Na missa de Páscoa, D. Odilo lembra campanha contra células-troncoO cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, aproveitou a missa de Páscoa na catedral da Sé para para relembrar o tema da campanha da fraternidade --"Escolhe, pois, a vida"--, que considera as pesquisas com células-troncos embrionárias "graves problemas".
"A Páscoa é época de ressurreição, de lembrarmos o valor da vida humana. É a vitória da vida sobre a morte, da esperança contra a violência", afirmou Scherer para centenas de fiéis, inclusive o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM).
"A Páscoa é uma oportunidade de renovar nossas convicções e fortalecer nosso propósito de solidariedade", disse o prefeito no púlpito.
No último dia 5, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiou a decisão sobre a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil. A ação pede a exclusão do artigo 5º da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/05), e foi proposta em 2005 pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que defende que o embrião deva ser considerado vida humana.
A posição da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) tem gerado polêmica entre católicos, membros do clero, políticos, cientistas e ONGs. "Nem tudo o que Deus faz a ciência pode explicar", disse o arcebispo sem fazer referência direta ao tema.
Fonte