Autor Tópico: Nazismo e Ocultismo.  (Lida 1998 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Nazismo e Ocultismo.
« Online: 25 de Março de 2008, 09:32:56 »
Vocês assistiram aquele documentário do Discovery sobre a relação do nazismo com o ocultismo?

Eu simplesmente não tinha a menor noção de que o nazismo era visto como uma religião pelos alemães e nem sonhava que os nazistas tinham intenção de criar uma nova religião baseada nos preceitos pagãos de seus ancestrais germânicos, claro que interpretados da forma que lhes era conveniente.

Não sei se o documentário trás fatos históricos verdadeiros, mas é fato que os livros de história, sobretudo acadêmicos, nada falam sobre o nazismo ser um movimento religioso. A palavra "führer" significa mesmo "líder, ungido, venerável"?

Partindo do pressuposto que aquilo seja real, o documentário do discovery é bastante convinvente e apresenta várias provas históricas, como filmes da época, imagens, discursos, documentos etc, como que pode a suposta colaboração da Igreja Católica com o governo nazista?

Se os nazistas triunfassem, seria o fim do catolicismo, possivelmente do cristianismo também, na Alemanha e em todos os países que ela influenciasse.

Alguem tem alguma idéia para explicar este paradoxo?
« Última modificação: 25 de Março de 2008, 09:56:47 por Amenemés »
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Nazismo e Ocultismo.
« Resposta #1 Online: 25 de Março de 2008, 09:39:06 »
Tem tambem este artigo bacana da ESGE sobre as raizes misticas do nazismo

http://www.defesanet.com.br/esge/julho2004.pdf

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #2 Online: 25 de Março de 2008, 09:49:56 »
Führer significa guia ou líder.
O verbo führen significa conduzir, dirigir, guiar. Daí a carteira de motorista lá se chamar Führerschein.

Os outros significados não têm base a não ser como uma interpretação típica da época e do movimento político.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Março de 2008, 14:14:06 »
Eu tinha esse documentário no PC. O mais legal é o fato de Hitle, assim como outros líderes nazistas, terem cometido suicídio na Noite de Walpurgis (Walpurgisnacht), noite em que no paganismo nórdico Odin se enforcou para descobrir os segredos das runas. A data também marca o início do Beltane no hemisfério norte.

Mas o documentário em si é muito exagerado, faz parecer que existe toda uma conspiração pagã dentro do nazismo. Acho que o que ocorreu foi simplesmente um resgate do ideário antigo do povo germânico, mais um fator para acentuar a identidade alemã.

http://en.wikipedia.org/wiki/Nazi_occultism
http://en.wikipedia.org/wiki/Walpurgis_night

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #4 Online: 25 de Março de 2008, 14:21:50 »
Pelo que vi, parecia mais uma obsessão de Himmler do que do próprio Hitler.

Ver também: http://en.wikipedia.org/wiki/Ahnenerbe

P.S. O escritor Charles Stross misturou a Ahnenerbe com H. P. Lovecraft na ótima novela "The Atrocity Archives".
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #5 Online: 25 de Março de 2008, 14:57:28 »
Himmler era também obcecado pela idéia de que o povo alemão era descendente de uma antiga civilização do norte da Índia, e enviou arqueólogos para lá e para o Tibet e Nepal para descobrir este passado.
Hitler achava um desperdício de recursos procurar ancestralidade num povo que vivia em aldeias quando os gregos já estavam fundando a mais brilhante das civilizações.

Dêem uma busca pelo projeto Ahnenerbe.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 25 de Março de 2008, 15:37:01 »
Pois é, mas e a Igreja Católica? Apoiou por que o govenro nazista? A não ser que esta idéia de religião nazista não era assim tão evidente quanto o documentário mostrou.

Tenho curiosidade em saber se o alemão médio chegou ao ponto de negar o cristianismo em detrimento na nova religião nazista.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #7 Online: 25 de Março de 2008, 20:04:48 »
e nem sonhava que os nazistas tinham intenção de criar uma nova religião baseada nos preceitos pagãos de seus ancestrais germânicos, claro que interpretados da forma que lhes era conveniente.

Eles podem ter feito isso mais por nacionalismo, se bem que o anti-semitismo dos nazistas tinha algo de origens cristãs.
« Última modificação: 25 de Março de 2008, 20:10:01 por Waldon »

Offline Eu

• Nível 15
  • *
« Resposta #8 Online: 25 de Março de 2008, 20:06:14 »
Pois é, mas e a Igreja Católica? Apoiou por que o govenro nazista?

Muito por medo do comunismo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 25 de Março de 2008, 23:03:48 »
O Cristianismo e o Nazismo não tinham motivos claros para se opor um ao outro na década de 1940, tinham?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Março de 2008, 09:01:09 »
O Cristianismo e o Nazismo não tinham motivos claros para se opor um ao outro na década de 1940, tinham?

Segundo o documentário tinham. Os nazistas queriam, em tese, instaurar uma nova religião nazista inspirada em conceitos do paganismo, em substituição ao cristianismo.

Pensem: Como é possível uma nação perseguir judeus e ainda assim manter-se cristã? Jesus não era judeu oras? O catolicismo ainda por cima aceita o velho testamento.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 26 de Março de 2008, 09:43:06 »
Não vi esse documentário, mas é muito fácil encontrar linhas de pensamento e de interpretação que tornem possível para um povo cristão perseguir judeus.  De fato, FOI o que aconteceu na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.

Um dos próprios Evangelhos acusa diretamente o povo judaico de estar mentindo até hoje sobre o túmulo de Jesus.  O Nazismo usou muita propaganda de inspiração cristã para justificar a discriminação aos judeus.  Há inclusive quem diga que o anti-semitismo é uma das bases do Cristianismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Março de 2008, 14:14:14 »
Não vi esse documentário, mas é muito fácil encontrar linhas de pensamento e de interpretação que tornem possível para um povo cristão perseguir judeus.  De fato, FOI o que aconteceu na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.

Um dos próprios Evangelhos acusa diretamente o povo judaico de estar mentindo até hoje sobre o túmulo de Jesus.  O Nazismo usou muita propaganda de inspiração cristã para justificar a discriminação aos judeus.  Há inclusive quem diga que o anti-semitismo é uma das bases do Cristianismo.

Pois é, mas e a explicação da Icar apoiar um movimento que tendia estabelecer uma religião nazi-pagã (se é que isso é possível) e não cristã?

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #13 Online: 26 de Março de 2008, 14:26:46 »
Para o nazismo interessado em cooptar os cristãos a teoria era que JC era ariano nascido entre os judeus, culpando o povo judeu pela sua morte.
Para os não tão comprometidos com o cristianismo bastava dizer que o nazismo era a religião que substituiria a do judeu crucificado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!