Comentários apenas aos comentários....
Acho que bem possivelmente as mulheres talvez tenham um pouco mais de mérito proporcionalmente quando em posições de destaque devido à desproporção e toda estrutura social de certa forma favorecer os homens; acho que a probabilidade deles terem sorte e serem favorecidos por panelinhas e coisas do tipo deve ser bem maior.
De qualquer forma, muito embora eu ache o Walter Block meio pirado, ele propôs (ou ao menos expôs, mas parece que muito material de pesquisa era dele, se bem me lembro) que o grosso das diferenças de renda entre mulheres e homens geralmente apontadas como causadas por preconceito e machismo tem muito boas razões para não ser. Como no caso das disparidades raciais, não podemos aceitar o "face value", as aparências superficiais sem uma melhor análise das causas.
Tal como no caso de disparidades raciais, não tem a ver com inferioridade vs superioridade dos grupos como uns imaginam, e nem tão significativamente com preconceito como a maior parte das pessoas provavelmente imaginam.
Segundo Block, um fator muitas vezes negligenciado é o casamento; ele afirma que apenas depois de "tocados pela instituição do matrimônio" é que essas disparidades surgem. As mulheres acabam tendo comprometidos os avanços profissionais ou mesmo a carreira, enquanto o homem pode até ter uma acelerada, isso tudo devido aos papéis tradicionais de humem e mulher, sendo as últimas as principais responsáveis pelas tarefas do lar. Talvez entre algo também de vaidade masculina até nos homens pressionarem mais para as mulheres largarem os empregos do que o contrário.
Mesmo depois de um divórcio a disparidade tende a prosseguir por que o estrago em parte já foi feito, perderam-se alguns anos em trabalhos domésticos que poderiam ter sido investidos em carreira de um lado, e do outro lado o, inverso.
E ainda falando em casamento, acho que o John McWorther também levantou que no caso da disparidade racional dos negros tem um efeito mais ou menos inverso, não se tratando de homens e mulheres negras, mas como um todo; famílias casadas tendem a ter consideravelmente mais dinheiro do que famílias separadas e os filhos de pais separados. Provavelmente é também verdade para brancos, mas ele sugere que alguns tipos de bolsa-família americanos meio que acabaram favorecendo a separação de famílias, e assim sendo um tiro pela culatra como política para melhoras sócio-econômicas.