Autor Tópico: Charadas!  (Lida 2801 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Charadas!
« Online: 25 de Março de 2008, 02:32:40 »
Um capataz fez uma aposta a três prisioneiros de uma cela; um deles era cego, os outros dois tinham visão normal.

Mostrou aos prisioneiros 5 chapéus, três pretos e dois marrons, e colocou um chapéu em cada um deles, sem que pudessem ver a cor do próprio chapéu, apenas a dos outros dois - exceto pelo cego, obviamente.

Prometeu então que soltaria aquele que pudesse adivinhar, com apenas uma tentativa, qual é a cor do chapéu que está usando. Se errasse, ficaria um dia sem comida.

Perguntou ao primeiro, que apesar de pode ver a cor do chapéu dos outros dois, não quis arriscar qual seria a cor do que ele mesmo usava. O outro em seguida, também não quis arriscar; o cego ficou por último, e disse que queria tentar responder.

A pergunta é: o cego está em condições de saber a cor do chapéu que está usando? Sim ou não? E se está, qual é a cor do seu chapéu?

Resolução: do ponto de vista do cego, ou do nosso, que é o mesmo:

- o primeiro prisioneiro não pode ter visto os outros dois usandos chapéus marrons, ou saberia que aquele que usa é preto, e teria ganho a liberdade. Só poderia ter visto dois chapéus pretos ou um preto e um marrom;

- O segundo prisioneiro a responder também não pode ter visto o primeiro e o cégo usando chapéus marrons, pois igualmente saberia que o seu é preto; poderia ter visto um dos prisioneiros usando um preto e o outro um marrom, ou os dois usando chapéus pretos;

- Se o segundo prisioneiro tivesse visto o prisioneiro cego com um chapéu marrom e o outro com um chapéu preto, sabendo que o primeiro não viu dois chapéus marrons, saberia que o seu chapéu é preto, e teria ganho a liberdade;

- Se o segundo tivesse visto dois chapéus pretos, seu próprio chapéu poderia ser preto ou marrom, e não teria como saber - o chapéu do cego no entanto seria preto;

- Se o segundo tivesse visto o cego com um chapéu preto e o outro com um chapéu marrom, igualmente o seu próprio chapéu poderia ser preto ou marrom, e não teria como saber - o chapéu do cego, seria preto.

Portanto, o cego está em condições de saber que o seu chapéu é preto.

Postem outras!  :)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Charadas!
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2008, 03:30:14 »
rá, acertei. 
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Narkus

• Nível 10
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2008, 08:14:40 »
muito boa

Offline Gil

• Nível 13
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2008, 11:03:53 »
Resolução:
- Se o segundo prisioneiro tivesse visto o cego com um chapéu preto e o outro com um chapéu marrom, sabendo que o primeiro não viu dois chapéus marrons, saberia que o seu chapéu é preto, e teria ganho a liberdade;

Não está errado? Não seria: - Se o segundo prisioneiro tivesse visto o primeiro prisioneiro com um chapéu preto e o prisioneiro cego com um chapéu marrom, sabendo que o primeiro não viu dois chapéus marrons, saberia que o seu chapéu é preto, e teria ganho a liberdade;
Se eu não sei eu não digo nada.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Março de 2008, 02:30:39 »
É sim, troquei as bolas... ou chapéus... da combinação anterior... vou corrigir

...

Esse problema..... quando li... não achei realmente difícil, mas meio desafiador, tem que pensar e tal.... mas acertei na primeira, e não demorei muito....  então, mais tarde, fui comentar para alguém... e aí me embananei todo, apesar de me lembrar perfeitamente da formulação do problema! Acho que talvez seja uma dessas coisas de lados do cérebro... sei lá... na hora de explicar a solução simplesmente fiquei idiota... para conseguir resolver de novo, tive que pegar um lápis e papel e escrever, aí é quase algo meio mediúnico, vem tudo mais claramente! Achei impressionante esse aspecto, acho que raras vezes passei por algo parecido e provavelmente nunca num grau tão drástico de diferença entre o pensamento dirigido diretamente à fala e o pensamento para o papel...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Março de 2008, 12:16:47 »
Odeio charadas, palavras cruzadas e coisas do gênero... |(
Me sinto mais burro ainda.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!