Bom, já analisei alguns currículos para uma vaga de estagiário e fiz algumas entrevistas, vou analisar baseado no que eu esperaria.
CURRÍCULO
NOME COMPLETO
Brasileiro, *** anos, solteiro.
CIDADE
ENDEREÇO
Tel.: (**) *** Cel.: (**) ****
CNH: ****
e-mail: ***@***.com
Começar com dados pessoais é de praxe e bom, para facilitar o contato. Idade é legal até, mas acho irrelevante o "solteiro", isso é o tipo de coisa que se conta na entrevista, se é que se conta. Eu não deixaria de contratar alguém por ser casado/solteiro, e mesmo se fosse um cargo parecido com trabalhar numa plataforma de petróleo onde um funcionário solteiro teria mais disponibilidade para trabalhar longe da civilização, é na entrevista que se pergunta essas coisas.
E CNH só serve se você quiser ser caminhoneiro/motorista/taxista. Muito cuidado com as habilidades que você coloca no currículo, só coloque aquelas que você gostaria de divulgar e que você acredita que possa alavancar a sua carreira, não as que você sabe. Se eu soubesse falar Klingon dificilmente colocaria na parte de línguas, a não ser que fosse para trabalhar numa convenção de Star Trek
Formação
Faculdade de ***** CURSO
Superior Completo – Turma de 2008.
NOME FACULDADE E CIDADE.
Por turma de 2008 você quer dizer ano de entrada ou saída? Sempre coloque ano de saída apenas, ou ao menos conclusão prevista, ano de entrada é meio irrelevante para o contratador, a não ser para contar quantos anos você levou para terminar a graduação, o que na melhor das hipóteses é uma informação neutra.
Experiência Profissional
******
Acompanhamento e supervisão***** ANO ***. CIDADE
*******
Acompanhamento e supervisão **** ANO ***. CIDADE
Estágio
nome empresa
o que fez ANO ***/***.
Colocar estágio é sempre bom, e com referências melhor ainda. Só tome cuidado com os estágios que você coloca, as vezes o contratador acha que por causa de um ou outro estágio que você fez por uns 2 meses que você quer trabalhar com uma coisa enquanto você quer na verdade trabalhar com outra.
Atividades Acadêmicas
Participação na Jornada Acadêmica **** ano ****.
Participação na Jornada Acadêmica **** ano ****.
Idem acima.
Idiomas
Espanhol básico:
Curso no ***, ANO ***.
Inglês avançado:
Escola *******
Não sei se é relevante colocar escola ou período do curso de línguas, a não ser que seja
A escola. Só colocar básico/intermediário/fluente é suficiente.
Conhecimento de Informática
Ms Office (Excel, MSWord e Power Point)
AutoCAD
Curso Completo de Excel
Aqui a mesma coisa de estágios. Eu, apesar de saber programar em C, C++, C#, Java e um monte de outras linguagens por causa da faculdade, nem coloco isso no currículo para não passar a impressão errada do que eu quero da minha carreira.
Atividades Extracurriculares
Curso de Extensão de ******.
Professora **** Ano: ***. Carga horária: *** horas.
Curso técnico de *****.
***** Ano: ****. Carga horário: **** horas.
Idem acima
Em linhas gerais, pense no curriculo como a sua apresentação para a empresa, e não como uma descrição das suas habilidades. Porém um bom currículo deve ser descritivo, com
bullets e sem redações. Currículo com mais de uma página é mal visto, especialmente se é de estagiário ou recém-formado. Currículo de várias páginas são para especialistas com vários anos no ramo da área da vaga.