheque às vésperas de uma olimpíada a Europa decide boicotar caso Pequim não resolva uma questão de mais de meio século?

China não tem que dar autonomia nestas condições! Esse problema precisa ser resolvido depois das olimpíadas, já que os tibetanos se aproveitaram pra fazer esse alarde. Foram espertos, é claro, estão sendo mais ouvidos, mas um boicote da Europa eu já considero uma reação desproporcional.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Março de 2008, 08:50:29 »

Uma pena!

eu acho que tem. mesmo para a china as olimpíadas têm enorme significado político, e se problemas políticos/questões humanitárias podem dar ensejo a boicotes, sanções comerciais e divestment, então faz sentido que se possa boicotar uma olímpiada também. comerciantes e acionistas, afinal, vivem daquilo, e também é um bocadinho injusto que se lhes tire o pão de cada dia por questões políticas.
de qualquer forma eu não sou favorável a um boicote por dois motivos. o primeiro, mais bobinho, é que me dá dó da china, depois de terem trabalhado tanto, chegar e boicotar. é como se uma tia lhe esperasse em casa e tivesse feito biscoitos, trocado as cortinas e até comprado sofás novos pra receber você, mas depois que você descobrisse que ela deixou sua prima de castigo por ter feito um piercing, ligasse em cima de hora pra dizer que não vai. hehe. o outro motivo, mais sério, é que um boicote europeu das olimpíadas a)não garante a melhoria da situação tibetana e b)cria mais animosidades entre a china e o ocidente em geral. o mundo precisa da cooperação chinesa, que está mais próxima de ser conseguida, nas boas causas do sudão ao congo. só pra lembrar; a china, que se opunha até à força de paz da onu no sudão, mandou uma centena de engenheiros para auxiliá-la. a china, também, que sempre cultivou com muito carinho o princípio de não intervenção nos negócios alheios, principalmente quando se tratassem de violação de direitos humanos, chegou ao ponto de condenar publicamente a situação na birmânia/mianmá. isso é coisa que não ocorria nem há dez e nem há cinco anos. um golpe dessa estatura não pode ajudar em nada, é sim de inspiração populista e eficácia provável mínima.
Estou de acordo.

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #18 Online: 24 de Março de 2008, 09:00:13 »
Eu acho um exagero sem tamanho o povo chinês, que trabalhou duro para organizar e construir as condições para sediar uma olimpíada sofrer uma punhalada como essas por causa de um erro de mais de 50 anos atrás, da época do Mao.

Concordo que a situação do Tibete não pode continuar, assim como concordo que a China precisa melhorar algumas de suas políticas. Mas um boicote desta natureza é pedir para que o clima esquente. Se eu fosse um chinês com um mínimo de patriotismo eu odiaria um boicote como esses.

Falam que a China só se preocupa com a imagem externa e blábláblá, como se a China fosse a única.

Esse boicote que estão ameaçando é prova disso!
Enquanto não tinha olimpíadas e o povo tibetano tava lá sofrendo quieto ninguém fazia nada, agora os tibetanos aparecem e a própria Europa parece que se vê pressionada a demonstrar algum tipo de preocupação com aquele povo.

Oras, será que não dá pra cumprir a cordialidade com a China pra DEPOIS pressionar o governo chinês a tomar medidas para melhorar a situação dos tibetanos? Precisa dar um "castigo" desproporcial a um país que vêm crescendo e mostrando que é capaz de se preocupar com os problemas do mundo, inclusive mudando suas políticas? É muito capricho da Europa ameaçar fazer (imagina se fizer) uma coisa dessas, muita hipocrisia!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #19 Online: 24 de Março de 2008, 09:21:07 »
Eu acho que os problemas com o Tibete e as violações dos DH na China já eram muito bem conhecidos antes de Pequim ser anunciada como anfitriã. Que não a escolhessem, então.

Certos estavam os gregos, que paravam suas guerras na época dos jogos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 24 de Março de 2008, 10:21:54 »
Eu acho que os problemas com o Tibete e as violações dos DH na China já eram muito bem conhecidos antes de Pequim ser anunciada como anfitriã. Que não a escolhessem, então.

Mas quem escolheu a sede olímpica foram os dirigentes,não os atletas.......

Eu, se fosse atleta , não iria.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #21 Online: 24 de Março de 2008, 12:18:03 »

Bom, mas quando terias decidido não ir? Os atletas que se prepararam estão sabendo disso desde 2004.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 24 de Março de 2008, 12:19:56 »

Bom, mas quando terias decidido não ir? Os atletas que se preparam estão sabendo disso desde 2004.

Isso é escolha deles, eu pessoalmente não iria.....
Assim como não iria numa olimpiada em Cuba, Irã, Coréia do Norte, vários países africanos, Brasil... etc...

Acho que minha carreira ia ser bem curta....

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 24 de Março de 2008, 12:39:56 »

Bom, mas quando terias decidido não ir? Os atletas que se preparam estão sabendo disso desde 2004.

Isso é escolha deles, eu pessoalmente não iria.....
Assim como não iria numa olimpiada em Cuba, Irã, Coréia do Norte, vários países africanos, Brasil... etc...

Acho que minha carreira ia ser bem curta....

Curta eu não diria, afinal existem as competições anuais na Europa, EUA, etc (meetings de atletismo ou algum nome parecido para citar um).  Talvez tivesse menos patrocinadores por não ir em determinados países. Talvez.

“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!